O Standard Bank está a recrutar um Chefe da Equipa de Compras, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Fazer pedidos de cotação (PdC) e Pedidos de Proposta (PdP)
 
- Esclarecer dúvidas de natureza comercial dos fornecedores
 
- Analisar pedidos de compras de baixo e médio custo
 
- Validar a natureza dos pedidos e iniciar o processo de compra de acordo com os parâmetros estabelecidos nos indicadores de desempenho da área de Procurement
 
- Identificar potenciais fornecedores dentro da lista de provedores preferenciais e/ou aprovados pelo Banco, bem como procurar novos provedores
 
- Avaliar as cotações/propostas recebidas de fornecedores e obter a aprovação do Chefe de Departamento de Procurement antes de colocar as encomendas/ordens de compra aos fornecedores
 
- Prestar esclarecimentos aos stakeholders internos e fornecedores de uma forma profissional
 
- Fazer avaliação de cotações juntamente com os comités de avaliação de concursos e elaborar os relatórios de avaliação para subsequente aprovação consoante os DoA estabelecidos
 
- Conduzir negociações comerciais e técnicas e seleccionar fornecedores com o apoio dos especialistas do material ou serviço (Technical SME)
 
- Determinar os termos e condições dentro dos parâmetros e práticas do Banco
 
- Identificar as oportunidades de poupança de acordo com os planos e actividades do Departamento de Procurement a sua alçada e responsabilidade
 
- Garantir a formalização das recomendações e aprovações do negócio para melhor tomada de decisão sobre as aprovações
 
- Esclarecer dúvidas do negócio ou submetidas ao Help Desk do Procurement
 
- Manter boas relações com os fornecedores
 
- Garantir níveis excelentes de prestação de serviços as Unidades de Negócio
 
- Assistir as Unidades de Negócio no que tange as actividades de Procurement e transmitir-lhes as políticas, procedimentos, processos e sistemas de Procurement
 
- Analisar requisições de compras do ponto de vista da sua validade
 
- Monitorar as notas de encomenda abertas, assegurar a confirmação da sua recepção pelos fornecedores e garantir a entrega dentro dos prazos estabelecidos
 
- Gerir notas de encomenda – recepção de pedidos dos fornecedores ou clientes internos do Banco para efectuar alterações nas notas de encomenda, determinar a viabilidade das alterações e fazer as respectivas emendas devidamente aprovadas, escalando, quando necessário, ao Chefe de Departamento ou ao requisitante de acordo com os procedimentos em vigor
 
- Participar regularmente na elaboração do plano de compras, usando dados históricos e necessidades de negócio
 
- Promover continuamente a aquisição de bens ou serviços á base de contratos, bem como junto aos fornecedores preferenciais
 
- Avaliar pedidos de compra de novos produtos ou serviços e determinar se as especificações estão claras
 
- Avaliar a utilização dos produtos e serviços adquiridos por via de Procurement e fazer recomendações ao Chefe de Departamento de Procurement
 
- Garantir o cumprimento dos Procedimentos e Políticas de Procurement em todos os Processos de Procurement
 
- Actualizar o cadastro de compras, incluindo relatórios, notas de encomendas e guias de recepção, avaliação de fornecedores, analises de consumo de stocks
 
- Estabelecer uma equipa eficaz de compras, garantindo que todas as tarefas necessárias sejam tratadas adequadamente e em tempo útil
 
- Assegurar que a equipa de compras seja competente, treinada e bem gerida
 
Requisitos
- Licenciatura em áreas de Engenharia, Gestão de Empresas, Direito ou outras áreas afins
 
- Experiência mínima comprovada de pelo menos cinco (05) anos de procurement ou gestão de contratos
 
- Qualificação profissional em Procurement ou “Supply Chain”
 
- Conhecimento de Políticas e Procedimentos de Procurement
 
- Fluência na língua portuguesa e inglesa
 
- Domínio de informática (MS Word, MS Excel, MS PowerPoint, SAP), na óptica de utilizador
 
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados