Vaga

Especialista em Finanças Climáticas

SDO Moçambique

A SDO está a recrutar para o seu cliente, um Especialista em Finanças Climáticas, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A Enabel é a Agência Belga de Desenvolvimento. Executa a cooperação governamental belga. A Agência também implementa acções para outras organizações nacionais e internacionais. Juntamente com os seus parceiros belgas e internacionais, a Enabel fornece soluções para enfrentar os desafios globais prementes - alterações climáticas, urbanização, mobilidade humana, paz e segurança, desigualdades sociais e económicas - e para promover a cidadania global. Com 2.000 colaboradores, a Enabel gere cerca de 170 projectos em cerca de vinte países, na Bélgica, em África e no Médio Oriente
  • Em Moçambique, através da carteira de cooperação 2023-2028, a Enabel pretende consolidar as lições aprendidas nos últimos 20 anos, apoiando simultaneamente temas emergentes. As alterações climáticas foram identificadas como um dos principais factores que estão a condicionar o desenvolvimento inclusivo e socioeconómico em Moçambique
  • Para aproveitar com mais sucesso as oportunidades de financiamento do Fundo Verde para o Clima (GCF), o Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, em colaboração com a Enabel, irá implementar um projecto de capacitação e preparação de 2 anos. O projecto está a receber apoio financeiro do Programa de Preparação e Apoio do GCF (https://www.greenclimate.fund/readiness)
  • O principal objectivo da posição é “fornecer capacitação e apoio institucional a Moçambique para permitir que o país acelere e aumente a mobilização de fontes nacionais e internacionais de financiamento climático para a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) de Moçambique”
  • O posto será baseado na Unidade de Finanças Climáticas do Ministério da Economia e Finanças com visitas semanais ao escritório da Representação da Enabel
Funções
  • Contribuir para a implementação da preparação do GCF, fornecendo contributos para o planeamento, a execução, a coordenação, o acompanhamento e a avaliação das actividades
  • Enquanto conselheiro técnico em matéria de financiamento climático, fornecer os contributos necessários para a realização da preparação do GCF
  • Como gestor de conhecimentos, apoiar a construção e a partilha de conhecimentos, a fim de criar um clima de confiança inclusivo e informado no âmbito da intervenção e dos parceiros
  • Na qualidade de facilitador, apoiar o reforço das capacidades das entidades parceiras, incluindo os processos de mudança
  • Avaliar o estado do processo de acreditação do GCF de potenciais candidatos a Entidades de Acesso Directo (DAE)
  • Facilitar a troca de experiências e lições aprendidas com outras Entidades de Acesso Directo no continente
  • Assegurar o acompanhamento diário e o envolvimento com os pontos focais de acreditação relevantes na sede do GCF
  • Prestar aconselhamento sobre os requisitos de acreditação, incluindo a preparação e implementação de normas e processos fiduciários
  • Ajudar na mobilização de financiamento para preparar e implementar normas e processos fiduciários
  • Em estreita colaboração com as entidades de acesso directo candidatas, preparar a elaboração de um programa de trabalho da entidade e de um plano de actividades para orientar as actividades futuras no âmbito do GCF
  • Apoiar a preparação de uma nota conceptual com um pedido do Mecanismo de Preparação de Projectos para obter financiamento adicional para a preparação de uma proposta de financiamento do GCF
  • Estabelecer a ligação com os parceiros doadores e os financiadores (públicos e privados) para alinhar e potenciar os investimentos em financiamento climático
  • Contribuir para a preparação e facilitação de sessões de formação específicas sobre o investimento e o envolvimento do sector privado
  • Contribuir para a preparação e facilitação de diálogos políticos e mesas redondas de investimento
Requisitos
  • Mestrado numa área relevante
  • Pelo menos 5 anos de experiência profissional relevante
  • Experiência em programação de investimentos e mobilização de fundos
  • Experiência na preparação de planos de negócios
  • Conhecimento e compreensão do espaço internacional de financiamento do clima
  • Experiência na facilitação de processos com várias partes interessadas e na organização de diálogos sobre políticas e mesas redondas
  • Demonstração de fortes capacidades de comunicação, organização e relacionamento interpessoal
  • Conhecimentos em Word, Excel, Power Point e plataformas de comunicação
  • Competências transversais, tais como trabalhar em equipa, trabalhar de forma autónoma e ser fiável
  • Dinamismo, capacidade de trabalhar num ambiente internacional com várias partes interessadas, manter relações eficazes e de cooperação com as autoridades nacionais e os doadores
  • Capacidade de analisar e sintetizar informações qualitativas e quantitativas
  • Capacidade de redigir e apresentar relatórios e de comunicar eficazmente com as partes interessadas
  • Fluente em português e inglês
  • Competências e conhecimentos específicos considerados uma vantagem adicional
  • Será considerada a experiência na mobilização de financiamento do Fundo Verde para o Clima
  • Conhecimento e compreensão dos requisitos de gestão de fundos e das normas e políticas fiduciárias padrão
Benefícios
  • Um contrato local de acordo com a legislação laboral moçambicana ou é incluído na reserva de recrutamento por um período de 3 anos
  • Uma experiência de trabalho fascinante num ambiente internacional
  • Um pacote salarial que inclui o salário bruto mensal, de acordo com a nossa tabela salarial (classe 6) e o seguro de saúde
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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