
Consultora e académica (PhD) com mais de 20 anos de experiência em educação médica, inovação pedagógica e recentemente integração de inteligência artificial na saúde, ajudando universidades, ministérios e organizações internacionais a melhorar currícula, garantir acreditação e elevar padrões de avaliação clínica em contextos de baixo recurso. Especialista em Currículo Baseado em Competências (CBME), OSCE e processos de acreditação, com histórico comprovado de formação docente, mentoria de investigadores e implementação de soluções digitais escaláveis. Projectos incluem revisão curricular para cursos de Medicina, desenvolvimento de estações OSCE com métricas de fiabilidade, e integração de ferramentas inovadoras no ensino e aprendizagem. Casos práticos: melhoria de consistência em avaliações, aumento de satisfação dos estudantes, acreditações aprovadas no primeiro ciclo. Bilingue PT–EN, também oferece tradução e edição académica em saúde e educação. Ideal para: universidades, ordens profissionais, ONGs e agências internacionais que procuram alinhar educação médica com padrões globais, mantendo viabilidade local. Disponível para projectos locais e globais, presenciais ou remotos. Expectativa Salarial: 150.000 MT (negociável conforme escopo e duração do projecto)
PhD in Health Sciences and Educational Sciences. Project title: Addressing Intimate Partner Violence. Implications for Medical Curricula in Mozambique. International Centre for Reproductive Health, Faculty of Medicine and Health Sciences, Ghent University, De Pintelaan 185 6K4, 9000 Gent, Belgium.
International Master’s in Health Professions Education. Project title: Training Health Professionals on HIV/AIDS in Basic and Higher Health Higher Education Institutions in Mozambique: National Policies versus HIV/AIDS Curriculum. Faculty of Health, Medicine & Life Sciences, School of Health Professionals Education, Maastricht University, Universiteitssingel 40, 6229 Maastricht, Netherlands, Maastricht, the Netherlands.
Prestação de consultoria estratégica a universidades, ordens profissionais e ONGs na revisão e acreditação de currículos médicos. Desenvolvimento e implementação de Currículos Baseados em Competências (CBME), métodos de avaliação clínica (OSCE, mini-CEX, rubricas) e formação de docentes. Integração de tecnologias digitais e inteligência artificial no ensino médico, incluindo simulação, feedback automatizado e analítica de aprendizagem. Apoio a projetos de garantia de qualidade e preparação para processos de acreditação nacional e internacional. Tradução e edição académica PT–EN em saúde e educação, garantindo rigor terminológico. Participação como oradora e facilitadora em eventos, workshops e conferências internacionais. Resultados-chave: Aprovação de processos de acreditação no primeiro ciclo. Melhoria de consistência em avaliações (+22%) e satisfação dos estudantes (+31%). Implementação de soluções de IA de baixo custo adaptadas a contextos de baixo recurso. Competências: Educação Médica, CBME, OSCE, Currículo Médico, Acreditação, Qualidade, Formação Docente, IA na Educação em Saúde, Simulação Médica, Garantia de Qualidade, PBL, Tradução PT–EN, Edição Académica, Contextos de Baixo Recurso.
Docente, consultora e investigadora. Sólida experiência em coleta de dados, análise, gerenciamento de estudos de caso, recrutamento/retenção de medições e protocolos de pesquisa. Conhecimento em Saúde Pública, principalmente nas funções de pesquisador e docente. Experiência em coordenação de projetos e condução de pesquisas. Atuou em Saúde Pública, Violência entre Parceiros Íntimos, Gênero, Doenças Não Transmissíveis e Educação de Profissionais de Saúde. Hábil em ministrar aulas de treinamento e materiais informativos para membros da comunidade, profissionais de saúde, estudantes de medicina e profissionais de saúde, a fim de promover melhorias na saúde e reduzir problemas com doenças crônicas. Proficiente em programas relacionados e capaz de ajudar as pessoas a localizar, inscrever-se e aproveitar os recursos. É doutorada em Ciências da Saúde e em Ciências da Educação pela Universidade de Ghent, na Bélgica. O objectivo da sua investigação de doutoramento foi identificar formas de melhorar os currículos sobre o conteúdo curricular da VPI para melhorar a prevenção e os cuidados médicos em Moçambique. Ela possui um mestrado em Educação de Profissões de Saúde pela Universidade de Maastricht, na Holanda, que investigou as estratégias de abordagem de formação de recursos humanos para Pessoas Vivendo com HIV. Ela adota uma abordagem multidisciplinar de ensino e aprendizagem e pesquisa de métodos mistos que abrange as áreas de Educação Médica, Saúde Familiar e Comunitária, Cuidados de Saúde Primários e Sistemas de Saúde, Saúde Pública, Questões de Gênero, Métodos de pesquisa, resumos de evidências e cuidados de saúde informados por evidências. Com mais de 19 anos de experiência em importantes instituições académicas moçambicanas, pesquisando e ensinando estudantes e orientando investigadores juniores de diversas origens sociais e culturais.