Vacancy

Profissional Administrativo e Financeiro Sénior (m/f)

GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento

A GIZ está a recrutar um Profissional Administrativo e Financeiro Sénior (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento é uma empresa Alemã que oferece serviços, a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
  • O Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung, BMZ) incumbiu à Agência Alemã para Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH) e ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) o projecto nacional “Support to forcibly displaced persons in Northern Mozambique”
  • A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique é afetada por um violento conflito desde Outubro de 2017. Mais de 870 mil pessoas foram deslocadas à força pela violência do conflito dentro do país, a maioria nas províncias de Cabo Delgado e Nampula
  • O objectivo geral do projecto nacional é de melhorar as condições de vida dos deslocados internos, refugiados e membros da população de acolhimento, especialmente mulheres e jovens, em comunidades seleccionadas no norte de Moçambique
  • O/A profissional administrativo é responsável pela gestão das finanças e prestação de assistência administrativa em geral para a implementação e para a gestão dos 3 programas/projectos, bem como pela ligação do dia-a-dia com os seus parceiros. O profissional exerce as suas funções sob a supervisão directa do Director do Programa. Em suma, o/a profissional administrativo é responsável por:
  • Prover serviços administrativos para o programa (por exemplo, aquisição de material de escritório, manutenção de registos e folhas de ponto, gestão de férias, etc.)
  • Atender às necessidades administrativas do escritório de forma independente, com um mínimo de intervenção
  • Gerir a equipe de apoio e administrativa no escritório do programa
  • Assegurar o cumprimento dos regulamentos financeiros e administrativos
Funções
Coordenação
  • Assegurar a disseminação e fluidez da informação entre o pessoal do nível centra e provincial do programa, parceiros e outras instituições
  • Sempre que solicitado, participar em reuniões internas ou com parceiros
Finanças
  • Assessorar a directora do programa na preparação e distribuição do orçamento
  • Monitorar mensalmente o orçamento do Programa e informar pontualmente a direccão do programa
  • Garantir a correcta alocação dos recursos financeiros
  • Verificar todos os justificativos de contas de todos os contratos (Acordos financeiros, contratos de consultoria, pagamentos directos, etc.)
  • Monitorar os cash e bank books do Programa e garantir o cumprimento de prazos na entrega ao Escritório Central de Maputo (GIZ Agencia)
  • Verificar todos os pagamentos a serem feitos pelo programa
  • Coordenar e confirmar as reconciliações mensais do programa
  • Apoiar o Programa e outros na resolução de todos assuntos financeiros pendentes
  • Analisar mensalmente o jornal, cost/income, unsettled items do programa
  • Interagir com o contabilista da GIZ Agencia sobre o mapa de “error sheets” verificados nos lançamentos e as pastas imediatamente após o fecho
  • Apoiar outras componentes do programa que venha a ser criados na verificação e correcção rápida dos erros apontados pelo Controle e Auditoria Interna
  • Resolver exigências ou questões contabilísticas pendentes como writte off, receivables ou outros
  • Garantir eficiência no uso dos recursos do programa
Administração Geral
  • Gerir e monitorar a equipa administrativa (assistentes, contabilistas, motoristas e serventes)
  • Dentro do Programa apoiar os administradores provinciais nos processos administrativos e organizar encontros administrativos
  • Divulgar informação administrativa entre GIZ Agencia e as componentes e dentro do Programa e participar activamente nas reuniões mensais de Administração
  • Garantir que todos os processos (contratos, compras, pagamentos, reembolsos, etc) dos Programas cumpram com as regras da GIZ)
  • Coordenar a logística de viagens, reprodução e distribuição de material com o nome do Programa ou GIZ
  • Coordenar e monitorar os processos de publicações e impressões dentro do Programa
  • Criar e manter um arquivo completo dos contratos (consultoria, rendas, telefones, etc e acordos financeiros/ subsídios locais) assinados, incluindo o controlo dos prazos
  • Manter actualizados os ficheiros de inventário e handover do Programa
  • Coordenar e garantir a regularização anual dos manifestos e seguros das viaturas do Programa e garantir o controlo das viaturas
  • Assessorar a directora do programa e assessores em termos administrativos
  • Responder as questões administrativas internas e externas dos programas
  • Manter sob o controle todo o equipamento IT e garantir que o provedor preste um serviço de qualidade
  • Garantir a informação a GIZ Agencia sobre técnicos e peritos externos de visita ao país no âmbito do programa e assegurar acomodação e estadia seguras
  • Assegurar a melhoria continua dos processos administrativos e financeiros
Recursos Humanos
  • Acompanhar e apoiar os processos de recrutamento
  • Coordenar junto com a Agencia a actualização de contratos de trabalho novos e antigos
  • Garantir o cumprimento da Lei de trabalho em todas esferas, com vista a garantir o cumprimento dos direitos e deveres dos trabalhadores e do empregador
  • Organizar e manter actualizado o arquivo dos RH do programa (contratos, folhas de salários, declarações anuais para IRPS)
  • Apoiar na resolução de conflitos laborais no programa, analisar e acompanhar todos processos disciplinares do no seio do programa
  • Acompanhar e apoiar os processos de seguro de saúde
  • Assegurar avaliação anual de pessoal subordinado com base nos padrões da GIZ
Tarefas Adicionais
  • O/A profissional administrativo sénior exerce outras funções e tarefas a mando da direcção do programa
Requisitos
  • Grau universitário com especialização relevante e qualificação em Gestão de Negócios, Administração, Economia ou áreas afins (equivalente licenciatura ou MBA)
  • Pelos menos três anos de experiência profissional em contabilidade
  • Pelo menos três (3) anos de experiência profissional em posição comparável
  • Experiência profissional na gestão ou liderança equipas
  • Pelos menos três anos de experiência profissional em contabilidade, finanças e gestão de recursos humanos, exercida no âmbito da cooperação para desenvolvimento
  • Conhecimento de normas e instrumentos de gestão administrativa e financeira da GIZ é uma vantagem
  • Compreensão em profundidade de planeamento financeiro e contabilidade e preparação, bem como o processamento de acordos financeiros
  • Experiência e vontade em aperfeiçoar conhecimentos nas áreas de gestão e administração do projecto
  • Bons conhecimentos de tecnologias de informação e comunicação
  • Muito bons conhecimentos das línguas Portuguesa e Inglesa. O conhecimento da língua Alemã é vantagem adicional
  • Boa gestão e capacidade de organização
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Todos interessados qualificados são fortemente encorajados a se candidatar, enviando a sua candidatura e CV juntamente uma carta de motivação e contactos de três referências profissionais
  • Esta é uma posição nacional
  • Encorajamos mulheres, pessoas com deficiência e grupos minoritários a se candidatarem a esta posição. A GIZ está comprometida com a igualdade de oportunidades e a diversidade de perspectivas no local de trabalho
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