Vaga

Director de Sistemas de Informação de Saúde

Global Programs

A Global Programs está a recrutar um Director de Sistemas de Informação de Saúde, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • O Director de Sistemas de Informação em Saúde (SIS) deverá ter um conjunto de competências, que inclui uma capacidade comprovada de pensamento estratégico, desenvolvimento e execução de políticas, estabelecimento de relações diplomáticas, assim como, uma profunda compreensão dos processos clínicos, gestão de informações, concepção de sistemas de informação e metodologia e execução de desenvolvimento de software
  • O Director de SIS deverá ser capaz de desenvolver e manter relações políticas com diferentes organizações envolvidas no desenvolvimento, implementação e uso do ecossistema de informação de saúde de Moçambique
  • Esta pessoa também deve ter uma sólida base de conhecimento técnico e funcional dos sistemas de informação de saúde nacionais e individuais e de última tecnologia que construam um ecossistema nacional; Ele/ela deve entender como desenvolver, implementar e aplicar políticas para supervisionar esses sistemas para apoiar o Ministério da Saúde no estabelecimento e manutenção deste ecossistema e garantir a existência de dados de alta qualidade para uso clínico, de vigilância e programático
  • O Director do SIS coordenará o programa e a equipa do SIS, supervisionando o desenvolvimento e implementação de sistemas de informação em saúde em colaboração com o Ministério da Saúde e o CDC; O Director do SIS trabalhará com os Assessores Técnicos, o CDC e MISAU na concepção e construção de uma arquitectura electrónica de informações de saúde para apoiar a prestação de cuidados clínicos, monitoria de programas e melhoria da qualidade clínica e de dados, incluindo o desenvolvimento de uma interface de ponto de atendimento para o OpenMRS, um registo médico electrónico que está a ser implementado nas unidades sanitárias providenciando cuidados e tratamento de HIV do Ministério da Saúde por todos os parceiros de implementação apoiados pelo PEPFAR em Moçambique
  • O Director do SIS estabelecerá um contacto com os nossos Desenvolvedores de SIS, Analistas BI, Serviço de Apoio de TI e responsáveis clínicos para planificação, administração e manutenção de sistemas e padrões de informação de saúde, objectivos operacionais e resultados mensuráveis
  • O acesso atempado e o uso oportuno da informação são fundamentais para melhorar a qualidade dos dados tanto na prestação dos cuidados clínicos como na monitoria do programa
  • O Director do SIS desempenhará um papel fundamental na planificação estratégica e na coordenação na concepção, desenvolvimento e implementação desse ecossistema
Funções
  • Estabelecer e manter relacionamentos próximos e fiáveis com os principais intervenientes e decisores do Ministério da Saúde, os doadores, incluindo o CDC e a USAID, os parceiros de implementação de A&T de HIV do Governo dos EUA e outras organizações baseadas em Moçambique envolvidas e utilizando o SIS e seus dados
  • Colaborar e desempenhar um papel fundamental com os principais intervenientes e decisores na identificação e priorização dos investimentos digitais em saúde para o ecossistema eHealth de Moçambique
  • Colaborar e fornecer orientação ao Ministério da Saúde e aos principais intervenientes nos processos de desenvolvimento, implementação e aplicação das políticas e administração do SIS
  • Providenciar assistência técnica e supervisão do programa para garantir uma melhor qualidade dos dados individuais e agregados para a monitoria e a avaliação do programa de de rotina do HIV
  • Identificar e propor fluxos de trabalho, tecnologias e sistemas para executar dentro da arquitectura do SIS nacional
  • Estabelecer uma ligação com o Ministério da Saúde, o CDC e os Parceiros de Implementação de A&T de HIV para o desenvolvimento de um SIS a nível das unidades sanitárias a fim de melhorar a abrangência, fiabilidade e validade dos dados individuais para cuidados longitudinais, planificação e monitoria de programas e vigilância
  • Garantir a prontidão e fiabilidade dos sistemas de informação de saúde nacionais e individuais desenvolvidos, e sistemas de informação de farmácia e laboratório
  • Garantir a consistência e a manutenção de sistemas e aplicações, através de assistência especializada durante o desenvolvimento, actualizações, instalações, conversas e manutenção geral
  • Realizar as actividades de apoio organizacional e capacitação para fortalecer a capacidade do INS, MISAU e outras entidades do Governo de Moçambique para desenvolver, implementar e apoiar sistemas individuais, sistemas laboratoriais e gestão de dados dentro da arquitectura nacional
  • Supervisionar programas, incluindo a capacitação no INS, MISAU e outros principais intervenientes para melhorar os dados de pesquisa e vigilância do SIS na população em geral e nas populações em alto risco para o HIV
  • Coordenar, priorizar e delegar as actividades de desenvolvimento entre diferentes funcionários subordinados
  • Comunicar-se regularmente com o escritório do CDC sobre os principais produtos do programa no âmbito do seu trabalho e sobre possíveis desafios
  • Estabelecer uma ligação com os assessores técnicos da sede da UCSF para garantir o alcance dos resultados do programa
  • Realizar directamente as funções de recursos humanos do SIS, incluindo a contratação, a gestão e a priorização da carga de trabalho, orientações ao pessoal do SIS e avaliação do desempenho da equipa soba a sua supervisão directa
  • Prestar tutoria a jovens informáticos, desenvolvedores e gestores de dados
  • Qualquer outra tarefa que lhe for atribuída
  • Manter-se a par das últimas tecnologias e determinar as novas soluções que respondam aos requisitos para o contexto moçambicano
  • Produzir planos de projectos detalhados, cronogramas e orçamentos para as actividades do SIS e implementar controlos de projectos para executar tarefas, acompanhar o progresso e fornecer status para os principais intervenientes
  • Realizar entrevistas e fazer recomendações para novas contratações, consultores e pessoal de substituição
Requisitos
  • Diploma em Informática em Saúde, Informática, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software ou diploma equivalente
  • Pelo menos dez anos de experiência em desenvolvimento e/ou implementação de software de informação em saúde, informática em saúde ou outro domínio relevante
  • Pelo menos cinco anos de experiência em gestão de programas ou administração de empresas com responsabilidades progressivamente crescentes
  • Pelo menos três anos de experiência em liderança e experiência de supervisão
  • Conhecimento e experiência comprovada em arquitecturas e componentes da informática em saúde, modelagem e gestão de informações de saúde, modelos de troca de informações de saúde e padrões internacionais de informação de saúde
  • Conhecimento e experiência comprovada de políticas e administração, sistemas, informações e implementação de TI em saúde, incluindo a implementação de políticas e estratégias de conformidade e planificação
  • Familiaridade com os sistemas de informação de saúde de código aberto e suas comunidades; experiência comprovada na participação/contribuição para comunidades de código aberto e uso de produtos de código aberto é uma vantagem
  • Experiência profissional no sector de saúde pública e clínica, de preferência em Moçambique ou em países com recursos limitados
  • Experiência comprovada em trabalhar com o PEPFAR ou outros doadores de saúde globais e parceiros financiados, incluindo o CDC, bem como as entidades governamentais, como o Ministério da Saúde de Moçambique
  • Capacidade de resolução de problemas em ambientes complexos e multissectoriais envolvendo múltiplos aspectos dos sistemas de informação de saúde
  • Grande capacidade analítica, de resolução de problemas e de tomada de decisão
  • Excelente capacidade de comunicação e envolvimento dos intervenientes
  • Capacidade de trabalhar profissionalmente e de forma concertada em um ambiente de equipe multicultural, distribuído e internacional
  • Disponibilidade para trabalhar dentro de um horário de trabalho flexível, incluindo algumas noites, se for necessário
  • Boa capacidade de comunicação oral e escrita nas línguas portuguesa e inglesa
  • Experiência em um ou mais dos seguintes é uma vantagem:
  • Programas de cuidados clínicos e tratamento
  • (Bio) estatística)
  • Monitoria e Avaliação
  • Ciência dos dados
  • Ciência da implementação
  • Epidemiologia
  • Experiência em fornecimento de serviços e informação de saúde por meio de tecnologias móveis
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Os candidatos devem submeter o seu CV em Português e Inglês, acompanhado de uma carta de candidatura
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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