saúde com foco HIV/SIDA, protocolo do MISAU em matéria de cuidados e tratamento em pessoas vivendo com HIV/SIDA/TB, Malária, ATSC-Caso Índex, abordagem de ATS “testou iniciou”, Aplicativo DHIS2/Tracker (mapeamento comunitário de pacientes HIV/TB), Apoio Psicossocial e Prevenção Positiva (APSS./PP), trabalho no contexto comunitário. • Em gestão e monitória de pessoal comunitario – activistas da área de saúde, aconselhamento, Apoio Psicológico, Assistência Social, sessões de educação para saúde a população. • Em recolha e registo de dados, monitória e elaboração de relatórios. • Conhecimento avançado em informática na óptica de utilizador em programa Windows, Microsoft Office: Excel, PowerPoint, Access, Word, Outlook, Internet e base de dados - DHIS-2 e Uso de SPSS;
Responsabilidades: Assistência de Ativistas: coordenar e fazer a busca ativa em casos de perda de seguimento na comunidade, assistência de atividades de visitas domiciliares, assistir o resgate da adesão em casos de suspeita de abandono eminente de pacientes em TARV, fazer o rastreio de caso indeci na comunidade e encaminhar os pacientes para a unidade sanitária, coordenar reuniões do conselho comunidade-hospital. Supervisão de conselheiros: coordenar atividades de aconselhamento pré, pôs teste e reforço da adesão ao TARV. Engajamento masculino: garantir a continuidade dos cuidados e tratamento para HIV na comunidade através da implementação das actividades de Apoio psicossocial comunitário e Engajamento Masculino (EM) em coordenação com a US e a comunidade, de modo a identificar oportunidades para promoção de demanda e criação de fluxos de referência e contrarreferência da US para comunidade e vice-versa. Aumentar o conhecimento sobre a importância do uso dos serviços de saúde pelos homens, casais e comunidade através de implementação de estratégias de comunicação para mudança de comportamento, incluindo alocação de material de IEC nas US e comunidades.
Gestão de casos: Aconselhamento de pacientes infectados pelo HIV em TARV, resgate de pacientes com problemas de falta de adesão, gestão de FILA, apoio a grupos de pares, supervisão e apoio técnico as educadoras de pares. Supervisão de Ativistas: coordenar e fazer a busca ativa em casos de perda de seguimento na comunidade, supervisionar atividades de visitas domiciliares, coordenar resgatar da adesão em casos de suspeita de abandono eminente de pacientes em TARV nos Centros de Saúde da Cidade de Lichinga, coordenar reuniões do conselho comunidade-hospital. Gestão de dados: fazer a recolha de dados clínicos dos APSS e preparar e submeter o relatório quinzenal e mensal.
Assistência Clinica: Aconselhamento em testagem voluntaria em adolescentes e jovens, prestação de assistência social a crianças vulneráveis em seguimento nas consultas de pediatria do hospital. Aconselhamento Clinico: em saúde sexual reprodutiva e prevenção de ITS em adolescentes e jovens no SAAJ. Assistência Social: Aconselhamento individual em grupos de pares de pacientes dependentes de álcool e ou drogas, apoio psicossocial a crianças vitimas de abuso e seus cuidadores. Busca ativa comunitária e visita domiciliar a pacientes com perda de seguimento clinico.
Orientação Vocacional: Aconselhamento e redirecionamento para mudança de curso de estudantes reprovados ou com eminencia de reprovação nos cursos de graduação na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Rovuma. Assistência Social: Aconselhamento psico-social de alunos com perturbações resultantes do uso de drogas na faculdade, aconselhamento em testagem volutuária e prevenção de ITS e gravidez precoce, realização de palestras sobre prevenção de abandono escolar por gravidez precoce, casamento prematuro ou trabalho infantil, violência baseada no gênero e direitos humanos.
Palestras na comunidade e Busca ativa: Levantamento de dados de pacientes faltosos e abandonos nas US, fazer a respetiva busca ativa na comunidade, realizar visitas consentidas de apoio a adesão ao TARV, abertura de processos clínicos organização e arquivacão. Provisão de serviços sociais e interação com as comunidades: Realização de palestras sobre prevenção e tratamento do HIV e Tuberculose nos bairros e aglomerados na cidade de Lichinga, sensibilização de jovens em prevenção de HIV nas escolas secundarias em Lichinga. Palestras sobre importância de tratamento da tuberculose, violência baseada no gênero e direitos humanos.