Vacancy

Oficial de Salvaguarda e Engajamento Comunitário (m/f)

Missão Contra Lepra Moçambique

A Missão Contra a Lepra Moçambique está a recrutar um Oficial de Salvaguarda e Engajamento Comunitário (m/f), para Cabo Delgado, em Moçambique.
Descrição
  • A Missão Contra a Lepra Moçambique (TLMM), uma Organização Não-Governamental Internacional, sem fins lucrativos, pretende recrutar para o seu quadro de pessoal dois (1) Oficial de Salvaguarda e Engajamento Comunitário (SCEO), por um período de três (3) anos, baseado na Província de Cabo Delgado, (com escritório temporário na cidade de Nampula), que irão cabalmente cumprir todas as responsabilidades e tarefas da Organização
  • O Oficial de Salvaguarda e Engajamento Comunitário, será responsável por assegurar a implementação bem sucedida do quadro de Salvaguarda na Missão Contra a Lepra, das abordagens transformativas do género, criança e adultos vulneráveis, dentro dos ciclos programáticos da TLM Global Fellowship (Irmandade Global da TLM), de acordo com os requisitos, políticas e práticas do Doador (Governo da Inglaterra) e da TLMM. Irá trabalhar directamente com o Coordenador Nacional e em coordenação com o Gestor de Recursos Humanos, este último, no que diz respeito a Políticas, Código de Conduta e Procedimentos de boa práticas. O responsável deste cargo, providenciará suporte à equipa do projecto, para assegurar que todos os projecto são preparados e implementados a partir de uma lente de salvaguarda e em conformidade com as abordagens da Política de Salvaguarda, protecção de crianças e adultos vulneráveis
  • Quaisquer outras condições especiais do trabalho
  • O titular da posição deve estar disposto e capaz de trabalhar em diferentes ambientes, incluindo estar sediado em escritórios e passar uma grande quantidade de tempo fora e mais ou menos nas comunidades locais
  • Salvaguarda de notas aplicáveis a todos os postos de trabalho na TLMM:
  • A TLM Moçambique tem uma política de tolerância zero em relação a qualquer abuso, negligência e exploração a todas as pessoas. A salvaguarda é da responsabilidade de todos, e todos os colaboradores são obrigados a agir de forma a salvaguardar sempre a saúde e o bem-estar das crianças e dos adultos vulneráveis. O titular deve estar familiarizado e cumprir todas as políticas organizacionais da TLMM, incluindo o Código de Conduta Global de Salvaguarda, a Política Global de Salvaguarda de Crianças & Adultos Vulneráveis e os Procedimentos Globais de Salvaguarda de Crianças & Adultos Vulneráveis. Todos os funcionários da TLMM são obrigados a participar na formação de salvaguarda obrigatória
  • Salvaguarda de notas aplicáveis especificamente a esta posição dentro da TLMM:
  • Este papel foi avaliado como tendo um nível "Alto" de salvaguarda dos riscos. Isto porque o papel potencialmente envolve estar sozinho, ou ter contacto físico, com uma criança ou adulto vulnerável. Em alternativa, a função pode ter controlo sobre a prestação de bens ou serviços; ou prestar aconselhamento de salvaguarda; ou promover a salvaguarda da consciência
  • A TLMM implementará medidas de mitigação pertinentes, a fim de reduzir o nível de risco de salvaguarda. Por exemplo, estes incluirão: procedimentos de recrutamento reforçados, apoio do pessoal com protecção de competências e avaliação de seis em seis meses dos riscos de salvaguarda relacionados com as funções. Espera-se que o titular do cargo colabore para que estas medidas possam ser implementadas
Funçõe
  • Implementação de normas de Salvaguarda no âmbito da TLMM
  • Actua como DSL para a TLMM e parte da rede TLM Global
  • Garante que os sistemas e processos relativos à Salvaguarda estão em vigor e funcionam de acordo com a política e procedimentos de salvaguarda da TLM
  • Conforme apropriado, estabelece contactos com o Oficial de Salvaguarda Designado Global
  • Orienta indivíduos que visitarão os locais de projecto com a Política e o Código de Conduta e supervisiona o seu briefing. Isto inclui, mas não se restringe, pessoal dos meios de comunicação, jornalistas, fotógrafos e outros visitantes (pessoal não da TLMM)
  • Mantém-se actualizado com as melhores práticas internacionais e nacionais de Salvaguarda, bem como com as leis, políticas e procedimentos locais
  • Supervisiona a implementação da política e procedimentos no país
  • Apoia a gestão sénior e intermédia para garantir que a Salvaguarda seja integrada em toda a organização
  • Assessora e apoia a gestão do pessoal na política e processos de Salvaguarda
  • Utiliza vídeos de Salvaguarda global da TLM e outros recursos para promover uma cultura de Salvaguarda no âmbito das actividades da TLM Moçambique
  • Faz auditorias e apoios aos parceiros da TLMM no desenvolvimento das suas próprias políticas de Salvaguarda, formação e padrões
  • Recebe relatórios sobre todas as preocupações de Salvaguarda, regista-os e informa o DSO de todos os relatórios recebidos o mais cedo possível (e em todos os casos no prazo de 24 horas)
  • Colabora e pode liderar no plano de resposta à Salvaguarda das preocupações, sujeito à aprovação do Global Designated Safeguarding Officer (Oficial de Salvaguarda Designado Global)
  • Apoia os Gestores de programas e a Salvaguarda de pessoas focais para desenvolver o mapeamento local de organizações e agências que possam apoiar sobreviventes e pessoal na Salvaguarda (por exemplo, aconselhamento, apoio psicossocial, assistência social, agências de protecção de crianças, agências de violência doméstica, etc.)
  • Mantém e actualiza regularmente a lista de opções de encaminhamento
  • Apoia e aconselha as pessoas locais de Salvaguarda focal
  • Prepara relatórios de Salvaguarda para os doadores de acordo com os seus requisitos
Denúncia
  • Assegurar que a política e práticas adequadas de denúncia estejam em vigor na TLMM, em conformidade com as normas globais da TLM
  • Certificar-se de que todo o pessoal, parceiros, beneficiários e outras partes interessadas da TLMM estão cientes da política e prática de denúncia
HR & Salvaguarda
  • Apoia o Gestor de RH da TLM Moçambique em todos os processos que requerem Salvaguarda de entradas, incluindo, mas não se limitando a: embarque e recrutamento, formação e desenvolvimento relevantes, off-boarding
  • Orienta e inscreve novos funcionários e representantes sobre a política, procedimentos e código de conduta de Salvaguarda
  • Trabalha em conjunto com pessoal de RH e chefes de equipa para fornecer formação e sensibilização para a Salvaguarda para melhorar a prevenção, o reporte e a resposta
  • Trabalha com o Gestor de RH e outros Gestores da TLMM para garantir que as avaliações de risco de função estão em vigor para todas as posições na organização
  • Trabalha com o Gestor de RH para garantir que estão em vigor práticas adequadas para verificação de antecedentes para novos funcionários
Salvaguarda na Gestão de Riscos
  • Mantém-se actualizado com práticas de gestão de risco dentro da TLM globalmente
  • Apoia o pessoal e os representantes da TLM na realização de avaliações de riscos de salvaguarda e assegura a realização de planos de mitigação
  • Garante que os registos de risco adequados estejam em vigor e sejam revistos regularmente
Código de Salvaguarda de Conduta
  • Garante que todo o pessoal da TLMM é informado/treinado sobre o Código de Conduta e que é claro o que é comportamento aceitável e o que não é
  • Garante que todo o pessoal recebe o Código de Conduta (traduzido para a língua local) e o mesmo é assinado por cada membro do pessoal
Salvaguarda & Trabalho com Parceiros
  • As devidas diligências são dadas à Salvaguarda das questões quando trabalham com os Parceiros, incluindo, mas não se limitando a:
  • Acordos de Parceria Adequados, formação para parceiros, assistência aos Parceiros para desenvolverem as suas próprias políticas de Salvaguarda e Código de Conduta, ou que adoptem e implementem os equivalentes da TLM
Salvaguarda & Governação
  • Prepara e apresenta relatórios trimestrais de Salvaguarda ao Conselho de Administração com uma cópia enviada ao GDSO utilizando o modelo aprovado pela TLM
  • Garante que a Salvaguarda é um ponto permanente na agenda das reuniões do Conselho de Administração relacionadas com a TLMM
 Engajamento Comunitário
  • Garante que todos os beneficiários e comunidades com quem a TLMM trabalha estão envolvidos e escutados em todas as fases do ciclo do projecto: projecto, avaliação de riscos, concepção de mecanismos de feedback, Monitorização & Avaliação, etc.
  • Mantém o registo BFCM (Mecanismo de Feedback e Reclamações do Beneficiário) e garante que o feedback é registado, reconhecido, respondido e os resultados comunicados ao grupo/indivíduo envolvido
  • Participa em debates e formação globais da TLM sobre o BFCM e garante que a aprendizagem é implementada na TLMM
  • Networking, desenvolvimento e manutenção de relações positivas com um leque de pessoas de diferentes origens e faixas etárias - incluindo residentes, líderes comunitários, grupos locais, serviços e organizações, parceiros de projecto e autoridades locais
  • Promover o feedback da comunidade e garantir mecanismos de feedback adequados em cada local onde a TLMM tem actividades
  • Apoiar o desenvolvimento de feedback, prevenção, reporte, mecanismos de resposta, juntamente com Gestores de Programas e outros funcionários relevantes (mecanismos de feedback e reclamações dos beneficiários)
  • Actuar como uma ligação entre "juízes comunitários" e outros parceiros de campo locais
  • Contribuir nos relatórios de projectos, actividades de monitorização, avaliação e aprendizagem
  • Participar e facilitar reuniões com residentes, stakeholders e potenciais colaboradores
  • Representando a TLMM em fóruns/reuniões locais
  • Responder perguntas da comunidade de forma rápida e confiante
  • Criar de relatórios sobre actividades de engajamento
  • Desenvolver e implementa mecanismos de feedback formal e informal entre as comunidades e a TLM
Requisitos
  • Licenciatura em Serviço Social, Direito ou equivalente
  • Outra qualificação relevante
  • Qualificação profissional
  • Competências:
  • Excelente pessoa e habilidades de comunicação, incluindo construção de relacionamentos e advocacia
  • Flexibilidade na elaboração e mudança de planos para responder a necessidades improvisadas
  • Ser capaz de trabalhar e construir relacionamentos de confiança com as partes interessadas e comunidades em todos os níveis
  • Capacidade de pensar estrategicamente e identificar maneiras de melhorar os esforços de comunicação
  • Capacidade de formar, capacitar e facilitar na vertente da Política de Salvaguarda
  • Conhecimento:
  • Fluente em português e línguas locais
  • Capacidade de comunicação em inglês (falado e escrito)
  • Proficiente em Microsoft Office e plataformas de média social
  • Habilidades excepcionais de redacção e ser capaz de compor conteúdo envolvente e preciso
  • Capacidade de traduzir informações complexas em um formato e linguagem que podem ser entendidos por uma ampla gama de pessoas
  • Proficiência no uso de MS Office, Plataforma Google e tecnologias virtuais como (Skype, Zoom, Teams, GotoMeeting e/ou GotoWebinar, entre outras)
  • Experiências:
  • Experiência no trabalho e conexão com organizações, serviços e diferentes unidades
  • Experiência de produção de comunicações de alta qualidade em vários meios e para vários públicos, por ex. escrita, vídeo, média social, fotografia etc.
  • Experiência em contribuir para relatórios escritos para doadores
  • Qualidades pessoais:
  • Alto nível de responsabilidade
  • Assíduo, produtivo, dinâmico, empenhado e criativo, fiel, honesto e obediente
  • Vontade de aprender para aumentar a sua capacidade de aprendizagem à nível pessoal e profissional
  • Alto espírito profissional
  • Flexibilidade em executar qualquer tarefa e criatividade
  • Empatia e compreensão de participação
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • A Carta de Apresentação deve ser dirigida ao Exmo Senhor Coordenador
  • Regime da Vaga: Tempo Inteiro
  • Para mais informações: (+258) 84 654 5594/87 986 0095
  • A TLMM não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases do processo de recrutamento e não procede por via de agentes de recrutamento
  • A TLMM se esforça para criar um ambiente livre de exploração sexual, abuso e assédio em todos os lugares aonde programas de emergência e desenvolvimento são implementados
  • A TLMM mantém uma política de tolerância zero contra a exploração sexual, abuso e assédio
  • A TLMM espera que os seus colaboradores mantenham altos padrões éticos, protejam a integridade e reputação organizacional e garantam que o trabalho da TLMM seja realizado de forma honesta e justa, em alinhamento com as orientações da Política de Salvaguarda, Segurança e Proteção e outras associadas
  • As violações destas políticas declaradas estarão sujeitas a ações corretivas, incluindo a rescisão do contrato de trabalho
  • A TLMM é um empregador que oferece oportunidades iguais e acredita que as mulheres podem ser bem sucedidas em qualquer função e encoraja-as a candidatarem-se a estas oportunidades. Na TLMM, operamos sob um conjunto de princípios, que incluem a nossa visão, missão e valores, que explicam quem nós somos e como é que nós trabalhamos como Organização Internacional. Juntos respondemos ao chamamento de Deus para a erradicação da Lepra e outras Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN´s)
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação
  • Curriculum Vitae
  • Certificados
  • Referências Contactáveis
2. Candidatura
This vacancy is no longer accepting applications

Detalhes

Frequently Asked Questions

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