Resumo
Sou profissional com formação em Sociologia e Mestrado em Desenvolvimento Rural, com experiência consolidada em gestão de projetos sociais, engajamento comunitário e desenvolvimento de capacidades locais. Tenho experiência em várias províncias de Moçambique e forte capacidade de integração em equipas multidisciplinares e parcerias com instituições governamentais, ONGs e comunidade.
Perfil Público link: Renio Pedro Navilihana Mole
Dados Profissionais
Indústria
Experiência: 5 anos
Indústria
Experiência: 1 ano
Educação
Educação
OCHA, GENCAP e OUNU-WEMEN
Universidade Eduardo Mondlane
Formação focada na análise e promoção do desenvolvimento rural sustentável, com ênfase em políticas públicas, meios de vida rurais, gestão de recursos naturais, participação comunitária e redução da pobreza em contextos rurais. Bolseiro de mérito académico. Título da dissertação: Educação Ambiental e Acções Antecipatórias na Redução de Riscos de Desastres no Distrito de Mocuba.
Universidade Rovuma de Nampula
Curso para aperfeiçoamento de metodologias de Ensino.
Universidade Pedagógica de Mocambique
Para começar importa referir que e um curso muito interessante sem querer menosprezar outras áreas de saber. O curso douto- me de capacidades de analise de fenómenos de qualquer área do saber, compreende através da licenciatura que posso refletir sobre as organizações, meio ambiente, sociedade, economia, politica e cultura em qualquer lugar do mundo. Todas as cadeiras que estudei tenho as por importante porque ela ajudam a execução de analises de fenómenos sociais. e entre outros. Na cadeira de sociologia das Organizações nota-se que o clima e cultura organizacional é importante para a subsistência das mesmas; esta reflexão não deixa de lado a questão de competências de formação e experiencias adquiridas assim, como a satisfação do pessoal da organização. Nesta cadeira nasce o desejo de contribuir na área de desenvolvimento do pessoal como Recursos Humanos necessários e importante para o desenvolvimento de outras pessoas. Durante o meu curso tive um estagio curricular e dois voluntários com maior foco na analise de clima e cultura organizacional que Culminou com o meu primeiro emprego na Novos Horizontes. Defende o meu grau de licenciatura com sucesso na área de Sociologia das Organizações, falando de Absentismo e conflito social tema que surge no âmbito do estagio na Novos Horizontes na área de recursos humanos. Este e o resumo do curso que fiz o resto posso falar numa possível entrevista.
Experiência
Analista de Responsabilidade Social
Highland African Mine Company (HAMC)
Analisar o impacto social das actividades e projectos da organização nas comunidades locais. Desenvolver e implementar planos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) alinhados às prioridades comunitárias e às políticas institucionais. Realizar diagnósticos comunitários e estudos de base para identificação de necessidades sociais. Monitorar e avaliar programas sociais, garantindo o cumprimento de indicadores e metas definidas. Elaborar relatórios técnicos e narrativos sobre resultados, impactos e lições aprendidas. Facilitar o engajamento e diálogo com comunidades, líderes locais, autoridades e parceiros. Apoiar a integração de princípios de sustentabilidade social e ambiental nas operações da organização. Assegurar a conformidade das actividades com normas sociais, éticas e de salvaguardas. Apoiar iniciativas de inclusão social, igualdade de género e proteção de grupos vulneráveis. Coordenar acções de capacitação comunitária e fortalecimento de capacidades locais. Contribuir para a resolução de conflitos comunitários relacionados às actividades da organização. Participar na planificação estratégica e desenho de projectos sociais. Recolher, analisar e sistematizar dados sociais para apoiar a tomada de decisão. Trabalhar em estreita colaboração com equipas técnicas internas e parceiros externos.
Oficial de Gênero e Proteção
United Nations Volonteers (UNV)
Oficial de projecto ADA
World Vision Mozambique - Nampula
Baseado em Nampula, contribuindo na planificação de actividades mensais para 9 distritos nomeadamente: Cidade de Nampula, Angoche, Nacala Porto, Monapo, Meconta, Erato, Ribàué, Moma e Malema. Treinar membros do governo e membros da comunidade em matéria de resposta a emergências e inclusão de género. Supervisão directa de cerca de 9 pontos focais distritais de Saúde garantindo a implementação de actividades transferência monetária, distribuição de material de protecção para cólera, doenças negligenciadas, assim como, actividades de Mudança Social de Comportamento e a protecção e bem estar das Crianças Vulneráveis. Identificar, cadastrar e treinar beneficiários em matéria de práticas sustentáveis como realização de pequenos negócios e poupanças rotativas.
Oficial de Projecto de Reducao de Riscos de Desastres.
World Vision Moçambique
Baseado em Cuamba, responsável por planificar actividades mensais e semanais para 9 distritos nomeadamente: Cuamba, Lago, Lichinga, Mandimba, Marrupa, Majune, Metarica, Ngauma e Mecanhelas. Supervisionando directamente cerca de 5 colegas. Garantindo actividades de treinamentos de comités locais de gestão de riscos de desastres, distribuição de kits de prontidão e monitorização das actividades de resposta à emergências. Era responsável por manter relacionamentos duradouros com os membros do governo (SDSMAS, SDPI e a liderança local). Garantir o envolvimento mulheres e jovens no processo de selecção de beneficiários de protecção social. Apoiar a equipa de MEAL na monitoria de actividades, recolha de dados, estabelecimento de mecanismos de retorno da comunidade (caixas de reclamações). Implementação de abordagem de genro garantindo que 50% da população fosse composta por mulheres, PCD, jovens e outros grupos socialmente marginalizados.
Oficial de Pesquisa sobre acções antecipatorias.
UEM - Financiado pela USAID
1. Recrutar e formar a equipe de coleta de dados quantitativo e qualitativo; 2. Recolher dados através de tables com o aplicativo koobcollect; 3. Assistir os colegas no processo de coleta de dados; 4. Realizar entrevistas com informantes chaves; 5. Produzir relatórios de trabalho; 6. Produzir relatório de pesquisas. 7. Em colaboração com o Coordenador de MEAL gerir e distribuir a equipe de coleta de inquiridores quando necessário; 8. Representar o projecto diante de membros do governo da provincia e distrito; 9. Liderar o desenvolvimento e implementação do plano de Monitoria e Avaliação, com participação dos colaboradores da Cruz Vermelha de Moçambique; 10. Assegurar o desenvolvimento de ferramentas de colecta de dados e capacitação do pessoal e parceiros de implementação no seu uso; 11. Assegurar a entrada rotineira de dados nas bases de dados do projecto (base de dados de Excel e web); 12. Conduzir avaliação rotineira da qualidade de dados do projecto (4A); 13. Consolidar regularmente os dados da matriz de monitoria de forma fiável e informar o projecto sobre o progresso em relação aos indicadores; 14. Apoiar os Gestores dos Projectos na elaboração dos relatórios de progresso os Parceiros e Doadores; 16. Apoiar no desenho dos Termos de Referência para as avaliações dos projectos; 17. Desenvolver e assegurar a implementação da agenda de aprendizagem aos consórcios da USAID. 18. Baseado em Mocuba, era responsável pela implementação das actividades de registo e cadastro de beneficiários, monitoria pós-distribuição de transferência monetária e bens domésticos e apoiar a equipa de MEAL no registo de histórias de sucesso, recolha de dados, gestão e análise de dados. 19. Responsável em manter relacionamentos com o SDPI, SDAE outras sinergias necessárias.
Pesquisador do projecto de Contrabalanco para Planificação e Gestão das Áreas de Conservação.
Biofund Mocambique
1. Participar do treinamento sobre as ferramentas de recolha de dados; 2. Administrar o termo de consentimento de participação na pesquisa; 3. Fazer a recolha de dados nos agregados familiares com recurso ao Koobcollect; 4. Avaliar a informação recolhida e submeter ao servidor.
Oficial de Meios de Vida
BIOFUND - Fundação para a Conservação da Biodiversidade
Baseado em Matutuine, Maputo Província, era responsável por planificar actividades que visavam aliviar a pressão dos recursos naturais na Reserva Florestal de Licuati, treinamento de comités de gestão de recursos naturais, treinamento sobre meios de Subsistência, agricultura de conservação e nutrição. Manter relacionamentos duradoura com membros do governo local e líderes comunitários. Liderava uma equipa composta por 3 colegas.
Oficial de Engajamento comunitario
Novos Horizontes Nampula-Rapale
Baseado em Rapale, garantir que os planos de negócio entre a empresa os beneficiários da comunidade alcancem o sucesso projectado. Identificar, selecionar e treinar pequenos produtores de frangos em gestão de negócios e de empresas. Colectar dados dos indicadores do projecto que espelham o crescimento ou não dos beneficiários do programa de desenvolvimento e sustentabilidade das comunidades. Garantir o envolvimento de mulheres, jovens no processo de selecção para ser beneficiário do programa. Reportar a empresa de situações que podiam prejudicar o programa e propor soluções para minimizar os efeitos das situações de risco para o programa.