A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua na área da energia, um Oficial de Ligação com a Comunidade, para Tete, em Moçambique.
Funções
- Será responsável por ser um elo de ligação entre a equipa do projecto e as comunidades locais que vivem na área do projecto
- Apoiar as actividades de envolvimento da comunidade e contribui para manter relações positivas entre o projecto e as comunidades; auxiliar na recolha de queixas e preocupações dos membros da comunidade e facilitar a sua resolução através dos canais apropriados
- Auxiliar na organização de reuniões comunitárias, workshops e eventos para facilitar o diálogo entre a equipa do projecto e as comunidades
- Colaborar com outras partes interessadas do projecto, incluindo equipas ambientais e sociais, para garantir que as preocupações da comunidade sejam abordadas de forma eficaz
- Monitorar e relatar o sentimento e as percepções da comunidade em relação ao projecto, identificando potenciais problemas e oportunidades de melhoria
- Actuar como um ponto de contato para os membros da comunidade levantarem queixas, reclamações ou preocupações relacionadas às actividades do projecto
- Realizar visitas regulares às comunidades afetadas pelo projecto para ouvir as preocupações dos membros da comunidade e colectar informações relevantes
- Contribuir para o conhecimento dos conflitos locais, da gestão de conflitos e dos intervenientes locais a envolver; contribuir para a melhoria e implementação do mecanismo de resolução de queixas do projecto, a ser elaborado em breve por um consultor especializado
- Ajudar na resolução de queixas através dos canais apropriados, fazendo a ligação com a gestão do projecto, as autoridades locais e os líderes comunitários, conforme necessário
- Documentar e comunicar queixas e reclamações de forma atempada e precisa, garantindo confidencialidade e sensibilidade; fornecer suporte e orientação aos membros da comunidade sobre como acessar informações, serviços ou assistência relacionados ao projecto
- Aprimorar e manter a base de dados GRM, documentar e arquivar cuidadosamente todas as actividades; melhorar e manter as partes interessadas e a base de dados de comunicação
- Manter registros das interações com a comunidade, queixas recebidas e ações tomadas para resolvê-los; participar em actividades de formação e capacitação para melhorar a compreensão dos princípios e práticas de envolvimento da comunidade
Requisitos
- Licenciatura ou Bacharelato em Ciências Sociais, Desenvolvimento Comunitário ou áreas similares
- Experiência em envolvimento com a comunidade, serviço social ou áreas similares, preferencialmente em projectos de desenvolvimento ou ambientes similares
- Proficiência em coleta de dados, documentação e relatórios
- Falante nativo ou bom conhecimento de Nhungwe ou Nhanja
- Forte capacidade de escrita e comunicação em português, muito bom conhecimento de inglês é apreciado
- Conhecimento dos costumes, culturas e dinâmicas comunitárias locais na área do projeto
- Fortes habilidades de comunicação, interpessoal e resolução de problemas
- Empatia e sensibilidade para com as necessidades e preocupações dos membros da comunidade
- Capacidade para analisar a diferenciação social dentro de comunidades e grupos, incluindo pessoas vulneráveis, diferenças de poder/posição social, minorias culturais ou étnicas, etc.
- Sensibilidade ao gênero
- Capacidade de construir confiança e relacionamento com diversos grupos de pessoas
- Flexibilidade e adaptabilidade para trabalhar em ambientes dinâmicos e desafiantes
- Disponibilidade e capacidade para deslocação a zonas remotas para realização de suas actividades
- Disponibilidade para um contrato a prazo certo (6 meses)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados