Vaga

Chefe da Cadeia de Valor do Programa ConnectCaju

TechnoServe

A TechnoServe está a recrutar um Chefe da Cadeia de Valor do Programa ConnectCaju para Nampula, em Moçambique.
Descrição
  • A TechnoServe está actualmente a implementar um excitante programa piloto que tem como objectivo demonstrar a capacidade da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de fornecer serviços que permitam aos pequenos agricultores africanos produtores da castanha de caju aumentar sua renda e segurança alimentar, tornando-se fornecedores capazes e mais produtivos da castanha de caju e culturas relacionadas
  • A TechnoServe, em parceria com o INCAJU e financiado pela Embaixada da Noruega e seus parceiros Norges Vel, Brynild Gruppen AS e IKURU, liderou a implementação desde início do Projecto ‘ConnectCaju’ em 2016. Esta plataforma de informação móvel apoia as operações do INCAJU com uma base de dados de produtores e seus terrenos, rastreia as mudas e comercialização, e fornece conselhos baseados na previsão do tempo. Este projecto inicial forneceu boas capacidades básicas. A partir de 2019, propomo-nos basear nessa base para melhorar, integrar e expandir o uso de informações por forma a contribuir para a organização e crescimento do Subsector
  • Actualmente, estamos a trabalhar com aproximadamente 100,000 agricultores, fornecendo serviços que aumentam a sua produtividade e ligações com os compradores. Os próximos passos são apoiar a organização dos agricultores e triplicar a base de dados dos agricultores; capacitar os prestadores de serviços locais para oferecerem vários serviços e insumos, e facilitar ligações mais profundas com o mercado, desde o produtor ao retalhista internacional. Uma forte implementação ajudará a fortalecer e expandir as operações regulatórias e dos subsectores do INCAJU, melhorar as oportunidades de negócios dos agricultores e outros actores comerciais e permitir o desenvolvimento de melhores relações baseadas na confiança entre todos os actores desta cadeia de valor de importância vital
  • Reportando ao Gestor do Programa ConnectCaju, o Chefe da Cadeia de Valor do Programa trabalhará em estreita colaboração com o Chefe de Agricultura do Programa, Chefe de Serviços de Desenvolvimento do Programa, Chefe do Escritório de Gestão do Programa e o Assessor Técnico Superior (em tempo parcial) para desenvolver e estabelecer o escopo mais amplo e vários níveis de serviços planificados, com o objectivo específico de catalisar novo investimento do sector privado a partir do nível da base
  • Trabalhando em estreita colaboracão com parceiros externos, o Chefe da Cadeia de Valor do Programa será responsável pela implementação atempada e efectiva dos componentes da Cadeia de Valor de todo o projecto. Neste âmbito, o Chefe da Cadeia de Valor do Programa será responsável por identificar e implementar todas as actividades necessárias para ajudar a mobilizar e motivar actores do sector privado local (como prestadores de serviços de pulverização de pequena escala) para aumentar a gama de bens e serviços que oferecem aos agricultores. São necessárias ligações vitais para fazer este trabalho: o Chefe da Cadeia de Valor do Programa será responsável por identificar e negociar ligações com fornecedores em Moçambique que possam oferecer bens e serviços relevantes aos agricultores/associações de agricultores através do sistema, carregando e mantendo informações sobre produtos e listas de preços. Da mesma forma, as ligações com grandes compradores, tais como processadores serão desenvolvidas, por exemplo, através de estudo e concepção de serviços de rastreabilidade viáveis a serem oferecidos imparcialmente a clientes que pagam; concepção e testagem serão feitas em colaboração com parceiros comerciais anteriormente mencionados e novos parceiros, tais como LBNuts (um novo parceiro do Fundo de Desenvolvimento do Caju Norges Vel)
  • Estes objectivos serão alcançados através de adopção e uso por parte desses actores de uma gama de novos serviços de informação que o projecto irá conceber, testar, lançar e gerir. Para alcançar isto, o Chefe da Cadeia de Valor do Programa será responsável pela planificação do trabalho e implementação total das necessidades de avaliação, concepção, implantação e implementação dos componentes do projecto expandido tendo como alvo actores intermediários e corporativos e organizações empresariais com as quais eles podem ter ligações e fazer transações
  • Trabalhando com uma equipa de 2 formadores a tempo inteiro, o Chefe da Cadeia de Valor do Programa irá colaborar com o INCAJU e outras partes interessadas para identificar e organizar grupos de actores intermediários, apoiar a adesão desses actores ao INCAJU em funções expandidas e prestar serviços baseados em software e treinamento para capacitar esses actores por forma a aumentar suas actividades com os agricultores. Juntamente com sua equipa, o Chefe da Cadeia de Valor irá desenhar e realizar o treinamento e apoio ao empreendedorismo para esses actores e criar incentivos para que eles assumam responsabilidades adicionais que melhorem as actividades de apoio agronómico do INCAJU. Os desenvolvimentos com parceiros corporativos se basearão nas habilidades analíticas e de TIC das equipas de Serviços de Desenvolvimento e PMO do projecto para mapear e analisar as oportunidades e desenhar sua solução técnica
  • Os resultados serão geridos por meio de colecta de dados precisos e oportunos de monitoria e avaliação (M&A) e entrega dos resultados conforme o quadro lógico do projecto e os marcos acordados para o seu escopo de trabalho
  • O Chefe da Cadeia de Valor supervisionará uma pequena equipa de formadores que trabalham em grande parte no treinamento de campo e apoiando os prestadores de serviços para desenvolver oportunidades de agro-negócios de nível micro e preenchendo parte de uma lacuna no mercado que pode ser acessada pelos pequenos agricultores. Grande parte da actividade do formador é remota; o Chefe da Cadeia de Valor irá gerir o trabalho do formador de forma eficaz através de planificação do trabalho, monitoria de perto, comunicação frequente e viagens regulares para o campo em três grandes províncias do norte de Moçambique
Funções
  • Gestão do Projecto:
  • Garantir que o componente da Cadeia de Valor do projecto seja implementado com sólidas práticas e técnicas de gestão financeira, recursos humanos e práticas programáticas; e garantir que os processos e actividades cumpram as políticas corporativas, as obrigações legais e contratuais e os padrões corporativos e dos doadores
  • Garantir que as metas do projecto sejam alcançadas, em relação ao registo do prestador de serviços, perfil e capacitação, apoiando a formação de um grupo grande de pequenas e médias empresas envolvidas na compra e venda de bens e serviços relevantes para os agricultores, registando grande número de agricultores que retornam para maior acesso aos serviços, incluindo o registo de volumes de comercialização e a actualização de informações sobre as plantações do caju
  • Trabalhar com o Gestor do Programa, especialista regional em recursos e o Assessor Técnico Superior para desenvolver planos de trabalho e planos de recursos relacionados para estabelecer e adaptar a articulação do projecto à medida que novas aprendizagens são absorvidas
  • Fornecer o coaching, direcção e liderança aos membros da equipa, liderando através de exemplos por forma a alcançar os resultados
  • Numa base de recursos partilhados, priorizar o trabalho do assistente administrativo do projecto e de um motorista de trabalho de campo de maneiras eficazes
  • Estabelecer e gerir um conjunto de processos de comunicação e planificação em equipa para que os problemas sejam antecipados, planos sejam bem executados, progresso e estado das actividades do projecto sejam actualizados em tempo hábil e os problemas sejam geridos de forma eficaz
  • Apoiar a análise do mapeamento de processos dos principais actores da cadeia de valor para fornecer informações sobre concepção ao PMO e líderes de equipas de serviços e comentários ao desenvolvedor do Software
  • Em coordenação com outras partes interessadas, desenvolver e implementar um currículo de FDF (Formação de Formadores) para capacitar os prestadores de serviços, outros actores comerciais envolvidos em parceira com o projecto, agências relevantes do governo e associações de agricultores, educando-os sobre o uso dos serviços do programa ConnectCaju
  • Gerir escalonamentos e resolução de problemas de maneira eficaz e em tempo hábil, operando numa base “sem surpresas” em estreita colaboração com o Gestor do Programa e Assessor Técnico Superior
  • Gerir o orçamento alocado de forma eficaz e transparente; produzir relatórios financeiros e narrativos atempados para o Gestor do Programa
  • Garantir que a equipa do projecto, seus principais parceiros e partes interessadas do projecto estejam a par dos acontecimentos relacionados com a Cadeia de Valor em toda a região
  • Garantir que os membros de sua equipa estejam cientes do seu próprio desempenho em relação aos marcos do projecto, tomando medidas correctivas oportunas conforme necessário
  • Colaborar com colegas de maneira eficaz nos momentos de pico de actividade ou gestão de problemas em todo o projecto
  • Alavancar as habilidades transferíveis dos Colegas da TechnoServe, através da partilha de lições aprendidas e realização de formação profissional internamente e para parceiros conforme apropriado
  • Representação:
  • Estabelecer e manter fortes relações de trabalho com as contrapartes do INCAJU (Director Técnico, Delegados Provinciais, Supervisores, etc.), principais actores da Cadeia de Valor (processadores, principais compradores, serviços empresariais), associações de agricultores, projectos que complementam as ONGs (por exemplo para amendoim, onde se sobrepõem as oportunidades de insumos), funcionários de governo local, bem como parceiros/contratantes locais
  • Realizar reuniões regulares com o INCAJU, principais redes de prestadores de serviços, fornecedores de insumos (grossistas), associações de agricultores e outras partes interessadas para compreender os pontos focais por forma a monitorar o progresso de implementação do projecto e partilhar os dados relevantes do projecto
  • Reforçar a TechnoServe como líder do subsector do caju, em particular, construir a nossa posição como organização “líder” em parcerias corporativas inovadoras que geram impacto ao nível do agricultor
  • Representar o projecto e a organização nas funções internas e externas, conforme atribuídas; por exemplo, em fóruns de TIC ou Cadeia de Fornecimento
  • Desenvolvimento de Negócios:
  • Contribuir para o desenvolvimento de novos serviços liderados pelo Gestor do Programa, Chefe de Serviços de Desenvolvimento e/ou Chefe de PMO
  • Contribuir para a concepção e proposta do programa no segundo ano da próxima fase prevista do programa ConnectCaju que começa em 2019
Impacto
  • Garantir o impacto do programa ConnectCaju em todos os componentes da Cadeia de Valor, especificamente:
  • Liderar a sua equipa e prestar apoio adequado à equipa de execução do projecto usando aplicativos de TIC e métodos comprovados para desenvolver a adopção por parte dos agricultores
  • Os marcos acordados do projecto são alcançados de maneira oportuna, eficaz e eficiente
  • Usar evidências de monitoria e avaliação (M&A) do projecto para adaptar a estratégia e as tácticas do projecto relacionadas com a Cadeia de Valor necessárias para alcançar as metas previstas através da revisão conforme dos marcos
  • Criar oportunidades de aprendizagem para o desenvolvimento profissional dos membros da equipa
  • Estabelecer e manter fortes relações de trabalho e de colaboração com parceiros e outras principais partes interessadas
  • Manter padrões muito elevados de governança e auditoria do projecto
Requisitos
  • Mínimo de 5 anos de experiência profissional relevante em empreendimentos ou projectos relacionados com a cadeia de valor que combinam a gestão de projectos com responsabilidades analíticas ou operacionais da seguinte maneira:
  • 2 a 3 anos de experiência relevante em gestão de projectos (por exemplo, líder de projecto de ONG internacional para programas de desenvolvimento da cadeia de valor, consultoria técnica e de gestão), dos quais um mínimo de 2 anos como gestor principal do projecto de um projecto substancial, incluindo gestão orçamental
  • 2 a 3 anos de experiência em funções analíticas e envolvimento das partes interessadas nas esferas do sector privado; experiência em agronegócio, redes de fornecimento de insumos, processadores ou actividades relacionadas preferenciais
  • Pelo menos 2 anos de experiência em projecto de serviços de TIC; demonstrações de (i) capacidade comprovada de desenvolver mapas de fluxo de processos de negócio, (ii) conhecimento de aplicativos Android e web design e (iii) conhecimento de soluções móveis agrícolas e sua adopção – são fortemente preferenciais
  • Experiência em liderança de uma equipa orientada para resultados, incluindo gestão remota do pessoal
  • Forte histórico de construção de relacionamentos com clientes e partes interessadas internas e externas com base na confiança para formar redes de colaboradores eficazes
  • Capacidade demonstrada de desenvolver e implementar sistemas práticos de gestão de projectos e processos de monitoria do trabalho para facilitar a entrega pontual, eficácia de custos e conformidade
  • Exige-se Licenciatura/Pós-graduação em estudos relevantes que combinam a Agricultura com Orientações de Negócios; por exemplo, um grau de qualificação em Negócios/Economia Agrícola ou Gestão de Negócios, com qualificações adicionais em Agronomia, TI ou área relacionada é preferencial
  • Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita em Português e Inglês; conhecimento de línguas locais é uma vantagem
  • Altos níveis de capacidade analítica e de aritmética
  • Disponibilidade para viajar localmente é essencial; disponibilidade para viagens regionais e internacionais quando necessário
  • Será dada preferência a cidadãos moçambicanos
Notas
  • Os candidatos qualificados e interessados devem enviar um currículo em formato Word e uma carta de apresentação, lista de referências (mínimo 3) com histórico salarial
  • Para ser considerado, deve declarar na carta de apresentação que tem pelo menos 5 anos de experiência relevante
  • Apenas serão considerados ou contactados os candidatos que reunirem as qualificações mínimas para o posto. Não é permitido nenhum telefonema de seguimento de candidatura

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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