
Experiência em Gestão de empresas, Finanças, Contabilidade e Auditoria. Contabilista certificado pela Ordem dos Contabilistas e Auditores de Mocambique (OCAM). Auditor supervisor, indução e orientação dos colaboradores de auditoria, coordenador de formações internas de auditoria. Empresas auditadas: Privadas de vendas de mercadorias e prestação de serviços, públicas e Organizações não Governamentais (ONG's).
Simulação empresarial, Relatório de estágio e Projecto final do curso.
• Elaboração dos orçamentos e análise de projecções financeiras; • Preparação dos relatórios financeiros mensais e anuais (Reporting pack); • Preparação e elaboração das Demonstrações Financeiras em conformidade com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS/NIRF) e Práticas de Contabilidade Geralmente Aceites (GAAP); • Cálculo e elaboração dos relatórios fiscais de final do exercício económico e fiscal; • Suporte à auditoria externa financeira e revisão do relatório final; • Rastreio e análise dos proveitos (vendas face aos custos); • Elaboração e análise de fluxo de caixa, projecções de vendas, contas a receber e contas a pagar; • Análise de projectos contratuais na óptica financeira; • Análise dos inventários e ciclo de conversão em fluxo de caixa; • Examinar e supervisionar os registos contabilísticos; • Supervisão dos inventários e auxílio na reconciliação das mercadorias; • Revisão e supervisão dos controlos internos; • Elaboração e análise do relatório KPI funcional.
• Planeamento orçamental e financeiro; • Análise financeira; • Controle de gastos; • Gestão de impostos; • Coordenação de custos administrativos e operacionais; • Monitoramento da facturação; • Monitoramento do stock; • Elaboração dos relatórios mensais e demonstrações financeiras.
• Planeamento estratégico da auditoria; • Avaliação dos riscos associados; • Monitorização dos trabalhos realizados por assistentes de auditoria e seniores. Desenvolvimento dos membros da equipa através de avaliações; • Revisão de Relatórios e Contas; • Revisão de Relatórios de Auditoria e Carta de Recomendações; • Acompanhamento das acções correctivas e de melhoria implementadas de acordo com o resultado das auditorias; • Elaboração de planos de formações; • Formações ao nível de auditoria e contabilidade.
• Planeamento da auditoria e avaliação de riscos; • Desenvolvimento da abordagem da auditoria e detalhe dos procedimentos a adoptar; • Supervisão e assistência aos auditores juniores; • Avaliação das evidências obtidas da auditoria e das conclusões formuladas; • Preparação de Relatórios e Contas; • Preparação de Relatório de Auditoria e Carta de Recomendações; • Revisão de qualidade.
• Análise e registo das operações contabilísticas no sistema; • Reconciliação dos saldos das contas de terceiros; • Preenchimento das declarações fiscais; • Elaboração das Demonstrações Financeiras.
• Análise e registo das operações contabilísticas no sistema; • Reconciliação dos saldos das contas de terceiros; • Controle de inventários; • Preenchimento das declarações fiscais; • Elaboração das Demonstrações Financeiras; • Auxílio no trabalho da auditoria interna e externa.