Vaga

Gestor de Subvenções (Grants Under Grants)

ADPP Moçambique

A ADPP está a recrutar um Gestor de Subvenções (Grants Under Grants), para Nampula, em Moçambique.
Descrição
  • ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) em Moçambique, pretende recrutar um/a candidato/a com experiência comprovada para exercer as funções de Gestor de Subvenções, para o projecto ADPP – “Transform Nutrition”, na província de Nampula
Propósito da posição:
  • O (A) Gestor (a) de Sub-acordos estará baseado na cidade de Nampula, com deslocações frequentes aos 12 distritos do projecto TN. O Gestor reportara administrativamente ao Director Técnico do projecto e tecnicamente ao Director de Finanças e Operações
  • O (A) Gestor(a) de Sub-acordos será o principal ponto de contacto do projecto com as organizações locais (entidades do governo, de base comunitária, da Sociedade Civil) e sector privado, seleccionadas para pequenas subvenções
  • Será responsável pela gestão de contractos das organizações locais, parceiras do projecto Transform Nutrition e as subvenções para o Governo local e provincial (DPS, SPAE, SDSMAS, etc)
  • Desempenhará um papel importante no desenvolvimento de planos de trabalho e orçamentos das organizações parceiras locais, e será responsável pela monitoria de todos os aspectos de implementação do projecto em relação as actividades de sub-acordos. Ele/ela assegurará a conclusão dos resultados do projecto ao alinhar os requisitos do orçamento, objectivos e relatórios, bem como a conformidade com regulamentos da ADPP e da USAID
  • Trabalhará em estreita colaboração com a equipe técnica e financeira/ de operações do projecto Transform Nutrition, e com o Administrador de Acordos para o desempenho programático e o rastreio de todas despesas de sub-acordos e reporta-las conforme os resultados
  • Será responsável pela capacitação institucional, programática e financeira das organizações locais
Acerca do projecto:
  • A ADPP em colaboração com a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), Universidade Lúrio (UniLúrio), Associação h2n e Viamo PBC-Lda, implementam o projecto "TRANSFORM NUTRITION" (TN), entre o período 2019-2024 na província de Nampula. O projecto TN e’ financiado pela USAID, e capacitará comunidades e o Governo de Moçambique (Ministério da Saúde, Direcção Provincial da Saúde de Nampula e Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional) para melhorar o estado nutricional de 118.000 mulheres grávidas e lactantes, 260.000 raparigas adolescentes e 165 000 crianças menores de dois anos de idade em 12 distritos da Província de Nampula (Angoche, Lalaua, Larde,Meconta, Mecuburi, Memba, Mongicual, Mogovolas, Mossuril, Murrupula, Nacala Porto e Rapale), compreendendo 80% do grupo alvo da população
Funções
  • As tarefas e responsabilidades do Gestor de Sub-acordos incluem, mas não estão limitadas a:
  • Liderar o processo de preparação e selecção das organizações a receberem subvenções
  • Fazer visitas as organizações a receber subvenções, para analisar a capacitar institucional (administrativa, técnica, programática e financeira)
  • Liderar o processo de preparação dos acordos com o Governo Distrital e Provincial de Saúde onde opera o projecto TN
  • Desenvolver sub-acordos e contratos com as organizações locais e submeter ao Administrador de Acordos para a validação, antes da celebração destes
  • Liderar o processo de elaboração de relatórios trimestrais e anuais tanto narrativos como financeiros das organizações locais, financiadores e outras partes interessadas, conforme rezam os procedimentos vigentes na ADPP
  • Monitorar a implementação das actividades das entidades subvencionadas e as despesas orçamentais em relação ao objectivo do Custo Financeiro, os cronogramas das actividades e fornecer retro informação à equipe do TN para a revisão e identificação das áreas prioritárias para o fortalecimento
  • Fornecer apoio às entidades locais, tais como a resolução de problemas, actualizações dos planos de trabalho, redação de relatórios e outros
  • Prestar apoio programático aos parceiros selecionados na elaboração de planos de trabalho e orçamentos anuais;
  • Prestar apoio contínuo na capacitação das entidades locais na gestão de programas, requisitos adicionais do projecto, incluindo, mas não se limitando a, provisões padrões da USAID, procedimentos de sub-acordos da ADPP e orientação em relação aos relatórios, monitoria e seguimento
Gestão e Desenvolvimento de Parcerias
  • Preparar os Termos de Referência (TdR) para o concurso de selecção dos potenciais parceiros de implementação nos 12 distritos do projecto
  • Liderar o processo de pré-seleção das entidades concorrentes
  • Liderar o processo de avaliação das entidades pré-selecionadas
  • Fazer o seguimento de forma sistemática dos acordos de parceria para estar de acordo com os calendários estabelecidos e resultados esperados
  • Trabalhar com os parceiros para sublinhar as dificuldades existentes e aconselhar sobre as possíveis soluções
  • Fazer o seguimento do acordo com o Financiador de forma sistemática de modo a satisfazer os períodos e actividades
  • Desenvolver a capacidade das entidades comunitárias de modo a levar a cabo as actividades do projecto de acordo com o plano
  • Liderar o processo na criação da plataforma de entidades locais com capacidade melhorada para implementar actividades de TN, capacitando-as para que se tornem recipientes de fundos directamente da USAID e de outros Financiadores e eventualmente do GdM
  • Assegurar que todos os pagamentos efectuados apresentam justificativos validamente correctos (Requisição, cópia do cheque, facturas e recibos ou VD, se for o caso) de acordo com os procedimentos da ADPP
  • Assegurar o envio de todos os justificativos a Contabilidade, dentro do tempo previsto e estabelecido pelo Financiador e pela ADPP
  • Garantir uma boa qualidade da documentação justificativa enviada à Contabilidade
Orçamento
  • Conhecer o orçamento do projecto, especialmente ao que será atribuído às organizações subvencionadas
  • Conhecer a periodicidade de cada orçamento (nos distritos)
  • Assegurar que os gastos efectuados estão em consonância com as linhas orçamentais e o plano de actividades previamente partilhado, discutido e aprovado com toda a equipe
Finanças/Despesas
  • Assegurar que as despesas efectuadas estão alinhadas com o orçamento das actividades da organização subvencionada
  • Garantir que todas as despesas efectuadas apresentam justificativos válidos e contabilisticamente aceites
  • Assegurar que os procedimentos financeiros da ADPP e do Financiador estão a ser seguidos de forma adequada e rigorosa
  • Assegurar que os gastos das entidades subvencionadas sejam adequadamente rastreados de acordo com o orçamento do projecto aprovado
  • Preparar, verificar e organizar, com a equipa no terreno das entidades subcontratadas, a documentação contabilística mensalmente e enviar atempadamente para a Sede, juntamente com todos os Mapas financeiros relevantes
  • Garantir a correcta codificação das despesas em função das rúbricas orçamentais do projecto
  • Apoiar na preparação dos relatórios mensais de execução orçamental internos e relatórios trimestrais para o financiador
  • Assegurar o controlo dos fluxos financeiros entre a ADPP e o projecto
  • Verificar os processos de procura e aquisição, em função das regras da ADPP e do Financiador, quer sejam realizadas na Sede ou no terreno
  • Reconciliar as evidências relacionadas ao uso de combustível, nomeadamente as requisições e recibos de abastecimento com os livros de bordo dos veículos
  • Verificar o controlo de pessoal com folhas de salários, e ajudar HR com a verificação dos processos individuais
  • Monitorar o desempenho da implementação das actividades e a Liderança em cada Distrito
Requisitos
  • Licenciado numa das seguintes áreas: Gestão, Contabilidade, Finanças, Desenvolvimento Comunitário ou áreas afins
  • Um mínimo de 5 anos de experiência em gestão de projectos, gestão de contractos e subvenções
  • Familiarizado com regras e regulamentos da USAID
  • Ter conhecimento e experiência substancial com sistemas informatizados
  • Capacidade de comunicar de forma clara e positiva com parceiros e funcionários
  • Experiência de liderança demonstrada constitui uma vantagem
  • Conhecimento profundo em desenho e gestão de programas/projectos
  • Capacidade de analisar e interpretar dados e preparar relatórios
  • Excelentes capacidades de comunicação em inglês e em português
  • Forte capacidade de trabalho em equipe
  • Flexibilidade
  • Capaz de trabalhar sob pressão
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Para mais informações sobre o trabalho e programas da ADPP, consulte o site da ADPP e o Facebook e leia o nosso último relatório anual
  • Duração do contrato: 18 meses
  • Data de início: Imediatamente
Perfil da empresa

  • A ADPP Moçambique é uma associação não-governamental moçambicana criada em 1982, que trabalha nas áreas da educação de qualidade, saúde, bem-estar, ambiente, agricultura sustentável e venda de roupa usada. No centro da missão da ADPP está a promoção do desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, com especial atenção às crianças, órfãos, mulheres e raparigas. Todos os programas da ADPP utilizam uma abordagem holística e inclusiva que coloca as pessoas no centro do seu próprio desenvolvimento. O papel central atribuído às pessoas, em particular aos grupos mais vulneráveis, é um valor fundamental da ADPP para a realização de um desenvolvimento sustentável

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