Vaga

Analistas Financeiros

USAID

A USAID - Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional em Moçambique está a recrutar Analistas Financeiros no Sector de Gestão Financeira (OFM), para Maputo.

Funções
  • Analisar e aconselhar sobre os aspectos financeiros relacionados com a concepção, implementação e avaliação de programas/projectos/actividades da USAID em Moçambique atribuídos às Equipas com Objectivo de Assistência sob a chefia do Analista de Supervisão Financeira
  • A principal responsabilidade dos Analistas Financeiros é a de desenhar e conduzir análises financeiras e operacionais de diversos aspectos relacionados com as operações internas da USAID e das Instituições financiadas pela USAID incluindo o Governo de Moçambique e ONGs moçambicanas
  • Implementação da política de verificação de pagamentos, facilitando o processamento atempado da contabilização, e pela resolução de problemas ou questões que possam surgir
  • Contínua monitoria financeira e supervisão dos fundos da USAID alocados às Entidades Governamentais Moçambicanas e às ONGs, assim como darão formação para fortalecer a capacidade de gestão financeira e administrativa dessas entidades
  • Apoiar na gestão da Mission Management Control Review Committee (MCRC), incluindo a coordenação e preparação da certificação anual das verificações do controlo interno
  • Apoiar o Chefe do Sector de Gestão de Auditorias da Missão (AMO) na planificação, coordenação e assessoria em questões relacionadas com a planificação e coordenação de auditoria, fecho das recomendações de auditoria e outras tarefas que lhes forem atribuídas
  • Formar, orientar, coordenar e rever o trabalho dos Analistas Financeiros que estejam em formação
Requisitos
  • Curso superior completo em contabilidade, finanças ou administração de empresas
  • Para o nível superior desta posição, exige-se um mínimo de sete anos de experiência progressivamente responsável como profissional de contabilidade, auditoria, análise financeira (idealmente três anos desta experiência com uma organização com experiência de trabalho directo com o governo dos EUA ou com qualquer ONG internacional)
  • Os candidatos poderão ser contratados para uma posição inferior com um mínimo de quatro anos de experiência idêntica
  • Exige-se fluência em Inglês e Português na fala, leitura e escrita
  • Profundo conhecimento e compreensão dos princípios de contabilidade profissional, das teorias, práticas e terminologia, bem como a sua aplicação prática e ainda capacidade para adquirir rapidamente esse conhecimento das leis, regulamentos e procedimentos que regem a gestão financeira da USAID, os fluxos orçamentais e financeiros das instituições do Governo de Moçambique a nível nacional e provincial
  • Desenvolver uma compreensão da organização e das operações da USAID e estar familiarizado com o programa/projecto/actividade e com as políticas e processos operacionais da USAID, bem como os das instituições mais importantes do GdM
  • Capacidade de analisar os sistemas de gestão financeira, identificar as práticas e procedimentos que requeiram revisão, elaborar recomendações e apresentar resultados por escrito e oralmente de uma maneira clara e concisa
  • Capacidade de fazer julgamentos independentes sobre a adequação das capacidades institucionais e a adequação dos sistemas de contabilidade e de controlo
  • Capacidade de comunicar eficazmente com gestores não-financeiros
  • Capacidade de recolher e apresentar factos e recomendações de uma forma clara e concisa, por escrito ou oralmente
  • Competência para preparar e dar formação a grandes grupos em contextos formais, para desenvolver e manter contactos com funcionários seniores de instituições do GdM e ainda para colaborar numa equipa orientada para o serviço, apresentando boas habilidades interpessoais e capacidade de comunicar eficazmente, mantendo relações cordiais com colegas americanos e locais, com representantes de ONGs, do GdM e com entidades internacionais
  • Capacidade de compreender o sistema de contabilidade integrada da Agência e serem proficientes na recolha de informações financeiras para uso em relatórios de gestão da Agência
  • Domínio na concepção e uso de aplicações electrónicas e no uso de programas de processamento de texto bem como excelentes habilidades no uso de Excel, Word, Power Point e Access
Notas
  • Os candidatos poderão ser contratados com base em qualificações inferiores requeridas pela posição, a fim de adquirirem a formação específica necessária
  • Para estes níveis de formação os candidatos deverão ter pelo menos quatro anos de experiência profissional progressivamente responsável em Contabilidade, Auditoria ou Análise Financeira (idealmente um destes anos de experiência deverá ter sido com uma organização que trabalhe directamente com o Governo dos Estados Unidos ou com uma Organização Não-governamental internacional)
  • Os candidatos poderão ser promovidos ao nível imediatamente superior após um mínimo de um ano, se o seu desempenho for satisfatório, e assim sucessivamente até atingirem o nível desejado para esta posição
  • Os candidatos serão avaliados com base no seu conhecimento relevante, na experiência e nas habilidades demonstradas na sua candidatura, nas recomendações de referências de empregadores anteriores e no processo de entrevistas
  • Este é um posto local e está abrangido pelo plano salarial local
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
  • Para mais informação contacte +258 21 355452
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação (em Inglês)
  • Curriculum Vitae (em Inglês)
2. Candidatura
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

Ler artigo