Vacancy

Gestor Financeiro de Projecto (m/f)

SDO Moçambique

A SDO Moçambique está a recrutar um Gestor Financeiro de Projecto (m/f) para o seu cliente, uma empresa que actua na Área da Banca, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • O Gestor Financeiro de Projecto trabalhará na UNGP, reportando-se directamente ao Coordenador Nacional de Projecto e será responsável pela gestão financeira, compras e tarefas administrativas relacionadas à implementação do PFER
Funções
  • Desenvolver e implementar sistemas financeiros e contabilísticos apropriados para que o projecto atenda os requisitos do FIDA e do Governo na UNGP
  • Liderar as actividades contabilísticas no nível da UNGP
  • Juntamente com o contabilista do projecto processar os pagamentos do projecto através das contas bancárias do projecto e do e-SISTAFE
  • Desenvolver o plano de trabalho anual e o orçamento em estreita colaboração com a equipa de Coordenação do Projecto no nível da UNGP, assumindo o papel principal no plano financeiro e nos orçamentos e assegurando que as suposições, parâmetros, directrizes e políticas no planeamento sejam cumpridas
  • Desenvolver projecções de fluxo de fundos em colaboração com o Coordenador Nacional de Projecto e o especialista em aquisições no nível da UNGP
  • Preparar pedidos de retirada para a submissão ao FIDA de acordo com os requisitos do FIDA
  • Preparar reconciliações bancárias mensais de todas as Contas Bancárias, incluindo a Conta Única do Tesouro (CUT) no e-SISTAFE e realizar a Reconciliação da Conta Designada
  • Estabelecer e melhorar os sistemas de controlo interno (bens, serviços, activos e obras) e verificar se os controles contabilísticos são implementados em todos os níveis, incluindo a segregação apropriada de funções
  • Monitorar os desembolsos financeiros e todos os procedimentos administrativos de acordo com os requisitos do FIDA e do Governo
  • Compilar e consolidar as contas e preparar demonstrações financeiras não auditadas/rascunhas do Projecto em preparação para a auditoria anual para cada Ano Fiscal, conforme previsto no contrato de financiamento
  • Actualizar o Manual de Gestão Financeira para reflectir quaisquer mudanças nos requisitos de gestão financeira e as necessidades do projecto e treinar equipes de projecto em procedimentos de gestão financeira e requisitos do projecto
  • Garantir a prontidão dos relatórios financeiros exigidos (incluindo Relatórios Financeiros Intermediários) ao FIDA e ao Governo regularmente
  • Garantir que o software de contabilidade e os registos financeiros sejam adequadamente salvaguardados
  • Fornecer orientação e treinamento no trabalho para actualizar as habilidades de desempenho da equipa do projecto no nível da UNGP em todo o sistema financeiro relacionado ao projecto, como o processo de desembolso e aquisição conforme os procedimentos e diretrizes do FIDA
  • Assegurar o cumprimento dos padrões e procedimentos do FIDA e do Governo, relacionados com desembolsos, Contas Especiais, Declarações de Despesas (Declaração de Despesas – SOE), os Relatórios de Monitoramento Financeiro (Relatório de Monitoramento Financeiro – FMR), os Compromissos Especiais, etc.
  • Rever e monitorar o desempenho do projecto e fazer recomendações para melhorar o desempenho em relação à gestão financeira
  • Manter e controlar os contactos com auditores externos e internos com base na troca de correspondências, bem como quaisquer outros problemas que possam surgir
  • Realizar todas as outras tarefas relevantes conforme indicado pelo Coordenador do Projecto
Requisitos
  • Mínimo Pós-graduação em Economia, Contabilidade e Finanças e Administração de Empresas, ou outra área estreitamente relacionada
  • Uma certificação em contabilidade reconhecida internacionalmente será considerada uma vantagem
  • Em vez de mestrado, o candidato deve possuir uma certificação financeira ou contabilidade reconhecida internacionalmente ou pelo menos cinco anos adicionais de experiência acima do mínimo exigido na Experiência Profissional
  • Mínimo de 10 anos de experiência progressivamente responsável em gestão financeira, contabilidade e/ou auditoria no sector público ou privado
  • Conhecimento demonstrável de gestão das finanças públicas, leis e regulamentos contabilísticos aplicáveis em Moçambique, incluindo experiência com o e-SISTAFE
  • Uma experiência demonstrável na gestão financeira e contabilidade no contexto de projectos financiados por bancos multilaterais de desenvolvimento, organizações da ONU, instituições bilaterais e outras instituições financeiras internacionais constituirá uma vantagem
  • Línguas: Fluência oral e escrita em português e inglês
  • Literacia Informática: Usuário proficiente de pacotes comuns de computadores de escritório, incluindo bons conhecimentos de planilhas
  • Experiência demonstrável no uso de pacotes de software de contabilidade é um requisito
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
  • Duração do contrato: Três anos, renováveis, incluindo um período probatório de 6 meses. Os contratos são renovados anualmente com base em uma boa avaliação de desempenho
  • Local de trabalho: Maputo, com frequentes viagens às três URGP e a outras províncias
  • Submissão de candidaturas: O processo de avaliação dos Candidatos será conduzido por uma empresa especializada em consultoria de Recursos Humanos, a SDO Moçambique
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação
  • Curriculum Vitae
2. Candidatura
This vacancy is no longer accepting applications

Detalhes

Frequently Asked Questions

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