Vaga

Gestor de Programa de Educação

The Aga Khan Academy Maputo

A Fundação Aga Khan Moçambique está a recrutar um Gestor de Programa de Educação, para Cabo Delgado, em Moçambique.

Funções
  • Coordenar e gerir as acções que visam facilitar a Alfabetização e Educação de Adultos e Jovens, Cuidados e Desenvolvimento da Primeira Infância e Melhoria das Escolas nas áreas abrangidas pelo programa
Responsibilidades Chave
  • Gestor de Educação do CRSP (Moç) é responsável pelo planeamento, gestão e implementação de todas as actividades relacionadas com a Componente de Educação do CRSP (Moç)
Área Programática
  • Trabalhar com o pessoal da AKF na definição de estratégias, desenvolvimento e planificação de programas ou acções de Educação do CRSP (Moç), incluindo aqueles relacionados com o aumento da qualidade e oportunidades da alfabetização e educação de adultos nas comunidades rurais, apoio ao estabelecimento, funcionamento e melhoria constante de iniciativas comunitárias de desenvolvimento social, cognitivo, físico e emocional das crianças e aumento do acesso e da qualidade da educação primária, nomeadamente a implementação a título piloto da estratégia Sala 30, por via da qual, o CRSP (Moz) espera contribuir para mais e melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos e professores, e um maior envolvimento das famílias na educação das suas crianças. Também colaborar, regularmente e sistematicamente com o pessoal da AKF Maputo na planificação, análise, monitoria e avaliação e orçamentação das actividades
  • Acompanhar e analisar a implementação das actividades de Educação do CRSP (Moç), nas áreas do Programa, incluindo a mobilização das comunidades, o desenvolvimento de material educativo, treino e formação de facilitadores e agentes comunitários de Educação e colaboração com o pessoal de Educação do Governo, incluindo responsáveis e Coordenadores das ZIPs e Directores das Escolas, Escolinhas e Conselhos das Escolhas e de Gestão, Chefes e Técnicos dos Serviços Provinciais e Distritais de Educação e Infra-estruturas e em caso de necessidade mesmo do Ministério da Educação como com as outras componentes do CRSP (Moç)
  • Assegurar a estratégia do SIP (School Improvement Program) e coordenar os projectos de melhoria das escolas, focalizados no aumento do acesso e da qualidade da educação primária; o que inclui a implementação a título piloto da estratégia Sala 30, por via da qual, o CRSP (Moz) espera contribuir para mais e melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos e professores, e um maior envolvimento das famílias na educação das suas crianças
  • Assegurar a estratégia do YALE (Youth and Adult Literacy Education) e coordenar os programas de Alfabetização e Educação de Adultos e Jovens, focalizados no aumento da qualidade e oportunidades da alfabetização e educação de adultos nas comunidades rurais. Isto inclui: (1) formação e apoio para os alfabetizadores e alfabetizandos, (2) apoio aos técnicos de educação dos distritos, e (3) implementação de uma estratégia com vista ao aumento da participação das mulheres e jovens na alfabetização
  • Assegurar a estratégia do ECD (Early Childhood Development) e coordenar iniciativas de cuidados e desenvolvimento da Primeira Infância, focalizadas no apoio ao estabelecimento, funcionamento e melhoria constante de iniciativas comunitárias de desenvolvimento social, cognitivo, físico e emocional das crianças de um modo geral e em particular nas aldeias beneficiárias da intervenção do Programa;
  • Coordenar os programas de educação as comunidades para um aumento da consciência e dos conhecimentos em relação à pandemia do HIV/SIDA, nutrição, bem como o apoio à implementação da Política do HIV/SIDA no ambiente laboral (CRSP) e outras instituições da AKDN localizadas em Pemba
  • Assegurar o fortalecimento e capacitação dos grupos de gestão, centros de alfabetização e conselho de escolas bem como o estabelecimento de uma rede de educadores e alfabetizadores na área do programa
  • Planear e coordenar as acções a serem realizadas com os Serviços Distritais, Postos Administrativos, ONGs locais e outras componentes do CRSP (Moç)
  • Sincronizar os planos e prioridades distritais com o plano da componente e fazer uso dos recursos materiais, humanos e financeiros existentes nos distritos em coordenação com as administrações dos distritos e chefes dos serviços distritais
  • Realizar pelo menos um encontro trimestral de balanço e de replanificação das actividades com os serviços distritais, educadores, alfabetizadores, conselho de escola e a comunidade
  • Promover e facilitar oportunidades de capacitação e formação para o staff da sua componente incluído o pessoal do IABIL
  • Participar e colaborar activamente na orientação, formação e acompanhamento contínuo dos Supervisores e Facilitadores de Educação. Isto inclui dirigir reuniões regulares com Assistentes das áreas de SIP, ECD e YALE, Supervisores e Facilitadores (no mínimo uma vez por mês), acompanhar os trabalhos para assegurar que estão de acordo com os princípios, metodologias, estratégias e resultados a alcançar
  • Assegurar que na área de Educação, o CRSP (Moz) está a desenvolver e a apoiar comunidades capazes e activas, que participem no seu próprio desenvolvimento. Isto inclui promover e facilitar o envolvimento activo da comunidade nas iniciativas e manter contacto com os líderes comunitários
  • Participar nos encontros regulares de planificação, análise e avaliação das actividades do CRSP (Moz), desempenhando um papel activo no desenvolvimento global do programa. Isto inclui manter uma comunicação efectiva e uma colaboração constante entre o campo e o escritório, entre as sub-componentes da Educação e entre esta e as outras componentes do programa (Saúde; Agua e Saneamento; Desenvolvimento Rural; Monitoria, Avaliação e Pesquisa; Capacitação e Fortalecimento das Comunidades; Género e HIV/SIDA).
Área dos Recursos Humanos
  • O Gestor de Educação do CRSP (Moç) será responsável por assegurar o desenvolvimento do staff
  • Conduzir com os Recursos Humanos o recrutamento do pessoal ajudando na elaboração dos Termos de Referência e na Entrevistas dos mesmos. E desenvolver uma equipa de trabalho dentro da componente incluindo assistentes, supervisores e facilitadores
  • Assegurar e manter um alto nível de interacção e motivação entre o staff e partilha de conhecimentos e experiências
  • Orientar no desenho dos planos de desenvolvimento para o staff
  • De maneira participativa apoiar no desenvolvimento dos objectivos anuais para cada staff da componente e conduzir uma avaliação semestral baseado nesses objectivos
  • Fazer o mentoring (orientação e apoio técnico) do pessoal da componente de Educação do CRSP, de modo a reforçar a sua capacidade de liderança
  • Garantir que todo o pessoal da componente de Educação tenha planos mensais de actividades e velar pelo cumprimento dos mesmos
  • Fazer a gestão de rotina ao pessoal da componente
Área Administrativa e Financeira
  • Gestor de Educação do CRSP Moç estará baseado(a) em Pemba e terá acesso a um espaço de trabalho no escritório, um computador com ligação à Internet e impressora, materiais didácticos de trabalho e um orçamento para visita de monitoria/acompanhamento das actividades no campo
  • Desenvolver e monitorar o orçamento anual da componente, plano de acção e de actividades de cada área da componente
  • Assegurar um desembolso constante das despesas necessárias pela componente a tempo e horas e manter um sistema de controlo transparente das mesmas de forma a contribuir activamente para a compilação do relatório financeiro pelo Departamento Financeiro se necessário
  • Aprovar despesas da componente tendo em conta o limite do seu nível de aprovação
  • Colaborar com a Logística do CRSP (Moç) para assegurar que todos os assuntos relacionados com a logística (transporte, local para as formações, fornecimento/equipamento, etc.) estejam organizados atempadamente
Monitoria Interna e Comunicação
  • Quando necessário, representar o CRSP (Moz) em reuniões ou eventos de troca e de aprendizagem a nível nacional ou internacional
  • Elaborar os diferentes relatórios de actividades requeridos pelo Programa garantindo que nele estejam incluídas todas as informações relevantes para a análise do progresso alcançado, incluindo a actividade realizada mais perifericamente pelos agentes comunitários de Educação
  • Garantir a existência de um sistema eficaz de recolha de informação das actividades levadas a cabo pela componente de Educação
  • Melhorar inclusive as diversas fichas de recolha de informação utilizadas pelos coordenadores das ZIPs, Alfabetizadores, Educadores e facilitadores; e melhorando igualmente a utilização de todo o sistema de informação do MINED. Garantir que esses dados sejam utilizados para melhoria do programa e tomadas de decisões
  • Assegurar a recolha regular de dados e garantir uma documentação apropriada.
Hiriaquia ,Comunicação e Avaliação
  • O Gestor de Educação do CRSP (Moç) será supervisionado e responderá directamente ao Director Regional do CRSP (Moç)
  • Receberá apoio técnico do pessoal do programa em Maputo (especialmente do Director de Programas)
  • Gestor(a) também será responsável por entregar um plano de trabalho mensal e um relatorio mensal ao Director Regional do CRSP (Moç) com cópia para a equipa de Monitoria, Avaliação e Pesquisas, assim como os colegas dos diferentes programas, este relatório deverá incluir as actividades mensais e as despesas em relação ao orçamento planificado
  • Estes relatórios serão também partilhados com o pessoal do programa da AKF (Moç)
  • Gestor de Educação será avaliado de seis em seis meses, especialmente no que respeita a: Progresso alcançado para atingir os objectivos traçados no plano anual (cumprimento do plano anual); Capacidade de Supervisão e acompanhamento das actividades (o(a) gestor(a) deverá efectuar pelo menos uma visita mensal de campo com duração mínima de 5 dias); Capacidade de Liderança
Requisitos
  • Ter o Nível Superior na área de ciências sociais, de preferência na área de educação
  • Ter pelo menos 5 anos de experiência numa das áreas supracitadas
  • Ter uma experiência directa em pensamento estratégico e largo conhecimento em desenvolvimento estratégico de Programa de educação no país e particularmente em Cabo Delgado
  • Ter experiência em gestão de projectos, recursos humanos, materiais e financeiros
  • Ter experiência de trabalho em equipa com habilidade de criar um ambiente de trabalho produtivo no qual o staff seja motivado e disponível para dar o seu melhor
  • Ter experiência de comunicar, de estabelecer relações estratégicas com o Governo, com parceiros não estatais tais como Sociedade Civil e Sector Privado
  • Ter experiência em liderar equipa para atingir os objectivos traçados; sendo um líder conduzido pelos resultados
  • Ter capacidade de manter alta motivação do pessoal e demonstrar grande interesse pela humanidade e desenvolvimento social
  • Ter capacidade para elaborar planos e relatórios das actividades mensais, semestrais e anuais
  • Ter experiência de trabalho em zonas rurais de preferência de Cabo Delgado
  • Ser sociável e dinâmico
  • Estar disponível para se deslocar regularmente ao campo e gerir uma equipa de campo
  • Estar disponível para viajar dentro e fora do país
  • Estar disposto para trabalhar sob pressão
  • Alto sentido de integridade, responsabilidade e profissionalismo
  • Fluente na língua portuguesa
  • Ter conhecimentos sólidos da Língua Inglesa
  • Conhecimento duma das três línguas locais (Kimuani; Macua; Makonde) é uma vantage
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

  • Entidade The Aga Khan Academy Maputo
  • Local
  • Categoria
  • Tags
  • Publicado 18.02.2016
  • Expira 04.03.2016
  • Partilhar vaga por email
  • Reportar erro

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

Ler artigo