Actualizado a 12 Outubro 2025
Voltar atrás
Ana Cristina Jorge Jama

Resumo

Ana Cristina Jorge Jama Pós-Graduada em Gestão de Projetos, Licenciada em Engenharia Informática e com Mestrado em Informática. Actualmente em preparação para a Certificação PMP. Com 8 anos na Coordenação de Projectos de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Informáticos e 16 anos de experiência em Administração de Sistemas ERP e de Bases de Dados (ACCPAC, SAGE 300, MS SQL Server, Oracle), Possuo competências sólidas na elaboração de Business Case, Planos de Gestão de Projectos (Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos, Aquisições, Partes Interessadas, Integração, Mudanças), Metodologias Ágeis e Tradicionais e Ciclos de vida de Projectos ( Iniciação, Planeamento, Execução, Monitoria & Contro e Encerramento) alinhadas aos objetivos estratégicos da Organização, produção de relatórios de progresso periodicamente, assegurando transparência e comunicação eficaz com as Direções, Departamentos e Conselho da Administração, Coordenação de logística, transportes e aquisição de matérias. Fluente em Português e Inglês, com domínio de ferramentas como MS Project, ProjectLibre, Excel e PowerPoint. Destaco-me pela liderança de equipas multidisciplinares, elevado sendo de responsabilidade, proactividade, organização e forte orientação para resultados.

Perfil Público link: Ana Cristina Jorge Jama

Dados Profissionais

Indústria

Telecomunicações e Tecnologias de Informação
Experiência: 16 anos

Educação

Universitário, Mestrado

Educação

Instituto Superior de Administração e Gestão de Empresassas

Especialização, Gestão de Projectos
2022-08-01 - 2022-12-01 - Concluida
Moçambique, Maputo

Curso de Pós Graduação em Gestão de Projectos

UEM

Mestrado, Sistemas de Informacao
2008-08-01 - 2010-08-01 - Concluida
Moçambique, Maputo

ISCTEM - Instituto Superior de Ciencias e Tecnologia de Mocambique

Licenciatura, Engenharia Informatica
1998-02-01 - 2006-12-01 - Concluida
Moçambique, Maputo

Experiência

COORDENADORA DE PROJECTOS E ADMINISTRADORA DE SISTEMAS ERP

Tmcel Moçambique Telecom, SA

Telecomunicações e Tecnologias de Informação
2008-05-01 - Presente
Moçambique, Maputo

Administração de Sistemas Informáticos ERP ACCPAC/SAGE/ORACLE e Coordenação de alguns Projectos de Sistemas Informáticos. • Projecto de Implementação do Sistema ORACLE EBS R12 • Projecto de Upgrade do Sistema ERP ACCPAC para SAGE; • Projecto de Upgrade do Servidor do Sistema ERP SAGE 300; • Projecto de implementação do Sistema ERP ACCPAC na Carteira Móvel; Projecto de Upgrade da Plataforma de Base de Dados Microsoft SQL Server 2008; •Realizar a recolha dos requisitos do negócio assim como do Sistema, de modo a poder planear, desenvolver, implementar ou melhorar os processos no Sistema; •Coordenar as actividades de instalação, parametrização e actualização nas wokstations dos vários módulos que compõem os sistemas ERP ACCPAC/SAGE /ORACLE; •Instalar, configurar e manter os sistemas ERP ACCPAC/ SAGE/ ORACLE; • Configurar as permissões e os acessos dos utilizadores dos sistemas; • Comunicar as necessidades dos utilizadores do sistema ao Fornecedor; • Desenvolver scripts em SQL no MSSQL Server e Oracle Database; • Desenvolver os relatórios dos sistemas em SQL e ORACLE; COORDENADORA DE PROJECTO E CONSULTORA INFORMÁTICA, 04/2006 - 05/2008 MD Consultores, LDA, Maputo Alocada a tempo inteiro na extinta Empresa de Telefonia Móvel, Mcel-Moçambique Celular S.A como Coordenadora do Projecto de Implementação do sistema Informático ERP ACCPAC e como Consultora Informática: • Desenvolver alertas do sistema em SQL e Oracle Database; • Suporte aos utilizadores dos Sistemas; • Formação aos utilizadores dos Sistemas; Projetar e dar seguimento a implementação de integrações entre o Sistema ERP SAGE/ACCPAC/ORACLE com os sistemas dos Recursos Humanos e de Facturação junto aos developers; •Facilitar a comunicação entre os Stakeholders das Aplicações ERP ACCPAC / SAGE/ORACLE; •Testar as funcionalidades dos sistemas; • Efectuar as entregas após a validação dos utilizadores finais; • Definir as actividades dos Projectos e a WBS; • Sequenciar as actividades dos

COORDENADORA DE PROJECTOS E CONSULTORA IT

MD Consultores, Lda

Telecomunicações e Tecnologias de Informação
2006-04-01 - 2008-05-01
Moçambique, Maputo

Alocada a tempo inteiro na extinta Empresa de Telefonia Móvel, Mcel-Moçambique Celular S.A como Coordenadora do Projecto de Implementação do sistema Informático ERP ACCPAC e como Consultora Informática: • Desenvolver alertas do sistema em SQL e Oracle Database; • Suporte aos utilizadores dos Sistemas; • Formação aos utilizadores dos Sistemas; Projetar e dar seguimento a implementação de integrações entre o Sistema ERP SAGE/ACCPAC/ORACLE com os sistemas dos Recursos Humanos e de Facturação junto aos developers; •Facilitar a comunicação entre os Stakeholders das Aplicações ERP ACCPAC / SAGE/ORACLE; • • Testar as funcionalidades dos sistemas; • Efectuar as entregas após a validação dos utilizadores finais; • Definir as actividades dos Projectos e a WBS; • Sequenciar as actividades dos Projectos; • Definir e gerir o Cronograma das actividades dos Projectos; • Definir a dependências das actividades dos Projectos; • Estimar o tempo para a realização de actividades dos Projectos; • Estimar os custos dos Projectos; • Determinar e gerir o orçamento dos Projectos; • Definir as linhas de base; Alocar os recursos as actividades dos Projectos de acordo com a estimativa de custos e o orçamento aprovado; •Controlar o escopo do Projecto, as actividades, o tempo e os recursos dos Projectos; •Coordenar e participar em Reuniões com os Stakeholders dos Projectos; • Realizar as actividades do Projectos; • Desenvolver os Relatórios de Desempenho das actividades dos Projectos; Promover melhorias de performance dos sistemas e prevenir falhas ou problemas do sistema; • Comunicar ao Gestor do Projecto e aos Stakeholders sobre o desempenho das actividades dos Projectos; • • Brainstorming com a equipe do Projecto; • Gerir os Riscos do Sistema e do Projecto; • Gerir alterações do Projecto; Comunicar as mudanças do escopo, custo e prazos ao Gestor de Projecto e aos Stakeholders; •Assegurar que o Projecto se mantenha dentro do escopo, custo e prazos planeados; •Projecto de Implementação do

COORDENADORA DO PROJECTO DO SISTEMA ORACLE FINANCIAL

TDM-Telecomunicacoes de Mocambique

Telecomunicações e Tecnologias de Informação
2001-02-01 - 2006-04-01
Moçambique, Maputo

Configuração e Parametrização dos Módulos do Sistema; • Configuração e permissões aos utilizadores do sistema; • Suporte aos Utilizadores; • Desenvolvimento de scripts na Base de Dados Oracle Financials; • Desenvolvimento de Relatórios do sistema; • Customização de Relatórios do sistema; • Desenvolvimento de Reports em Oracle Developer Reports; • Desenvolvimento, configuração e Gestão de Alertas.