A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, uma uma prestigiada empresa que actua na área da energia, um Oficial de Ligação com a Comunidade (CLO), para Songo, em Moçambique.
Funções
- Será responsável por ser um elo de ligação entre a equipa do projeto e as comunidades locais que vivem na área do projeto; apoiar as actividades de envolvimento da comunidade e contribui para manter relações positivas entre o projeto e as comunidades
 
- Auxiliar na recolha de queixas e preocupações dos membros da comunidade e facilitar a sua resolução através dos canais apropriados
 
- Auxiliar na organização de reuniões comunitárias, workshops e eventos para facilitar o diálogo entre a equipa do projeto e as comunidades; colaborar com outras partes interessadas do projeto, incluindo equipas ambientais e sociais, para garantir que as preocupações da comunidade sejam abordadas de forma eficaz
 
- Monitorar e relatar o sentimento e as percepções da comunidade em relação ao projeto, identificando potenciais problemas e oportunidades de melhoria
 
- Atuar como um ponto de contato para os membros da comunidade levantarem queixas, reclamações ou preocupações relacionadas às atividades do projeto
 
- Realizar visitas regulares às comunidades afetadas pelo projeto para ouvir as preocupações dos membros da comunidade e coletar informações relevantes
 
- Contribuir para o conhecimento dos conflitos locais, da gestão de conflitos e dos intervenientes locais a envolver
 
- Contribuir para a melhoria e implementação do mecanismo de resolução de queixas do projeto, a ser elaborado em breve por um consultor especializado
 
- Ajudar na resolução de queixas através dos canais apropriados, fazendo a ligação com a gestão do projeto, as autoridades locais e os líderes comunitários, conforme necessário
 
- Documentar e comunicar queixas e reclamações de forma atempada e precisa, garantindo confidencialidade e sensibilidade
 
- Fornecer suporte e orientação aos membros da comunidade sobre como acessar informações, serviços ou assistência relacionados ao projeto
 
- Aprimorar e manter a base de dados GRM, documentar e arquivar cuidadosamente todas as atividades
 
- Melhorar e manter as partes interessadas e a base de dados de comunicação
 
- Manter registros das interações com a comunidade, queixas recebidas e ações tomadas para resolvê-los
 
- Participar em atividades de formação e capacitação para melhorar a compreensão dos princípios e práticas de envolvimento da comunidade
 
Requisitos
- Licenciatura ou Bacharelato em Ciências Sociais, Desenvolvimento Comunitário ou áreas similares
 
- Experiência em envolvimento com a comunidade, serviço social ou áreas similares, preferencialmente em projetos de desenvolvimento ou ambientes similares
 
- Proficiência em coleta de dados, documentação e relatórios
 
- Falante nativo ou bom conhecimento de Nyungwe ou Chichewa
 
- Forte capacidade de escrita e comunicação em português, muito bom conhecimento de inglês é apreciado
 
- Conhecimento dos costumes, culturas e dinâmicas comunitárias locais na área do projeto
 
- Fortes habilidades de comunicação, interpessoal e resolução de problemas
 
- Empatia e sensibilidade para com as necessidades e preocupações dos membros da comunidade
 
- Capacidade para analisar a diferenciação social dentro de comunidades e grupos, incluindo pessoas vulneráveis, diferenças de poder/posição social, minorias culturais ou étnicas, etc.
 
- Sensibilidade ao gênero
 
- Capacidade de construir confiança e relacionamento com diversos grupos de pessoas
 
- Flexibilidade e adaptabilidade para trabalhar em ambientes dinâmicos e desafiantes
 
- Disponibilidade e capacidade para deslocação a zonas remotas para realização de suas actividades
 
- Disponibilidade para um contrato a prazo certo (6 meses)
 
Benefícios
- A possibilidade de trabalhar numa Empresa que oferece condições salariais compatíveis com o grau de experiência e nível de responsabilidade da função, bem como, oportunidades de desenvolvimento pessoal
 
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados