Vacancy

Finance Manager

SDO Moçambique

A SDO Moçambique está a recrutar um Finance Manager, para Maputo, em Moçambique.
Funções
  • Supervisionar e apoiar os funcionários do departamento e liderar o desenvolvimento da estratégia do departamento, alinhada com o plano estratégico nacional
  • Actuar como líder da empresa no planeamento estratégico, eficiência do programa e conformidade com as normas e políticas relevantes da empresa, dos doadores e nacionais, incluindo a conformidade com as leis moçambicanas de registo de ONG, contabilidade, impostos e trabalho
  • Liderar o desenvolvimento, actualização e implementação das políticas, procedimentos e normas financeiras da empresa
  • Actuar como líder no desenvolvimento e implementação do plano de mitigação de riscos para o escritório nacional, juntamente com outros membros da equipa de liderança sénior, garantindo que os sistemas de controlo interno e mitigação de riscos sejam robustos
  • Trabalhar com a equipa de liderança sénior, lidera e garante os controlos internos adequados e a conformidade com as políticas, procedimentos e normas da Empresa (por exemplo, Normas de Qualidade da Rede), bem como os requisitos contratuais dos doadores
  • Actuar em trabalhos programáticos e técnicos
  • Fornecer supervisão, orientação técnica e conhecimentos especializados em todas as áreas funcionais do departamento (por exemplo, contabilidade, gestão orçamental e gestão de contratos)
  • Liderar o desenvolvimento e a implementação de planos de trabalho e orçamentos relevantes para o departamento
  • Finalizar ou analisa relatórios e resultados relevantes do departamento (por exemplo, relatórios financeiros mensais e relatórios de inventário) em tempo útil
  • Liderar a coordenação de auditorias externas, internas e de doadores
  • Analisar e liderar a resposta a relatórios e recomendações de auditoria
  • Garantir a colaboração e a partilha de informações dentro da Empresa em Moçambique e com outros escritórios da Rede Empresa para garantir a implementação bem-sucedida do sistema ERP (Planeamento de Recursos Empresariais)
  • Contribuir para o desenvolvimento e implementação de uma estratégia de mobilização de recursosContribuir para a concepção e desenvolvimento de projectos e propostas, conforme apropriado, com foco em garantir um excelente orçamento, minimizar perdas para a Empresa e responder às perguntas e preocupações dos doadores na área de gestão financeira
  • Rever e aprovar orçamentos de propostas e questões financeiras antes da apresentação
  • Representar a empresa junto a partes interessadas externas, incluindo fornecedores, contratados e ONGs parceiras
  • Representar a empresa junto aos doadores
  • Proteger a reputação da empresa
  • Analisar e compartilha resultados e lições aprendidas dentro da Rede empresa.
Requisitos
  • Compromisso com a igualdade de género e a saúde e direitos sexuais e reprodutivos, especialmente o acesso à contracepção
  • Capacidade comprovada de liderar, motivar e criar um ambiente de trabalho positivo, incluindo através de supervisão de apoio, abordagens de liderança não hierárquicas e exemplificação dos valores fundamentais da Empresa
  • Capacidade e compromisso comprovados com uma excelente gestão financeira, com competências em planeamento de trabalho, orçamentação, monitorização financeira e resolução de problemas baseada em dados
  • Fortes competências informáticas em software de contabilidade, software de bases de dados e MS Office
  • Experiência com o sistema de planeamento de recursos empresariais (ERP) e competências no Microsoft Office Suite, particularmente no Excel
  • Competências eficientes de comunicação, apresentação e análise
  • Fluência na língua portuguesa e fluência profissional na língua inglesa (falado, lido e escrito)
  • Disponibilidade para viajar 10% a 15% do tempo, principalmente dentro de Moçambique e, ocasionalmente, internacionalmente
  • Licenciatura numa área relevante, como Finanças ou Economia Empresarial
  • Mestrado, constituirá vantagem
  • Preferência por certificações como: Contabilista-CPA, ACA ou ACCA (ou equivalente internacional)
  • 8 anos de experiência relevante em gestão financeira com uma ONG (Organização Não Governamental) internacional ou uma organização internacional com foco em gestão financeira de projectos, controlos internos, contabilidade, folha de pagamento e auditorias, um sistema de contabilidade baseado no regime de competência, validação de pipeline e despesas e reembolso a prestadores de serviços
  • Conhecimento sólido de princípios e técnicas contabilísticas e legislação fiscal local
  • Experiência comprovada na gestão de uma elevada carga de trabalho, delegação adequada de tarefas e cumprimento de vários prazos
  • Experiência na gestão de grandes subvenções, fundos e/ou orçamentos
  • Experiência comprovada e bem-sucedida em supervisão e trabalho em ambientes culturalmente diversificados
  • Nacionalidade moçambicana
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactado

Detalhes

Frequently Asked Questions

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