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Porquê é que o Marketing Pessoal é importante na carreira profissional?

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Uma das questões que tem sido recorrente no mercado de trabalho é como nos podemos diferenciar num trabalho ou na criação de um negócio. E o Marketing pessoal constitui uma ferramenta poderosíssima de diferenciação.

Pode-se dizer que o Marketing pessoal é um conjunto de estratégias aplicadas de forma planeada que atribuem valor à imagem pessoal.

 

Se pensarmos em alguns exemplos de grandes líderes e empreendedores como Steve Jobs, Mary Kay Ash, Richard Branson, Frida Khalo, Nelson Mandela, veremos que saíram do que se pode chamar senso-comum e tiveram grandes obras que foram divulgadas e repassadas.

E foi através da divulgação do seu trabalho, produtos/serviços e dos seus feitos que criaram uma imagem a sua marca e agregaram valor à mesma.

 

Ter conhecimento, ser competente e não divulgar os seus feitos é um erro e fracasso para o Marketing pessoal.

Mas talvez o maior desafio do Marketing pessoal seja de que forma fazê-lo adequadamente e sem que se seja conotado como “prepotente”.

É importante divulgar o que faz para que as pessoas o possam conhecer e perceber os seus ideiais e de que forma pensa em criar impacto nelas ou na sociedade.

 

Porquê e como e investir no Marketing Pessoal?

 

Os benefícios do Marketing pessoal passam por conseguir conquistar o trabalho que pretende; ser promovido no trabalho em que se encontra; melhorar as relações comerciais, se for um comercial ou empresário; e ser reconhecido no mercado e na sociedade.

 

E para tal:

Invista na sua saúde: este é um dos principais aspectos que se deve ter em conta. A saúde deve estar sempre em primeiro lugar, o que significa que é importante que se alimente, que descanse as horas necessárias para que possa ter maior nível de produtividade.

 

Invista na sua imagem: somos o cartão-de-visita da empresa para a qual trabalhamos, para o nosso negócio e somos o nosso cartão-de-visita. Tenha em consideração que o mundo é visual e que a primeira impressão vale o suficiente para transmitir ou não confiança. Por isso vista-se de forma adequada à sua função, ao seu negócio, ou como a pessoa que se deseja tornar no futuro.

 

Invista no conhecimento: diz-se sempre que não basta parecer, é preciso ser. Por isso, para além de investir na imagem, invista no “conteúdo”. Seja uma pessoa bem informada, o que passa por estar atenta aos jornais, revistas, notícias e livros que sejam interessantes para a sua área e desenvolvimento pessoal e profissional. E uma das fontes mais ricas de informação é a partilha com o nosso networking. Por isso invista no networking e partilhe a sua experiência, mas acima de tudo esteja atento às experiências dos outros, que poderão fazer com que não cometa os mesmos erros e permiti-lo/a crescer de forma rápida e sólida.

 

Tenha um “diferencial”: Mahatma Ghandi é reconhecido pela sua frase “Be the change that you want to see in the World”.

Cada um de nós possui características e personalidade que nos distinguem dos outros. Não seja mais uma pessoa igual às outras, tenha algo que faça com que as pessoas se lembrem de si, uma peça de roupa, uma cor, uma forma de se apresentar distinta, pelo seu carácter, ou pela sua atitude. Mas acima de tudo valorize-se e seja sempre verdadeiro consigo e com os outros.

 

Tenha foco e inspire: antes de pensar no Marketing pessoal, estabeleça um objectivo claro do que pretende, de onde quer chegar e o que precisa para conseguir alcançar os seus objectivos. Pense nas acções a longo prazo e oriente o seu Marketing pessoal de acordo com os objectivos e estratégias traçadas.

 

EVITE ERROS COMO:

  • Tentar transparecer o que não é
  • Não fazer networking
  • Não ter diferenciais
  • Não ter posicionamento
  • Não saber quais são os seus interesses e o público-alvo
  • Utilização das redes sociais de forma incorrecta

De uma forma geral, o Marketing pessoal é ter foco, saber o que quer e fazer escolhas claras. O universo é mental, quem pensa de forma positiva cria factos que deseja criar e cria a sua vida.

Para ser bem sucedido é um erro seguir os passos de alguém.

Procurar o próprio caminho; ser a melhor versão de si mesmo/a; promover a sua imagem e marca; tornar-se referência no seu meio, sociedade e país. É o caminho para o sucesso.