Vaga

Gestor de Projecto (GPROJ) (m/f)

FEC – Fundação Fé e Cooperação

A Fundação Fé e Cooperação está a recrutar um Gestor de Projecto (GPROJ) (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A Fundação Fé e Cooperação (FEC), instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), reconhecida pelo Ministério Português dos Negócios Estrangeiros. Conta com financiamentos da Cooperação Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian e de organismos internacionais, como União Europeia, UNICEF, Misereor, Kindermissionswerk, entre outros
  • A FEC foi criada pela Igreja Católica em 1990. Atua em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, apoiando ainda projectos noutros países lusófonos e acções em países de outras línguas (Sudão, Iraque). Nestes países, pauta-se pela missão de "promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas"
  • No Plano Estratégico 2017-2021, a FEC defende uma abordagem holística e integrada das suas acções, visando o desenvolvimento sustentável. A sua concretização passa por três eixos estratégicos de transformação social: 1) Educação, Conhecimento e Competências; 2) Boa Governação e Advocacia e 3) Cidadania Global e Direitos Humanos
  • Esta função insere-se na acção do eixo Educação, Conhecimento e Competências e reforça a actividade do eixo Boa Governação e Advocacia
  • Apostamos na formação e qualificação dos profissionais de áreas sociais: professores, educadores de infância e directores de escola, pais e educadores, agentes de desenvolvimento comunitários, enfermeiros e agentes de saúde comunitária. A educação está na base do desenvolvimento humano integral e é um pilar fundamental para a construção de sociedades mais justas e equitativas. Gera conhecimento e desenvolve competências fundamentais para o acesso ao emprego e empreendedorismo, gerando rendimentos e inovação. Em Moçambique, trabalhamos na educação na Província do Niassa e em Maputo, abrangendo educação de infância e o 1º ciclo do ensino básico e, transversalmente, nas áreas de gestão e administração escolar, com atenção à dimensão de educação inclusiva e equidade de género
  • Apostamos na capacitação em gestão e assessoria técnica às organizações da sociedade civil, para que estas possam desempenhar a sua missão de forma mais eficiente e impactante junto das comunidades. Sociedades democráticas e justas precisam de atores de desenvolvimento (públicos, privados, sem fins lucrativos e sociedade civil) competentes e mobilizados para o bem comum e políticas justas e inclusivas
  • A FEC aposta na advocacia e influência política junto dos decisores políticos, no trabalho em rede com atores locais e internacionais e na recolha de dados que fundamentem as recomendações e propostas que apresenta juntos de decisores
  • Projecto: raízes e cultur@ - empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana
  • Duração: Dezembro 2020 – agosto 2021
  • Objectivo geral da função: O Gestor de Projecto (GPROJ) Raízes e Cultur@ - Empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana é responsável pela gestão, acompanhamento e implementação do projecto nas dimensões técnica, financeira e de recursos humanos
  • Posição na organização: Reporta a Coordenadora do Programa País de Moçambique (CPP_MOÇ)
  • Colabora com o Gestor Administrativo e Financeiro (GAF), com o Gestor de Comunicação (GCOM) e com o Gestor de Projecto em Portugal (GP_PT) com vista a garantir a boa execução técnica e de recursos, dando conhecimento ao CPP_MOÇ
  • Articula com os técnicos das entidades parceiras a gestão técnica e financeira do projecto, sob orientação do CPP_MOÇ
Funções
Gestão e a acompanhamento técnico
  • Acompanha e monitoriza a implementação do projecto através de instrumentos de gestão FEC, analisando pareceres, indicadores e tendências e propondo modificações à intervenção quando necessário
  • Reporta as actividades do projecto através de pontos de situação mensais e mantém actualizado o cronograma das actividades
  • Participa, analisa e dá retorno a todos os documentos relacionados com o projecto
  • Assegura que resultados relevantes, melhores práticas e lições aprendidas são difundidos entre a equipa do projecto, parceiros, beneficiários e doadores
  • Assegura a boa organização dos dossiês técnicos de projecto, para que seja possível a consulta rápida de todo e qualquer documento físico e digital relativo aos projectos
  • Participa em reuniões com financiadores e parceiros para retorno da execução técnica e financeira do projecto
  • Garante o cumprimento de protocolos estabelecidos, contratos de prestação de serviços, fornecimentos e obras
Gestão de equipa
  • Coordena e supervisiona os técnicos das entidades parceiras no quadro da planificação e implementação das actividades e da gestão financeira do projecto
  • Estabelece linhas de orientação e assegura a efectivação dos deveres e responsabilidades, dos técnicos das entidades parceiras, constantes dos termos de referência de cada função, o progresso regular das actividades e o cumprimento dos objectivos estabelecidos
  • Coordena as reuniões de equipa de projecto
  • Gere, motiva e acompanha a equipa de projecto
  • Participa no processo de definição de funções e recrutamento e consultoria, selecção, contratação, em articulação com o CPP_MOÇ, observando os procedimentos definidos no manual de procedimentos FEC e de acordo com os requisitos dos financiadores
  • Contribui para a criação de condições de bom funcionamento da equipa em Moçambique, de acordo com manual de procedimentos da FEC e tendo em conta as linhas de orientação estabelecidas pelo CPP_MOÇ
Gestão financeira e logística
  • Mantem informação actualizada sobre a execução financeira do projecto, em articulação com o GAF e com o CPP_MOÇ
  • Assegura, em estreita colaboração com o GAF, que os parceiros cumprem as regras financeiras estabelecidas em protocolo
  • Dá feedback mensal sobre a execução financeira do projecto, com a colaboração do CPP_MOÇ e do GAF
  • Apoia a fundamentação técnica para a elaboração dos relatórios de prestação de contas aos financiadores dos projectos, em conjunto com o GAF e em articulação com o CPP_MOÇ e o Coordenador do Departamento Financeiro e Administrativo (CDAF) na Sede da FEC
Monitorização e avaliação
  • Elabora, reformula e implementa instrumentos de diagnóstico, monitorização e avaliação do projecto, em articulação com o GP_PT e com o CPP_MOÇ e orienta a equipa de projecto relativamente à recolha e compilação dos dados
  • Articula com o GP_PT e com o CPP_MOÇ quaisquer alterações aos instrumentos de diagnóstico, monitorização e avaliação ou relativamente à necessidade de construção de novos instrumentos
  • Garante a recolha e registo atempado e rigoroso dos dados decorrentes da aplicação de instrumentos de avaliação do projecto
  • Reorienta a equipa de projecto em função da análise conjunta de dados
  • Elabora os relatórios técnicos, através de uma análise crítica aos dados recolhidos e resultados atingidos pelos projectos, seguindo os formulários dos financiadores
  • Colabora com as missões de monitorização e avaliação (intercalares e final)
Gestão de parcerias, comunicação e imagem
  • Gere as parcerias e contactos no âmbito do projecto e participa, sob orientação do CPP_MOÇ, em grupos de trabalho de desenvolvimento de políticas e procedimentos nas áreas de Educação, Desenvolvimento Organizacional e Capacitação Institucional
  • Participa nas reuniões de projecto (com parceiros, financiadores, doadores, organizações da sociedade civil, instituições académicas, organizações governamentais, etc.)
  • Colabora com o GCOM no desenho do Plano de Comunicação do projecto, em articulação com o CPP_MOÇ
  • Articula com o GCOM a implementação e divulgação das actividades do projecto, após validação do CPP_MOÇ e do Coordenador do Departamento de Comunicação (CDCOM)
  • Apoia a realização de outras actividades de comunicação da FEC, nomeadamente através da elaboração de artigos sobre a sua área de intervenção e do registo fotográfico das actividades do projecto
  • Assegura a implementação dos termos de divulgação e comunicação do apoio de financiadores e parceiros associados à intervenção, respeitando os requisitos de visibilidade dos financiadores
  • Colabora na criação de condições para promover o bom-nome da instituição junto da comunidade, público-alvo e parceiros da FEC
Produtos esperados e data de apresentação
  • Dossiês técnicos de projecto (em suporte digital e em papel) – actualização regular
  • Instrumento de Monitorização – actualização mensal
  • Cronograma de actividades – actualização mensal
  • Plano de comunicação – actualização trimestral
  • Relatórios técnicos – de acordo com calendário definido com financiadores e parceiros
  • Orçamento mensal
  • Execução financeira (Mango) – análise mensal
  • Matriz de tarefas e procedimentos relativo às suas funções em suporte digital - no final do tempo de contrato
Requisitos
  • Aptidões:
  • Consciência intercultural
  • Capacidade de auto motivação e auto-aprendizagem
  • Criatividade e habilidade para trabalhar com recursos limitados
  • Pensamento estratégico e capacidade de planeamento
  • Capacidade de gestão de recursos humanos e de gestão do tempo
  • Capacidade para trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com colegas de várias nacionalidades
  • Capacidade para trabalhar sob pressão, autonomamente e com supervisão reduzida
  • Orientação para a obtenção quotidiana de resultados
  • Carta de condução de veículos ligeiros e/ou motociclos (preferencial)
  • Conhecimento:
  • Formação superior em Gestão, Ciências Sociais e Humanas ou com experiência comprovada em funções similares
  • Conhecimento da metodologia de gestão de ciclo do projecto
  • Conhecimento dos procedimentos administrativos e financeiros da União Europeia
  • Fluência em português e bons conhecimentos de inglês e/ou francês
  • Conhecimento da realidade social e cultural em África e/ou em Moçambique (preferencial)
  • Microsoft Office
  • Experiência:
  • Experiência de trabalho em funções equivalentes, preferencialmente de 3 anos
  • Experiência em gestão de projectos e de equipas de trabalho
  • Experiência em planeamento, estabelecimento de prioridades, preparação de planos de trabalho e avaliação de progresso
  • Experiência de trabalho em países em desenvolvimento, em especial países africanos e/ ou em Moçambique (preferencial, pelo menos 1 ano)
  • Serão valorizadas candidaturas de pessoas que tenham autorização de trabalho em Moçambique
  • Compromisso:
  • Compromisso com a luta contra a pobreza
  • Compromisso com a filosofia de trabalho da FEC, nomeadamente a Doutrina Social da Igreja;
  • Respeito pelo direito e valores internacionais que estão subjacentes à Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros congéneres
  • Compromisso com a capacitação das instituições locais baseada no respeito mútuo e no princípio de parceria
  • Disponibilidade para viajar no país de intervenção, de acordo com as necessidades
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Carga horária e horário:  Tempo completo (40 horas semanais, flexíveis em função das necessidades)
  • Termos de referência: https://bit.ly/2TuIWEk
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

  • Entidade FEC – Fundação Fé e Cooperação
  • Local
  • Categoria
  • Tags
  • Publicado 26.10.2020
  • Expira 04.11.2020
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Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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