Testemunho

“Torna-te melhor no que fazes, sempre” – fundadores do emprego.co.mz

Tiago Borges Coelho e Frederico Silva

Como é que se definem?

Diríamos que somos empreendedores sociais, se julgarmos pelo âmbito dos projectos da UX  e da nossa visão transformadora.

Porque é que iniciaram o emprego.co.mz?

Apercebemo-nos que uma das causas para a elevada taxa de desemprego era o facto de existir uma limitação no que diz respeito à divulgação de oportunidades de trabalho. Na altura o jornal fazia uma tiragem de 15.000 cópias para um número várias vezes maior de interessados. Acreditámos que poderíamos contribuir para mitigar este problema através do uso das tecnologias de informação e comunicação e foi exactamente o que fizemos.

Que recursos foram precisos para iniciar o emprego.co.mz?

Tempo, computadores e acesso à internet. Embora a noção geral seja de que é necessário um investimento significativo a nível de capital, a verdade é que neste tipo de empresas temos a possibilidade de contornar algumas necessidades do negócio convencional e são os elementos intangíveis que ganham uma relevância notória.

O que é que distingue o emprego.co.mz de outros métodos de procura de oportunidades de trabalho online?

Creio que temos essencialmente dois factores diferenciadores:

  1. A filosofia de design user friendly, adequada ao baixo nível de usabilidade, e o foco no desempenho da plataforma, mesmo num ambiente de fraca qualidade da internet.
  2. Um modelo de negócio assente na redistribuição de riqueza que denominamos de Modelo de Negócio do Robin dos Bosques. Cobramos serviços de valor acrescentado às grandes empresas (sector privado, agências de desenvolvimento, doadores, etc.) e proporcionamos um serviço gratuito ao candidato, às pequenas empresas, instituições académicas públicas e instituições de caridade.

Que aspectos do emprego.co.mz consideram determinantes para a evolução que conheceu?

A nosso ver, um dos aspectos mais importantes relaciona-se com o facto de termos desenvolvido a plataforma com base nas necessidades do utilizador. Volvidos 4 anos, todo o processo de evolução da plataforma foi centrado numa dinâmica de mercado. Sentimos também que temos uma marca que catalisou o crescimento nas  redes sociais e motores de busca, o que nos possibilitou atrair um tráfego significativo sem que tivéssemos incorrido num grande investimento para a sua divulgação. Para concluir, temos uma equipa que acredita na visão deste produto e que trabalha afincadamente para o seu crescimento. 

Quais são os maiores conseguimentos, no vosso entender, do emprego.co.mz?

Numa primeira fase acreditamos que foi atingir massa crítica no que se refere aos utilizadores e validar a nossa solução. Mais tarde, a definição de um modelo de negócio e o lançamento da versão 2 da plataforma. Por fim, sentirmos que se tornou referência no mercado local e ver a sua expansão para o mercado Angolano.

Quais são os desafios do emprego.co.mz neste momento?

A plataforma tem uma série de novas funcionalidades a serem desenvolvidas, para que se torne ainda mais útil para os seus utentes. Com o número de projectos em que estamos envolvidos e face às limitações a nível de recursos, acabamos por inevitavelmente atrasar este processo.

No mercado Angolano, o emprego.co.ao está em fase de arranque. É um país com uma dinâmica diferente e onde iremos certamente encontrar concorrência.

Quais os maiores obstáculos do emprego.co.mz?

No caso específico de Moçambique, sinto que o mercado é conservador. Independentemente do custo inferior e da ferramenta inovadora que proporcionamos, ainda há quem mantenha os mesmos processos morosos das últimas décadas. A baixa taxa de penetração de internet, resultante do custo de acesso e da falta de infraestrutura, é também um obstáculo ao crescimento desta plataforma.

Qual é próximo grande passo do emprego.co.mz – real ou desejado?

Após consolidarmos a marca no mercado Angolano, temos como objectivo a continuação do processo de expansão na região da SADC.

O que é que diriam a um jovem moçambicano – como incentivo, lição, testemunho, etc. – sobre criar tecnologias num contexto como o nosso?

Sonha! É importante desenvolveres essa capacidade. Um dia terás que saber como transformar esse sonho num objectivo. Isso só será possível se o tornares realístico e alcançável. Traça as tuas metas, festeja as tuas vitórias, reflecte  sobre as tuas derrotas,  sê humilde, aprende com todo o processo e torna-te melhor no que fazes, sempre. A tecnologia abre-te as portas para o mundo, mas cabe a ti dar o primeiro passo e todos os que se seguem. Eleva a tua bandeira, representa o teu país, vence.