A ADRA Moçambique está a recrutar Acessores de Consórcio, para Nampula, Zambézia e Manica, em Moçambique.
Descrição
- A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) é uma agência humanitária global composta por mais de 120 escritórios, de apoio e implementação, operados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia para fornecer desenvolvimento individual e comunitário e alívio de desastres. A ADRA está comprometida com os direitos humanos, igualdade de género, salvaguarda dos direitos das crianças, bem como o envolvimento dos grupos mais vulneráveis
- A ADRA junto com seu parceiro a AGRA, cuja estratégia 2023-2027 imlica parcerias com actores dos sistemas agro-alimentares, actua nos corredores de desenvolvimento de Nacala, Beira e Vale do Zambeze, adoptando uma abordagem de consórcios. Esses consórcios visam aumentar a produtividade agrícola, fornecendo insumos e serviços de qualidade aos pequenos produtores, fortalecendo o mercado e capacitando Micro, Pequenas, e Médias Empresas (MPMEs) locais, criando assim oportunidades de emprego para jovens e mulheres
- Ancorado às MPME existentes e com recurso a agentes de extensão privados e treinados (VBAs), o investimento propõe melhorar o desenvolvimento da cadeia de valor primárias (milho, soja e arroz) e secundárias (gergelim, castanha, mandioca e outras). O sucesso da implementação exigirá a participação activa de instituições governamentais, do sector privado e de todos os outros parceiros e prestadores de serviços do sector agrário o que requer um grau considerável de coordenação e alinhamento. Entretanto, embora as duas cadeias de valor continuem a ser prioridades para os governos regionais, a falta de conhecimento, os recursos organizacionais e os limitados conhecimentos especializados têm dificultado a coordenação eficaz de todos os intervenientes através de mecanismos que promovam uma acção colectiva eficaz e inclusiva a nível da programação, prática e que incluam políticas favoráveis ao ambiente de negócios no sector
- Os governos provinciais, representados pelas Direcções Provinciais de Agricultura e Pescas (DPAP) em colaboração com as Direcções Provinciais de Industria e Comércio e outras instituicões, são cruciais no sucesso dos anseios dos consorcios no que se refere a coordenação dos consorcios, suporte na imlementação de políticas e regulamentos assim como na identificação de desafios que estejam relacionados à politicas. É neste contexto que se lança a presente chamada para contractação de um/a Assessor/a do Consórcio, para servir de elo de ligação entre o governo provincial,os membros do consórcio e outros actores locais relevantes, com o propósito de melhorar a coordenação entre os diferentes intervenientes da cadeia de valor das culturas alvo. O/a assessor vai também recomendar sobre as melhores práticas a serem seguidas/usadas localmente pelos implementadores baseado na realidade agro-ecologica e ambiente de agronegocio local
- Título do Posto: Assessor do Consórcio Agro-alimentar
- Número de técnicos: 03 técnicos
- Local de trabalho: Provincia de Nampula – cidade de Nampula, Provincia da Zambézia, distrito de Mocuba; Provincia de Manica, Cidade de Chimoio
- Objectivo da Posição: O Assessor do Consórcio será responsável por supervisionar a implementação do projeto, garantindo a promoção e aplicação de boas práticas, documentar e disseminar/partilhar histórias de sucesso, alinhamento com políticas e estratégias governamentais, plano estratégico da AGRA e a entrega de resultados de impacto positivo para os beneficiários
Funções
- Estabelecer um ambiente estratégico de coordenação multissectorial para a implementação do projecto através da participação das DPAPs, de Direcção Provincial de Indústria e Comércio (DPIC) e do conselho empresarial provincial na implementação do programa da AGRA ao longo do corredor
- Apoiar na realização dos encontros do comité técnico e comitê de direção do projecto
- Supervisar e garantir a implementação do projeto ao nível dos corredores, oferecendo orientações sobre estratégias e melhores práticas para assegurar o sucesso das actividades
- Fortalecer o mecanismo de coordenação e partilha de informações entre as várias partes interessadas no projecto ao nível do corredor
- Fornecer orientação técnica à equipe do programa e aos parceiros do consórcio, garantindo que a abordagem técnica, as metodologias e as atividades do programa sejam tecnicamente sólidas, viáveis e contribuam para o sucesso do programa
- Facilitar a comunicação e coordenação entre o consórcio com o Governo, assegurando que as acções do projecto estejam alinhadas às metas e indicadores governamentais
- Apoiar a DPAP na gestão, coordenação e execução das actividades descritas no contrato do projecto (GAL)
- Auxiliar o consórcio na monitoria, documentação e disseminação de boas práticas, lições aprendidas e histórias de sucesso
- Apoiar a direção da AGRA Moçambique na troca de mensagens e no envolvimento com as direções e delegações provinciais e distritais, parceiros de desenvolvimento e agências governamentais relevantes sobre tópicos de interesse do consórico e da AGRA que facilitam o desenvolvimento e crescimento de cadeias de valor agrícolas
- Apoiar a equipe da AGRA e seus parceiros na realização de pesquisas e análises de mercado aprofundadas para identificar oportunidades de expansão de mercados inclusivos, comércio e finanças
- Auxiliar na coleta e compartilhamento de dados com o centro de conhecimento técnico do Food Security Monitor do programa e outros produtos de gerenciamento de conhecimento
- Fornecer atualizações em forma de briefings verbais e relatórios escritos regulares sobre as operações, realizações e problemas do consório ao Líder do consórcio e outros pessoal da AGRA
- Identificar as necessidades e prioridades para reformas nas cadeias de valor ao nível do corredor e partilhar com a AGRA
- Auxiliar a AGRA e o consorcio na organização e documentação das reuniões trimestrais para revisão do progresso, licoes e desafios
Responsabilidades no âmbito de personalidade
- O assessor do consórico deve servir de Modelo dos valores da AGRA “IRISE” e ser um portador da cultura da organização através de:
- Integridade: Mantenha convicções morais e sempre faça a coisa certa
- Respeito: Valorize as diferenças e abrace a diversidade e a inclusão
- Inovação: Busque a excelência e abrace a melhoria contínua, a criatividade ousada e a mudança
- Administração: Seja responsável pelas ações empreendidas e pelos recursos confiados
- Equidade: Seja governado pela justiça em todos os empreendimentos
- Timeliness/Oportunidade: Os dados dos projecto são atualizados (atuais) e as informações são disponibilizadas a tempo
Arranjo Institucional
- O Assessor contratado exercerá as suas funções sob a supervisão directa e próxima do “Ponto Focal da AGRA” para o respectivo corredor. Ao nível estratégico a articulação será com as DPAPs e DPICs) das províncias onde o projecto será implementado. Ao nível operacional a comunicação será com os líderes do Consórcio. Os relatórios produzidos e outros resultados serão partilhados em tempo útil com AGRA através do ponto focal do corredor com copia a DPAP e DPIC
- O assessor estará baseado na DPAP onde terá um escritório com as condições de trabalho desejáveis
- Duração do Contrato de Trabalho: A duração do contrato de trabalho será por um período de um ano renovável, sujeito a avaliação de desempenho e disponibilidade de recursos. A tarefa é a tempo inteiro
Requisitos
- Graduação em Agronomia, Economia, Desenvolvimento Rural ou áreas afins
- Experiência comprovada em gestão de projetos e programas agrários e/ou desenvolvimento rural
- Habilidade em articular com governos, sector privado, ONGs e outros actores das cadeias de valor do sector agrárias
- Conhecimento nas cadeias de valor primárias do milho e soja e secundárias do gergelim, castanha de cajú, mandioca, e horticolas será uma vantagem
- Conhecimento sobre politicas agrárias e protocolos comerciais vingentes será uma vantagem
- Capacidade de produzir relatórios técnicos e realizar análises baseadas em dados
- Competências interpessoais e de comunicação eficazes
- Fluência em português e inglês
- Conhecimentos da língua local, será uma vantagem
- Possuir carta de condução de viaturas
- Boas competências de informática na óptica do utilizador para as aplicações gerais (MS- Office, E-mail e Internet)
Notas
- Somente candidatios pré-selecionados serão contactados
- Procedimento para aplicação: As cartas de candidaturas e outros documentos (CV, BI, NUIT, Certificado/s)