A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada empresa que actua no sector da energia, um Health, Safety, and Security Field Lead, para Tete, em Moçambique.
Funções
- Reportando ao Diretor de HSS, será responsável por desenvolver, implementar e manter políticas e procedimentos de saúde e segurança em conformidade com os regulamentos locais, os requisitos do projeto e do credor e as melhores práticas do setor, e garantir que são implementados
- Realizar avaliações de risco regulares e desenvolver estratégias de mitigação proporcionais ao risco para reduzir a probabilidade e o impacto dos incidentes
- Garantir que cada atividade tem uma avaliação de risco abrangente; implementar e monitorizar o sistema de permissões para trabalhar; implementar e promover programas e iniciativas de saúde e segurança para os colaboradores e contratados, de forma a promover a sensibilização e a adesão aos protocolos de segurança; realizar auditorias e inspeções de segurança regulares para identificar potenciais riscos e garantir que são tomadas ações corretivas
- Liderar investigações de incidentes e análises de causa raiz para evitar a recorrência de acidentes e incidentes; monitorizar e aplicar o uso de equipamento de proteção individual (EPI) e outras medidas de segurança no local
- Realizar avaliações de pré-qualificação e auditorias de empreiteiros para garantir que cumprem as normas de segurança; rever os planos de HSS do contratante antes da mobilização e participar nas reuniões de início da mobilização
- Supervisionar o desempenho de saúde, segurança e proteção dos empreiteiros no local e garantir que os empreiteiros cumprem todas as políticas e procedimentos de segurança
- Garantir que os colaboradores e os contratados que executam o trabalho têm as competências certas para o trabalho
- Promover intervenções de segurança e visibilidade do local de liderança através de paragens e caminhadas de segurança; fornecer orientação e apoio aos empreiteiros para os ajudar a melhorar o seu desempenho em matéria de segurança
- Desenvolver e manter planos e procedimentos de resposta a emergências para os escritórios do projeto e local, incluindo emergências médicas; estabelecer uma organização de resposta a emergências e conduzir simulações de emergência e sessões de formação regulares para garantir a preparação; mapear os recursos de resposta a emergências existentes na região e coordenar com os serviços de emergência, autoridades locais e contratantes para garantir uma resposta eficaz às emergências
- Liderar a equipa de resposta a incidentes e gerir situações de emergência para minimizar o impacto no pessoal e nas operações; realizar revisões pós-incidentes e implementar melhorias nos planos de resposta a emergências; escalar prontamente as situações de risco, incidentes e emergências ao Diretor do HSS e ao Gestor de Projecto
- Elaborar e implementar políticas e procedimentos de segurança para proteger o pessoal, a propriedade e a informação; supervisionar o contratante de segurança e garantir a formação e o destacamento adequados do pessoal de segurança; realizar avaliações e auditorias de segurança regulares para identificar vulnerabilidades e implementar medidas corretivas
- Coordenar com as autoridades policiais locais e os serviços de emergência para garantir uma resposta rápida a incidentes de segurança; gerir os sistemas de controlo de acessos e garantir a documentação e monitorização adequadas do acesso ao local
- Monitorizar e analisar os dados de segurança para identificar tendências e áreas de melhoria; colaborar com outros departamentos para abordar questões de segurança e implementar ações corretivas
Requisitos
- Licenciatura em Saúde e Segurança no Trabalho, Ciências Ambientais, Gestão de Segurança ou outras áreas relacionadas
- Mínimo de 10 anos de experiência em Gestão de Saúde, Segurança e Proteção, preferencialmente em ambiente de construção ou industrial
- Experiência e capacidade de redigir SOP’s, manuais, instruções, relatórios de auditoria, etc.
- Certificação em matéria de saúde e segurança (por exemplo, NEBOSH, OSHA)
- Proficiência em Microsoft Office (Outlook, Excel, Word, Project e Power Point)
- Fluente em inglês, tanto escrito como falado
- Autonomia e experiência prévia em áreas remotas
- Boas capacidades analíticas e detalhistas
- Disponibilidade para se deslocar para diferentes locais e sites, conforme necessário
Benefícios
- A possibilidade de trabalhar numa Empresa que oferece condições salariais compatíveis com o grau de experiência e nível de responsabilidade da função, bem como, oportunidades de desenvolvimento pessoal
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados