Vaga

Técnico de WASH

Johanniter International Assistance

A Johanniter International Assistance está a recrutar um Técnico de WASH, para Pemba, em Moçambique.
Descrição
  • Objectivo geral do trabalho:Trabalhando directamente sob a supervisão directa do Oficial de WASH, o Técnico de WASH é responsável pela implementação diária das actividades de WASH atribuídas em Cabo Delgado como parte da resposta de emergência de Johanniter, recuperação precoce e programação do edifício de resiliência. O encarregado é responsável pelo relatório mensal, semanal e diário e pela implementação das activida-des atribuídas de acordo com os planos de trabalho anuais dentro do sector de WASH, de acordo com as normas técnicas, melhores práticas e lições aprendidas de uma forma transparente e responsável e de forma atempada. As actividades atribuídas ao titular do cargo vão desde a realização ou contribuição para avaliações técnicas a nível comunitário (infra-estruturas hídricas incluindo escolas públicas e instalações de saúde) e recolha de dados a nível doméstico, passando pela sensibilização da comunidade e promoção da higiene, incluindo a realização de sensibilização para doenças emergentes (por exemplo, COVID-19); Assegurar que todos os planos são implementados de acordo com as normas exigidas. (por exemplo, construção de latrinas, condutas de água, perfuração de poços) para a realização de visitas de monitor-ização das instalações de WASH apoiadas. A mobilização e sensibilização das comunidades para partici-par nas actividades de WASH nas suas comunidades é uma parte integrante deste posto
  • Linhas de comunicação:
  • Apresentar relatório a: Oficial de WASH (supervisor de primeiro nível)
  • COORDENADOR DE WASH (supervisores de nível seguinte)
  • Dá conselhos técnicos a: Oficial do WASH, mobilizadores comunitários/promotores de hi-giene no terreno, participantes do projecto, organizações parceiras
  • Recebe aconselhamento técnico de: Oficial de WASH, Consultores Técnicos; Especialistas Técnicos; Gestores de Campo; Gestores de Programa Sénior; Coordenador e Oficial de Planeamento, Monitorização, Avaliação, Responsabilização e Aprendizagem (PMEAL)
  • A substituir: Oficial do WASH
  • Representado por: Coordenador do WASH, Oficial do WASH
Funções
Implementação e Qualidade do Programa (50%)
  • Ajudar no planeamento da execução das actividades atribuídas de acordo com os planos de tra-balho gerais dos projectos, em estreita coordenação com outro pessoal técnico e operacional
  • Utilizar eficazmente o orçamento atribuído para as actividades atribuídas de acordo com os planos de trabalho, e apoiar o Especialista de WASH na monitorização do plano de despesas das rubri-cas orçamentais atribuídas; propor medidas correctivas em caso de despesas insuficientes ou ex-cessivas
  • Contribuir para o desenvolvimento de critérios e mecanismos adequados de segmentação para assegurar que as necessidades dos grupos vulneráveis identificados são satisfeitas; conduzir ou contribuir para o processo de selecção e verificação dos beneficiários
  • Estabelecer ligação e manter ligações com representantes da comunidade, conduzir a mobilização da comunidade, envolver-se consistentemente com os participantes do projecto e outros interven-ientes relevantes; assegurar a participação das comunidades e dos participantes do projecto na concepção e manutenção das infra-estruturas de WASH
  • Assegurar a entrega sem problemas de resultados técnicos de WASH através da implementação diária das actividades planeadas (incluindo concepção e manutenção de iniciativas de infra-estruturas e supervisão e execução de obras de WASH), em conformidade com normas técnicas e humanitárias nacionais e internacionais, directrizes e melhores práticas (por exemplo, normas da Esfera, Lei Humanitária Internacional, Do No Harm, Normas Humanitárias Fundamentais, Nor-mas de Inclusão Humanitária para pessoas idosas e pessoas portadoras de deficiência) e con-siderando as lições aprendidas para alcançar o melhor resultado possível ao mesmo tempo que se cumprem os requisitos dos doadores e os procedimentos internos e normas do programa Johanniter
  • Contribuir para o desenvolvimento de materiais de formação e sensibilização, incluindo materiais para a sensibilização da comunidade
  • Monitorizar o progresso dos indicadores das intervenções atribuídas em relação às metas programáticas e orçamentais e assegurar que as metas são atingidas a tempo e de acordo com a documentação dos projectos
  • Assegurar a qualidade da programação e orientação técnica da implementação do programa através de visitas frequentes ao terreno
  • Fornecer apoio no estabelecimento de modalidades para assegurar a sustentabilidade das in-stalações e a utilização alargada pelos beneficiários, apoiar a propriedade das comunidades locais e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de saída e transferência de propriedade para indivíduos e comunidades
  • Realizar campanhas de promoção da higiene (gestão da higiene menstrual)
Monitorização, Avaliação, Responsabilização, Aprendizagem e Relatórios (25%)
  • Recolha regular de dados, verificação, manutenção de registos, armazenamento e gestão de dados e informações actualizados a nível de actividade utilizados para medir o progresso da activida-de, relatórios ou como referência em novas propostas
  • Fornecimento de dados e informações precisas e completas como parte de actualizações semanais e mensais sobre o progresso da actividade, mostrando os resultados alcançados em relação às actividades planeadas e os contributos para os relatórios de progresso do projecto, em conformidade com os requisitos de Johanniter e dos doadores, e apresentação ao gestor de linha ou outros interessados, conforme solicitado pelo gestor de linha
  • Trabalhar em estreita colaboração com a equipa e o gestor de linha da PMEAL para apoiar o desenvolvimento e manutenção de mecanismos de feedback da comunidade acessíveis aos indi-víduos mais vulneráveis, apropriados para salvaguardar dados pessoais sensíveis
  • Preparar e executar planos de acção em resposta a lacunas e áreas de preocupação identificadas através de mecanismos de monitorização ou feedback da comunidade, como parte da aprendiza-gem organizacional e programação adaptativa
  • Apoiar a gestão do conhecimento, informação de projectos documentais, lições aprendidas, histó-rias de sucesso, estudos de casos e imagens
  • Contribuir para assegurar o cumprimento dos requisitos, sistemas e processos internos, dos do-adores e governamentais durante o planeamento e implementação
  • Promover activamente as normas de Prevenção da Exploração e Abuso Sexual (PSEA) dentro de Johanniter e entre os seus beneficiários
Colaboração e Coordenação Interna (10%)
  • Colaborar estreitamente com outros Oficiais Técnicos dentro do mesmo ou de outros sectores ou subsectores (por exemplo, saúde, nutrição; protecção; segurança alimentar e meios de subsistência) para assegurar uma coordenação interna que contribua para a implementação bem sucedida de intervenções multisectoriais, de alto impacto e criação de sinergias
  • Coordenar estreitamente a implementação e colaborar com os departamentos e unidades de operações Johanniter (isto é, logística, RH, administração, finanças) para assegurar uma imple-mentação sem problemas e uma identificação e resposta atempada aos desafios
  • Contribuir para a preparação e execução atempada de planos de aprovisionamento através do fornecimento de especificações técnicas e de qualidade de todos os fornecimentos específicos de WASH necessários; preparar, rever ou rever facturas de quantidades e planos de construção; participar na concepção de iniciativas de infra-estruturas
  • Em estreita coordenação com as unidades administrativas e logísticas, assegurar que todas as despesas sejam acompanhadas através da manutenção de registos apropriados e da adesão a directrizes administrativas, financeiras e de aprovisionamento internas e dos doadores como pro-cedimentos
  • Servir como ponto focal de segurança nos locais de campo
Recursos Humanos (10%)
  • Apoiar o desenvolvimento das capacidades dos mobilizadores comunitários parceiros, dos promo-tores/voluntários comunitários de WASH/higiene e dos Comités de Gestão da Água através da prestação de formação e apoio técnico e orientação, sobre a formação no trabalho, mentoria e coaching para assegurar que podem implementar as actividades atribuídas e alcançar resultados de qualidade
  • Supervisão indirecta da rede de promotores/voluntários de WASH/higiene
  • Gestão do desempenho e avaliação dos objectivos de desempenho do pessoal designado
Coordenação Externa, Parceria e Representação (10%)
  • Contribuir para uma estreita colaboração e coordenação com intervenientes externos relevantes, incluindo representantes da comunidade e organizações baseadas na comunidade, autoridades locais e organismos governamentais (por exemplo, o Ministério dos Recursos Hídricos, Florestas e Irrigação, Departamento de Águas Rurais a nível estatal e municipal), ONGs (por exemplo, par-ceiros de WASH cluster) e clusters a nível sub-regional/condado para garantir uma implementação sem problemas das actividades e uma troca de informação eficiente
  • Apoiar a promoção e a manutenção de uma boa parceria com as partes interessadas externas no espírito de respeito, equidade, transparência e complementaridade
  • Participar em reuniões de agrupamento e coordenação e outros compromissos relevantes atribuídos pelo gestor de linha e actualizar o resto da equipa sobre os resultados de tais reuniões
Desenvolvimento do Programa (5%)
  • Contribuir para a identificação das áreas geográficas de interesse de Johanniter de acordo com o contexto humanitário, as necessidades das populações vulneráveis e as prioridades nacionais e dos doadores
  • Avaliar as necessidades e lacunas no acesso e fornecimento de serviços e instalações de WASH a nível doméstico e comunitário em estreita coordenação com as comunidades, representantes governamentais e outros actores; propor intervenções adequadas para responder às neces-sidades
  • Apoiar iniciativas de angariação de fundos através da contribuição para o desenvolvimento de propostas e identificação e concepção de novas intervenções e programas
Requisitos
  • Qualificação e experiência profissional:
  • Mínimo de Grau/Diploma num campo relevante, de preferência em engenharia civil, engenharia hídrica, desenvolvimento, ou qualificação técnica relevante
  • Conhecimento técnico essencial de princípios, teorias e métodos em uma ou mais das seguintes áreas: comunicação para mudança de comportamento, CLTS, gestão do programa WASH com base na comunidade, tecnologias para abastecimento de água com base na comunidade, sane-amento e higiene
  • Conhecimento e compreensão das normas técnicas WASH, por exemplo, Esfera
  • Pelo menos três (3) anos de experiência de trabalho relevante na implementação de intervenções WASH num contexto humanitário ou de desenvolvimento, incluindo a realização de avaliações de base, mobilização comunitária e desenvolvimento de capacidades dos participantes no projecto ou do pessoal júnior
  • Experiência anterior comprovada na localização de projectos
  • A experiência anterior de implementação de programas multi-sectoriais a nível nacional é desejável
  • Pessoa empenhada e madura, capaz de assumir responsabilidades e tomar decisões de forma transparente e responsável; capacidade de estabelecer objectivos claros e de os alcançar com sucesso
  • Pessoa orientada para o detalhe, com boas capacidades multi-tarefas e boa capacidade de comunicação, tanto oral como escrita
  • Fluência em português. O bom domínio do inglês e pelo menos uma língua local são uma grande vantagem
  • Excelentes conhecimentos e competência informática no Microsoft Office SIG, gestão de bases de dados, software para concepção de redes de água, conhecimentos de AutoCAD, ArchiCAD, e software de cartografia GPS é desejável
  • A experiência em coordenação com actores locais, nacionais e internacionais (isto é: ONG, autoridades locais, ONU, sistema de agrupamento, doadores) é desejável
  • Boa capacidade de planeamento e análise
  • É desejável experiência em MEAL e elaboração de relatórios, experiência em finanças, logística e aquisições
  • Compromisso com princípios humanitários e de responsabilização, programação de qualidade, participação e localização
  • Indivíduo proactivo, de mente aberta e criativo capaz de encontrar soluções inovadoras para os desafios
  • Capaz de trabalhar bem tanto dentro de uma equipa como independentemente;culturalmente sensível e flexível para se ajustar rapidamente a um contexto desafiante e em rápida mudança; li-dar bem com o stress e em ambiente intenso e difícil
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Encorajamos fortemente as candidaturas de mulheres e pessoas com deficiências físicas
  • Atenção: Esta Descrição de Trabalho é dinâmica e pode ser adaptada. O trabalhador é obrigado, para além das tarefas acima referidas, a cumprir - a pedido do seu supervisor - outras tarefas que pertencem pelo seu carácter ao seu posto ou que são necessárias devido a necessidades operacionais
  • É responsabilidade do funcionário salvaguardar aqueles que estão em contacto com a nossa organização e exemplificar o mais alto padrão de comportamento ético, independentemente da raça, crença religiosa ou nacionalidade. Isto inclui a responsabilidade do funcionário de promover com-portamentos apropriados e de denunciar qualquer comportamento impróprio que possa prejudicar os que estão ao cuidado da nossa organização e que possa prejudicar a reputação de Johanniter
  • Remuneração: De acordo com a JIA Moçambique, a remuneração da tabela salarial será de 70.000 MZN a 75.000 MZN brutos, dependendo da educação anterior e da experiência de trabalho relevante
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

  • Entidade Johanniter International Assistance
  • Local
  • Categoria
  • Tags
  • Publicado 25.01.2023
  • Expira 01.02.2023
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Perguntas Frequentes

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