Vaga

Gestor Provincial de Laboratório (m/f)

FGH – Friends in Global Health

A FGH está a recrutar um Gestor Provincial de Laboratório (m/f) para Zambézia, em Moçambique.
Funções
  • Auxiliar na definição de prioridades e desenvolver planos operacionais em linha com o plano estratégico nacional de laboratório, procurando melhor uso dos recursos humanos e materiais e melhor coordenação junto de vários actores
  • Promover a participação de todos membros da equipe de laboratório da FGH nas mais variadas intervenções e prioridades institucionais e prestar apoio na planificação do número de pessoal, perfis e treinos necessários para as atribuições e necessidades da organização para o sector de laboratório na província (o que inclui os coordenadores, assistentes provinciais e oficiais distritais de laboratório)
  • Estimular e apoiar análise oportuna e utilização de dados, reforçando o sistema de informação laboratorial (SIL), com especial foco nos diversos pontos de testagem rápida do HIV, CD4, DPI e CV e diagnóstico de TB
  • Suporte na introdução e expansão de novos testes e estratégias aprovadas pelo Ministério da Saúde. Isto inclui formação em novos procedimentos laboratoriais, adaptações locais
  • Contribuir na melhoraria da prestação dos testes de diagnóstico (CD4, DPI, CV GeneXpert e outros testes de TB), reforçando o apoio na provisão e monitoria de sistemas de transporte de amostras e retorno de resultados, baseado na directriz nacional
  • Apoiar a implementação das actividades de FOGELA, AEQ e MQ, com base nos instrumentos disponíveis para a monitorização da qualidade (incluindo SIMS)
  • Fornecer acompanhamento próximo e monitorar a solução de problemas do sistema de gestão da cadeia de manutenção e abastecimento, incluindo sistema de gestão laboratorial (SGL) em coordenação com a equipa provincial de laboratórios
  • Manter supervisões regulares e formação de qualidade (incluindo reciclagem) para o pessoal de laboratório, a fim de mantê-los atualizados com as prioridades e estratégias actuais, bem como boas práticas de laboratório
  • Reforçar a componente de biossegurança em procedimentos laboratoriais, incluindo o seu acompanhamento e melhoria regular, com foco na segurança do sangue, prevenção de infecção e medidas de controlo, incluindo a gestão dos resíduos biológicos
  • Liderança na Intervenção de laboratório da FGH (Além de implementação do acima referidos):
  • Coordenar com equipa provincial e pessoal da DPS no desenvolvimento de avaliação locais regulares, supervisão e plano de suporte, através do programa de tutoria em particular
  • Identificação de mecanismos de operações distritais e ao nível das unidades sanitárias, ou seja, definição adequada e distribuição de papéis e responsabilidades, programas FOGELA/AEQ de laboratório (incluindo o estabelecimento de fluxos de trabalho de rotina; desenvolvimento / implementação dos POPs, instruções de trabalho, registos diários e dos formulários de referência, conforme necessário, de acordo com as autoridades
  • Planificação de actividades de laboratório para melhorar o desempenho da testagem, diminuir o tempo de rotação e melhorar os resultados de ligação
  • Apoio no nível da unidade e distrital para o SIL e seu uso para melhorar a prestação de serviços de qualidade, em particular a disponibilidade atempada dos resultados aos níveis apropriados para o uso efetivo
  • Sistema de transporte de amostra de laboratório: gerir, juntamente com a equipa provincial da FGH a implementação de um sistema de transporte comercial de amostras na província
  • Planos adequados para incorporar a expansão dos serviços de laboratório, conforme necessário
Requisitos
  • Grau de licenciatura, acrescido de um mínimo de 5 anos de experiência comprovada nas áreas práticas de laboratoriais clínicos e de diagnóstico, de tratamento do HIV/SIDA e da tuberculose em países de recursos limitados, incluído gestão e liderança de equipes
  • Pelo menos cinco (5) anos de experiência em gestão de projectos, supervisão ou liderança/gestão equivalente
  • Experiência no ensino de técnicas de diagnósticos laboratoriais básicos
  • Proficiência em técnicas de PCR, CD4, ELISA, testes rápidos, hematologia e bioquímica
  • Habilidade para orientar o desenvolvimento da estratégia, gerir a implementação de projectos e liderar uma equipa
  • Fortes habilidades de comunicação interpessoal e capacidade de advogar e criar consensos com altos funcionários do Governo e diferentes partes interessadas
  • Fortes habilidades interpessoais e de representação
  • Fluente em Português e Inglês com excelentes habilidades na escrita, comunicação verbal e de apresentação
  • Proficiência em Microsoft Office (por exemplo, Word, Excel, PowerPoint) e com conhecimento de software de previsão e planificação (ForLab e Pipeline)
  • Habilidade para preparar, entregar relatórios e fazer apresentações públicas
Notas
  • Apenas serão contactados os(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) na base dos documentos apresentados. FGH reserva-se o direito de fechar o processo antes do prazo se tiver identificado o candidato ideal
  • A FGH não cobra quaisquer valores aos candidatos a emprego, e distancia-se veementemente deste tipo de prática. Denuncie através do número 800 660 660, é grátis
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

Ler artigo