A SDO Moçambique está a recrutar um Director Adjunto do Projecto, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Supervisionar a carteira técnica, em estreita colaboração com o COP, fornecendo orientações estratégicas para melhorar os resultados dos projectos, em consonância com o enfoque do DFA nas operações, finanças e administração, incluindo as operações no terreno
 
- Propor os ajustes técnicos necessários às intervenções e à gestão global do projecto à equipa, conforme necessário
 
- Participar na resolução de problemas em colaboração com o COP e o Director Técnico para resolver desafios técnicos
 
- Liderar o desenvolvimento do plano de trabalho anual da actividade MEL
 
- Dirigir a preparação dos relatórios trimestrais e anuais de actividades
 
- Realizar reuniões regulares com a equipa técnica para dar feedback sobre o desempenho, avaliar a motivação da equipa e medir a satisfação no trabalho
 
- Apoiar a Missão na organização e facilitação de reuniões de aprendizagem e outros eventos de aprendizagem e partilha de conhecimentos para reunir parceiros de execução e outras partes interessadas em torno de temas aplicáveis
 
- Elaborar e executar estratégias para elevar o perfil do projecto dentro da Missão e entre as partes interessadas da USAID
 
- Assumir o papel do Director do projecto interino quando o COP estiver no estrangeiro ou não estiver disponível
 
- Promover um ambiente de trabalho positivo e colaborativo na comunidade do Projecto
 
- Manter o profissionalismo e os padrões éticos em todas as funções, trabalhando eficazmente com os membros da equipa para promover um ambiente de trabalho coeso
 
- Prestar apoio à gestão do volume de trabalho da equipa, incluindo a revisão e compilação de documentos e relatórios, conforme necessário
 
- Contribuir para a liderança do programa, oferecendo conselhos informados e soluções inovadoras para melhorar a eficácia das actividades do projecto e o desempenho da equipa
 
- Colaborar como membro-chave da equipa de gestão, prestando apoio e orientação estratégica ao Director do
 
- Projecto na gestão global do projecto e do seu pessoal
 
- Responder directamente perante o COP e desempenhar outras funções que lhe sejam atribuídas
 
Requisitos
- É necessário um mestrado em Relações Internacionais, Economia, Ciência Política, Políticas Públicas, Estatística ou outro domínio relevante
 
- São necessários, pelo menos, oito anos de experiência no domínio do acompanhamento, da avaliação e da aprendizagem (MEL) no âmbito de programas de desenvolvimento internacional
 
- É necessária experiência prática na recolha e análise de dados e na utilização dos resultados do MEL para melhorar os programas
 
- São necessárias competências comprovadas de gestão de projectos, incluindo supervisão técnica, liderança de pessoal e supervisão de subcontratantes
 
- É necessária capacidade comprovada para gerir âmbitos de projectos, recursos e prazos para garantir resultados de elevada qualidade
 
- É necessário possuir um espírito empreendedor, demonstrando pensamento visionário e desenvoltura na abordagem dos desafios e oportunidades do projecto
 
- É necessária uma vasta experiência no desenvolvimento, aperfeiçoamento e facilitação da formação relacionada com a MEL
 
- É necessária experiência na conceção e implementação de programas de formação para melhorar as capacidades de MEL
 
- É necessária fluência em português e inglês para uma comunicação eficaz em contextos multiculturais e locais
 
- É necessária experiência directa com projectos financiados pela USAID, especialmente em Moçambique
 
- É necessário estar familiarizado com os quadros da USAID, os requisitos de apresentação de relatórios e os contextos operacionais
 
- É preferível a capacidade de trabalhar eficazmente com prazos apertados e de se adaptar a circunstâncias variáveis
 
- Preferencialmente, fortes competências interpessoais para construir relações profissionais
 
- Capacidade de negociar e gerir conflitos de forma construtiva
 
- Preferencialmente, competências organizacionais altamente desenvolvidas para gerir múltiplas prioridades
 
- Preferencialmente, devem ter capacidades de comunicação excepcionais, tanto orais como escritas
 
- É preferível a capacidade de transmitir informações complexas de forma clara a públicos diversificados
 
- Preferencialmente, competências analíticas para sintetizar dados em informações acionáveis
 
- São necessárias competências de liderança e de gestão de equipas para motivar as equipas e promover a cooperação
 
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados