Vacancy

Oficial Provincial de Comunicação Interpessoal

PSI - Population Services International

A PSI está a recrutar um Oficial Provincial de Comunicação Interpessoal para Maputo e Gaza, em Moçambique.
Descrição
  • A PSI – Population Services International, uma ONG sem fins lucrativos e que se dedica ao desenvolvimento de marketing social de produtos e serviços de saúde, com sede na cidade de Maputo, está a procura  de candidatos dinâmicos e experientes para a função de Oficial Provincial de CIP para as províncias de Maputo e Gaza. Reportando ao Coordenador de CIP, e tendo a responsabilidade de zelar pela implementação eficaz de actividades inerentes a diversas estratégias de Comunicação Interpessoal  a nível do campo; coordenar e desenvolver parcerias com Activistas, Educadores de Pares e Organizações Comunitárias de Base (OCBs); garantir a supervisão do pessoal e das intervenções de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR); zelar pelo cumprimento das metas definidas no âmbito das actividades programáticas, assim como preparar e distribuir relatórios periódicos sobre todo o trabalho desenvolvido
Funções
  • Coordenar a definição e cumprimento das metas respeitantes ao programa de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) a nível provincial
  • Identificar OCBs, estabelecer e desenvolver parcerias de implementação das actividades de SSR
  • Executar actividades de sensibilização em SSR em coordenação com os parceiros de implementação
  • Desenhar e implementar planos de acompanhamento das acções dos Activistas e Educadores de Pares
  • Agir como elo de ligação entre as comunidades e instituições parceiras do programa de SSR
  • Elaborar planos de acção usando os dados e relatórios disponíveis tendo em conta a realidade da província
  • Participar no desenvolvimento do curriculo de formação, assim como na implementação das acções de formação em matéria de SSR a nível do campo
  • Coordenar a concepção das actividades de informação, educação e comunicação para o programa de SSR
  • Prestar apoio aos membros da sua equipa (Assistentes de CIP, Activistas, Educadores de Pares, Parteiras Tradicionais) na planificação, implementação e monitoria de actividades de SSR
  • Promover a participação da PSI em campanhas, feiras, exposições e outros eventos de âmbito da SSR
  • Coordenar a condução de acções de formação e capacitação sobre SSR a favor de parceiros e activistas
  • Coordenar a monitoria e avaliação das estratégias de implementação das actividades de SSR
  • Assegurar a capacitação técnica sistemática em matéria de SSR a nível provincial
  • Zelar pela promoção do diálogo e divulgação de materiais de CIP entre Activistas e Educadores de Pares
  • Supervisionar o conteúdo da informação ou mensagens veiculadas pelos Activistas, Educadores de Pares e Parteiras Tradicionais no âmbito das intervenções de SSR
  • Interagir com DPS, SDSMAS e Unidades Sanitárias para estabelecimento e fortificação de sistemas de referência em Planeamento Familiar
  • Prestar aopio às enfermeiras no registo correcto das fichas e do livro de Serviços Amigos de Adolescentes e Jovens (SAAJ)
  • Em coordenação com DPS, SDSMAS e lideranças comunitárias, realizar supervisões de apoio técnico regular e monitoria das actividades desenvolvidas pelas enfermeiras
  • Orientar as enfermeiras no uso dos Manuais de Protocolo, Guiões, Procedimentos e Padrões de Prestação de Serviços, Fluxogramas e Formulários Clínicos
Requisitos
  • Dois anos de experiência mínima em comunicação e implementação de actividades a nível do campo
  • Experiência na operacionalização de actividades inerentes aos projectos/programas de SSR
  • Capacidade para administrar workshops e proporcionar apoio técnico aos grupos comunitários
  • Domínio da componente de formação, e predisposição para trabalhar com público diverso
  • Conhecimento das metodologias participativas de mudança de comportamento em saúde, assim como das principais políticas, estratégias e protocolos nacionais que regem a área de SSR
  • Excelente capacidade de persuasão, supervisão e motivação de pessoas
  • Elevada personalidade, capacidade de análise, organização e negociação
  • Dinamismo, integridade e habilidade de pensar/trabalhar de forma independente
  • Proficiência na comunicação oral e escrita em Português
  • Conhecimentos sólidos de Inglês e das línguas línguas faladas na província para que se candidata
  • Formação Média ou Universitária em Ciências de Saúde, Ciências de Comunicação ou outra área relevante
  • Nacionalidade moçambicana
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Dar-se-á preferência aos candidatos com habilidades excepcionais em matéria de CIP; dinamismo, criatividade e visão empreendedora; excelente comunicação e autoconfiança; conhecimentos das línguas faladas a nível das comunidades provínciais; capacidade de utilizar computadores (MS Office e outros programas relevantes para o cargo), e elevado sentido de responsabilidade
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