
Sou Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo/Brasil; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista/Brasil; Licenciado e Bacharel em Ensino do Português pela Universidade Pedagógica. Conheço o Plano Curricular do Ensino Primário moçambicano e, também, conheço as necessidades de formação e de trabalho dos professores do ensino primário e, sobretudo, do ensino-aprendizagem da escrita. Tenho experiência de trabalho como formador de professores do ensino primário em matérias de leitura e escrita; como professor do ensino primário, ensino secundário e ensino superior. Em geral, toda a minha formação académica tem a ver com questões de educação; particularmente com o ensino-aprendizagem da leitura e escrita em Moçambique. Em 2017, em reconhecimento do contributo dos meus estudos e pesquisas em torno do ensino-aprendizagem da leitura e escrita no Ensino Primário em Moçambique, fui convidado MEDH a fazer parte de Oradores da II Conferência Nacional sobre Educação Bilíngue, organizada em parceria com a USAID – Programa «Vamos Ler», tendo proferido uma palestra sobre a concepção de material didáctico de apoio aos professores no ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Em 2015, fui consultor na elaboração do Relatório Final do Programa Educating Our Children Together da World Vision International, implementado pela FDC em Nampula, um programa que visava contribuir para a melhoria da qualidade da leitura e escrita no Ensino Primário. Desde Fevereiro de 2018, encontro-me a conduzir um programa de formação de professores patrocinado pela Vale em parceria com a Tecnicol sobre leitura/escrita no ensino primário em Nampula e Tete. Em 2018, em reconhecimento do meu envolvimento em actividades de melhoria da qualidade de leitura e escrita no Ensino Primário em Moçambique, fui premiado pelo (Institute of Internation Education, com sede em Nova York.