Vacancy

Generalista de Segurança Económica 3

Comité Internacional da Cruz Vermelha

O CICV está a recrutar um Generalista de Segurança Económica 3, para Pemba, em Moçambique.
Descrição
  • O oficial de campo 3 da EcoSec contribui para o desenvolvimento e aplicação de abordagens de monitoria e avaliação e contribui para a conceção do programa e planeia e executa actividades com supervisão limitada. Apoia a estratégia de acompanhamento do departamento e propõe os ajustamentos necessários para garantir a pertinência e a adequação do programa EcoSec
Funções
Avaliação e monitoria
  • Contribuir para o desenvolvimento e a aplicação de abordagens de avaliação e acompanhamento
  • Ajustar os instrumentos de recolha de dados existentes, incluindo inquéritos eletrónicos, e abordagens de amostragem para inquéritos quantitativos/qualitativos adaptados ao contexto do projecto/programa
  • Efectuar análises de dados qualitativos e quantitativos de nível médio
  • Apoiar o pessoal de campo da EcoSec na identificação dos dados de base relevantes e dos "indicadores SMART do projecto" e na realização de avaliações das necessidades e do acompanhamento dos projectos
  • Coordenar o planeamento e a implementação da avaliação das necessidades e dos exercícios de monitorização no terreno com outros funcionários da EcoSec no terreno
  • Participar diretamente na avaliação e no acompanhamento no terreno
  • Utilizar uma abordagem participativa nas visitas ao terreno e nas interações com as comunidades e outras partes interessadas (autoridades, serviços públicos e técnicos, outras agências, etc.)
  • Supervisionar e assegurar a aplicação dos procedimentos EcoSec no terreno
  • Integrar as melhores práticas em termos de responsabilização perante os beneficiários ao longo da conceção do ciclo do programa
  • Assegurar que o acompanhamento dos projectos seja efetuado conforme os planos de acompanhamento
Análise da resposta
  • Efectuar a análise da resposta das diferentes intervenções EcoSec (abordagem SWOT), dos riscos associados e das medidas de atenuação, incluindo os aspectos de adequação e viabilidade, e prestar apoio ao pessoal EcoSec no terreno a este respeito
  • Com base numa análise das componentes principais do EcoSec (consumo/produção de alimentos, condições de vida, apoio ao rendimento e reforço das capacidades), identificar as opções de resposta e avaliar se a ajuda em dinheiro ou em espécie é mais adequada e viável
  • Fornecer contributos para a parte EcoSec do exercício de Planeamento para Resultados (PfR) da Delegação, incluindo objectivos, descrição dos contributos, actividades, calendário, realizações e resultados
Aplicação da resposta
  • Conceber um método adequado para registar os beneficiários
  • Assegurar-se de que são utilizados métodos, planeamento, execução, logística e relatórios adequados durante a prestação da assistência e pode explicá-los
  • Efectuar a distribuição da ajuda no local de forma autónoma
  • Conceber e executa programas de cupões, de feiras, de alimentos/dinheiro por trabalho, de transferências de dinheiro e de iniciativas microeconómicas e ser capaz de os explicar
Elaboração de relatórios e tarefas administrativas
  • Elaborar atempadamente relatórios sobre os exercícios de avaliação e acompanhamento realizados sob a sua direção e examinar os relatórios de avaliação/acompanhamento apresentados pelos agentes no terreno da EcoSec
  • Comunicar imediatamente à coordenador de EcoSec quaisquer problemas ou atrasos na execução das actividades sob a sua responsabilidade
  • Contribuir para a elaboração atempada de relatórios semanais, mensais e trimestrais em coordenação com os respectivos funcionários no terreno para diferentes AoRs
Requisitos
  • Diploma universitário em economia, antropologia, agronomia, veterinária, nutrição, ou experiência equivalente sólida no domínio humanitário
  • Idealmente, 5 anos de experiência profissional global, incluindo 3 anos de experiência num domínio semelhante
  • Conhecimento comprovado dos programas gerais de segurança alimentar, nutrição e meios de subsistência
  • Conhecimento comprovado dos sistemas agrícolas e das abordagens baseadas no mercado
  • Sólida compreensão do ciclo do projeto, estabelecendo objetivos e indicadores adequados (SMART)
  • Bons conhecimentos em matéria de avaliação Competências de monitorização
  • Boas capacidades de organização, gestão, planeamento e elaboração de relatórios
  • Excelentes capacidades de comunicação escrita e oral
  • Óptimo domínio do inglês e português; a fluência noutras línguas locais, tais como makonde, makhuwa, mwani e swahili, constitui uma vantagem
  • Plenamente familiarizado com software de processamento de texto e de folhas de cálculo
  • Fortemente motivado pelo trabalho humanitário
  • Possuir uma boa capacidade de análise e de síntese de informações complexas
  • Capacidade para tomar decisões pertinentes num determinado contexto;
  • Disponibilidade e capacidade para trabalhar numa equipa multidisciplinar que envolva outros sectores
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Estamos procurando alguém metódico, responsável, orientado para o beneficiário, organizado com boas habilidades organizacionais, com bom senso de trabalho em equipe, boas habilidades de comunicação, comprometimento, iniciativa e respeito aos valores do CICV
  • Oferecemos um trabalho dinâmico e gratificante em um ambiente humanitário e multicultural, com salários e benefícios sociais atraentes, e oportunidades de desenvolvimento por meio de treinamento interno
  • Por favor, envie sua candidatura: CV, carta de apresentação, cópias de diplomas/certificados
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