Vaga

Assessor Pedagógico para os Institutos de Formação de Professores (m/f)

GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento

A GIZ está a recrutar um Assessor Pedagógico para os Institutos de Formação de Professores (m/f), para Beira, em Moçambique.
Descrição
  • A GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento é uma empresa Alemã que oferece serviços, a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
  • A GIZ actua principalmente mandatada pelo Ministério Federal da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ), porém, presta serviços também para outras entidades federais, governos de outros países, clientes internacionais assim como para empresas do sector privado
  • Em Moçambique, de entre outras áreas de assessoria, a GIZ apoia, através do Programa da Promoção da Educação Básica e de Formação Técnico Profissional (Pro Educação) em nome do Ministério Federal Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ) a implementação do Plano Estratégico da Educação e nas reformas em curso na Formação Profissional do Governo de Moçambique
  • A GIZ Pro Educação na sua vertente da Educação Básica, presta assessoria ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano a nível central e, nas províncias de Sofala e Inhambane a nível provincial e distrital em diversas áreas técnicas, de entre elas, a Formação de Professores. As principais actividades são focadas para a aplicação de métodos participativos e activos na área de formação de professores e uma prática docente reflexiva. O Programa apoia os formadores, as direcções e funcionários dos Institutos de Formação de Professores no aperfeiçoamento pedagógico, planificação, orçamentação, execução, monitoria e avaliação
  • O programa Pro Educação actua em 5 áreas de intervenção nomeadamente: (1) Gestão Educativa no nível descentralizado, (2) Formação de Professores, (3) Promoção de Saúde e Equidade de Género, (4) Desenvolvimento de Capacidades para uma educação profissional orientada ao mercado laboral e (5) Abordagens inovadoras junto com o sector privado
  • As províncias focais são Sofala e Inhambane. Existem intervenções pontuais nas províncias de Maputo, Nampula e Tete, na Educação Profissional
  • Na próxima fase do programa Pro Educação (2023-2025), a ênfase estará na consolidação dos resultados do programa, na transferência de conhecimento, nas parcerias e na desvinculação do apoio da Cooperação Técnica na educação básica
Funções
  • Representação do Programa Pro Educação na Província de Sofala, incluindo as áreas de ensino técnico
  • Criação e promoção de boas relações de trabalho com as contrapartes (IFP, DPE e outros), outros doadores, ONG, projectos da GIZ e outras entidades e pessoas que trabalham na mesma área que o Programa PE
  • Coordenações das actividades oficiam planificadas
  • Coordenação da boa gestão interna do Programa PE na província
  • Assessorar as direcções dos 3 IFP´s da província de Sofala, formadores e funcionários sobre processos estratégicos do sector, planificação e implementação de actividades
  • Promover o uso dos Métodos Participativos, materiais didácticos, melhor coordenação e implementação das fases práticas da formação de professores (Práticas Pedagógicas e Estágio Pré profissional)
  • Apoiar na elaboração de um plano de desenvolvimento de capacidades dos RH do IFP bem como de outras abordagens para consolidar os resultados já alcançados na assessoria técnica
  • Apoiar a implementação de capacitações, bem como acompanhar as réplicas dadas pelos formadores orientadores
  • Apoiar o processo de medição dos indicadores do programa e consolidação dos resultados do Programa PE em apoio ao IFP
  • Criar sinergias com outras áreas do Programa, tais como o uso pedagógico de TIC, a Gestão Escolar e a pedagogia sensível ao género
  • Participar activamente nos processos de planificação, orçamentação, monitoria de actividades e gestão do conhecimento do Programa PE
Requisitos
  • Mestrado/MSc ou Doutoramento numa área que esteja relacionada com os objectivos do programa, com foco na área de formação de professores ou numa outra área relevante
  • Pelo menos 5 anos de experiência profissional na área de actuação do programa, com pelo menos 3 anos de experiência profissional numa posição equivalente
  • Experiência na coordenação de equipas e representação
  • Experiência na organização de eventos e visitas oficiais
  • Experiência na área pedagógica, e especialmente na formação e/ou capacitação de professores
  • Experiência na cooperação internacional constitui uma vantagem;
  • Experiência na assessoria de organizações;
  • Conhecimento do contexto e políticas educativas do país
  • Bons conhecimentos do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (software relacionado, telefone, fax, e-mail, Internet) e aplicações informáticas (por exemplo, MS Office).
  • Conhecimentos sobre a Aplicação Pedagógica de TIC constituem uma vantagem
  • Competente no trabalho em equipas multiculturais e interdisciplinares
  • Flexibilidade e vontade de viajar nas províncias de Inhambane, Sofala e Maputo
  • Autónomo e estruturado no dia-a-dia laboral
  • Fluente na língua Portuguesa
  • Bons conhecimentos da língua Inglesa
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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