Vacancy

Oficial de Ligação com a Comunidade

CONTACT

A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua na área da energia, um Oficial de Ligação com a Comunidade, para Tete, em Moçambique.
Funções
  • Será responsável por ser um elo de ligação entre a equipa do projecto e as comunidades locais que vivem na área do projecto
  • Apoiar as actividades de envolvimento da comunidade e contribui para manter relações positivas entre o projecto e as comunidades; auxiliar na recolha de queixas e preocupações dos membros da comunidade e facilitar a sua resolução através dos canais apropriados
  • Auxiliar na organização de reuniões comunitárias, workshops e eventos para facilitar o diálogo entre a equipa do projecto e as comunidades
  • Colaborar com outras partes interessadas do projecto, incluindo equipas ambientais e sociais, para garantir que as preocupações da comunidade sejam abordadas de forma eficaz
  • Monitorar e relatar o sentimento e as percepções da comunidade em relação ao projecto, identificando potenciais problemas e oportunidades de melhoria
  • Actuar como um ponto de contato para os membros da comunidade levantarem queixas, reclamações ou preocupações relacionadas às actividades do projecto
  • Realizar visitas regulares às comunidades afetadas pelo projecto para ouvir as preocupações dos membros da comunidade e colectar informações relevantes
  • Contribuir para o conhecimento dos conflitos locais, da gestão de conflitos e dos intervenientes locais a envolver; contribuir para a melhoria e implementação do mecanismo de resolução de queixas do projecto, a ser elaborado em breve por um consultor especializado
  • Ajudar na resolução de queixas através dos canais apropriados, fazendo a ligação com a gestão do projecto, as autoridades locais e os líderes comunitários, conforme necessário
  • Documentar e comunicar queixas e reclamações de forma atempada e precisa, garantindo confidencialidade e sensibilidade; fornecer suporte e orientação aos membros da comunidade sobre como acessar informações, serviços ou assistência relacionados ao projecto
  • Aprimorar e manter a base de dados GRM, documentar e arquivar cuidadosamente todas as actividades; melhorar e manter as partes interessadas e a base de dados de comunicação
  • Manter registros das interações com a comunidade, queixas recebidas e ações tomadas para resolvê-los; participar em actividades de formação e capacitação para melhorar a compreensão dos princípios e práticas de envolvimento da comunidade
Requisitos
  • Licenciatura ou Bacharelato em Ciências Sociais, Desenvolvimento Comunitário ou áreas similares
  • Experiência em envolvimento com a comunidade, serviço social ou áreas similares, preferencialmente em projectos de desenvolvimento ou ambientes similares
  • Proficiência em coleta de dados, documentação e relatórios
  • Falante nativo ou bom conhecimento de Nhungwe ou Nhanja
  • Forte capacidade de escrita e comunicação em português, muito bom conhecimento de inglês é apreciado
  • Conhecimento dos costumes, culturas e dinâmicas comunitárias locais na área do projeto
  • Fortes habilidades de comunicação, interpessoal e resolução de problemas
  • Empatia e sensibilidade para com as necessidades e preocupações dos membros da comunidade
  • Capacidade para analisar a diferenciação social dentro de comunidades e grupos, incluindo pessoas vulneráveis, diferenças de poder/posição social, minorias culturais ou étnicas, etc.
  • Sensibilidade ao gênero
  • Capacidade de construir confiança e relacionamento com diversos grupos de pessoas
  • Flexibilidade e adaptabilidade para trabalhar em ambientes dinâmicos e desafiantes
  • Disponibilidade e capacidade para deslocação a zonas remotas para realização de suas actividades
  • Disponibilidade para um contrato a prazo certo (6 meses)
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados

Detalhes

Frequently Asked Questions

How can I apply for vacancies through emprego.co.mz?

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