Actualizado a 10 Julho 2025
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Aldige Afonso Alige

Resumo

Profissional dinâmico e comprometido com mais de 5 anos de experiência prática na área de Tecnologias de Informação, com forte atuação em ambientes humanitários e contextos desafiadores. Experiência sólida em instalação, administração e monitoramento de redes, servidores, sistemas operativos (Windows/Linux), segurança cibernética e suporte técnico presencial e remoto. Responsável por Data Centers, infraestrutura de rede, políticas de backup e continuidade de serviços críticos. Comprovada capacidade de trabalhar sob pressão, liderar processos de IT em nível provincial e garantir a funcionalidade de sistemas em unidades sanitárias e escritórios provinciais. Fluente em português e noções básicas da língua inglesa, possuo competências técnicas e interpessoais

Perfil Público link: Aldige Afonso Alige

Dados Profissionais

Indústria

Computadores, Tecnologias da Informação e Comunicações
Experiência: 7 anos

Educação

Universitário, Licenciatura

Educação

Universidade Lurio-Pemba

Licenciatura, Engenharia Informatica
2019-02-01 - 2023-12-01 - Concluida
Moçambique, Cabo Delgado

Experiência

Assistente do Coordenador Logístico e Focal Point de ICT

Médicos Sem Fronteiras (MSF - OCBA), Pemba

Computadores, Tecnologias da Informação e Comunicações
2023-12-01 - Presente
Moçambique, Cabo Delgado

• Gestão de infraestrutura informática, servidores e redes locais. • Suporte técnico presencial e remoto a mais de 50 utilizadores. • Administração de redes e sistemas, backups, Help Desk e suporte em ferramentas colaborativas. • Gestão de equipamentos de TIC, licenças e manutenção de segurança cibernética. • Coordenação de intervenções técnicas em unidades remotas.

Tecnico de ICT

Norwegian Refugee Council (NRC), Mueda

ONGs e Organizações sem fins lucrativos
2022-06-01 - 2023-11-01
Moçambique, Cabo Delgado

• Instalação e manutenção de redes LAN/WLAN. • Administração de equipamentos de rede e serviços em cloud. • Apoio técnico a sistemas de e-learning, Help Desk e gestão de acessos. • Participação em processos de melhoria contínua e mudanças em infraestrutura de TI. • Suporte diário aos utilizadores, manutenção de hardware e software. • Gestão de backups locais e implementação de políticas de segurança básica. • Levantamento de necessidades e recomendações técnicas à Direcção.

Estágio Profissional em TI

TMCEL – PEMBA

Computadores, Tecnologias da Informação e Comunicações
2020-02-01 - 2020-11-01
Moçambique, Cabo Delgado

• Prestou apoio informático de primeira linha aos utilizadores, ajudando-os com problemas de acesso à rede, cópias de segurança do sistema e resolução de problemas. • Geriu a configuração e a reparação de componentes de hardware, assegurando que todos os sistemas estavam operacionais e seguros. • Ajudou a gerir os custos de comunicação e a manter o inventário relacionado com as TIC, ajudando a otimizar a atribuição de recursos TIC. • Resolveu problemas técnicos de hardware, software e redes. • Instalou e configurou software e hardware. • Configuração e instalação de equipamento de telecomunicações. • Adquiriu conhecimentos em tecnologias VSAT e Wireless, incluindo a sua arquitetura e funcionamento.

Estágio Profissional em Tecnologias de Informação

TecnoSoft

Computadores, Tecnologias da Informação e Comunicações
2017-01-01 - 2018-11-01
Moçambique, Nampula

• Prestação de suporte técnico de primeira linha (HelpDesk) a utilizadores internos e externo. • Instalação, configuração e manutenção de redes de computadores (LAN/WAN). • Implementação e monitoramento de sistemas de videovigilância (CCTV). • Diagnóstico e reparação de hardware e software em ambiente empresarial. • Apoio em consultoria de soluções tecnológicas e estratégias de TI. • Colaboração em actividades de segurança da informação. • Apoio à virtualização de servidores e serviços em cloud computing. • Participação na gestão e execução de pequenos projectos de TIC.