A Associação PROGRESSO está a recrutar Facilitadores Distritais (m/f) para Boane e Marracuene, em Moçambique.
Descrição
- A Associação PROGRESSO é uma organização não-governamental moçambicana de carácter associativo, sem fins lucrativos, que tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento socio económico e cultural do país, melhorando as condições de vida das camadas menos favorecidas da população moçambicana e aumentando a sua capacidade de intervenção e de gestão em conformidade com os seus valores sociais e culturais
 
- Entre as actividades realizadas pela PROGRESSO, a área de educação ocupa um lugar de destaque. O Programa de Desenvolvimento (PD) da Associação PROGRESSO para o período 2017-2020 define como primeiro:
 
- Objectivo Estratégico (OE): Melhorar a qualidade e o acesso das comunidades à educação básica para crianças, jovens e adultos
 
- O PD refere ainda que as acções da Associação PROGRESSO na área de educação serão focalizadas na promoção do ensino primário monolingue, bilingue, alfabetização de adultos, entre outros
 
- Em Setembro de 2019 a PROGRESSO iniciou a implementação do projecto “Ler é Bom”, financiado pela Fundação Pestalozzi através do Acordo de Cooperação VT sob o número - 523003 MOZ, em 10 escolas do distrito de Boane e 10 de Marracuene
 
- O objectivo geral do projecto é “Contribuir para a melhoria das competências de literacia e numeracia das crianças frequentando de 1ª à 3ª classe”. Para a concretização deste objectivo a PROGRESSO desencadeará acções com vista a melhorar a gestão escolar, os métodos de ensino e o ambiente escolar
 
Funções
- O Facilitador Distrital do Projecto deverá desempenhar as seguintes tarefas:
 
- Coordenar com o Gestor do Projecto os processos de planificação mensal, implementação, monitoria regular e recolha de dados das actividades do projecto nas escolas
 
- Coordenar com as instituições da Educação ao nível do distrito (SDEJT, ZIP´s e direcções das escolas) a planificação, a implementação, a monitoria e recolha regular de dados do projecto nas escolas de intervenção
 
- Realizar a supervisão e monitoria regular semanal, mensal e trimestral das actividades do projecto, em coordenação com os SDEJT, ZIP´s e direcções das escolas de intervenção
 
- Elaborar propostas de orçamento para a concretização das despesas previstas de todas as actividades do projecto, em coordenação com o Gestor do Projecto
 
- Elaborar e enviar, dentro dos prazos estabelecidos, os relatórios narrativos mensais e trimestrais da implementação das actividades do projecto ao nível do distrito
 
- Liderar, em coordenação com o Gestor do Projecto, SDEJT, ZIP e Direcção da Escola, a organização de eventos tais como capacitações, competições de leitura, oficinas pedagógicas e outras conforme previsto no projecto e garantir que a participação dos beneficiários seja em 100%
 
- Garantir o funcionamento pleno das bibliotecas nas escolas abrangidas, no que concerne á (i) condições de conservação dos livros (ii) gestão eficiente das bibliotecas e de livros, (iii) implementação de actividades de animação de leitura, etc.
 
- Participar, representando o projecto, em reuniões de instituições públicas de Educação, plataformas e fóruns da sociedade civil para divulgação dos resultados do projecto ao nível distrital
 
- Assegurar uma correcta utilização dos recursos alocados às actividades planificadas assim como garantir qualidade na sua execução
 
- Recolher, organizar e enviar para o escritório central os comprovativos de todas as despesas do projecto realizadas no distrito sob sua responsabilidade, observando com rigor os prazos pré-estabelecidos
 
- Realizar outras actividades que possam ser indicadas pela Direcção e que estejam ao seu alcance
 
- Usar correctamente e de forma honesta os meios e recursos que lhe for atribuído para o seu trabalho
 
- Respeitar, promover e implementar as políticas internas e o código de conduta da instituição
 
Requisitos
- A execução das tarefas acima descritas requer que o Facilitador Distrital do projecto tenha um perfil que satisfaz os seguintes requisitos:
 
- Ter boa fluência na fala, leitura e escrita da língua portuguesa e noções básicas da língua inglesa
 
- Formação e competência Psicopedagógica que inclui conhecimentos do currículo de educação, concretamente do programa do ensino do 1º e 2º ciclo do ensino primário e regulamentos do MINEDH
 
- Falar fluentemente uma das línguas do distrito onde concorre constitui uma vantagem
 
- Habilidades comprovadas no uso de pacotes de informática (Word, Excel, PowerPoint, Internet incluindo correspondência via e-mail) e outras plataformas de comunicação social – Skype e WhatsApp
 
- Capacidade comprovada de planificação operacional e ter capacidade organizativa para executar o plano de forma independente
 
- Ter experiência de docência no ensino primário, particularmente no 1º Ciclo do ensino básico constitui uma vantagem
 
- Ser capaz de trabalhar em equipa, com professores, directores de escola, coordenadores de ZIPs, técnicos dos SDEJT, com formadores do IFP, com os membros dos conselhos de escola e com outras instituições públicas envolvidas na implementação do projecto
 
- Ter capacidade técnica para elaborar relatórios, que incluem a inserção de imagens fotográficas, e enviar dentro do período acordado
 
- Possuir carta condução de motorizadas e demonstrar habilidades praticas de condução
 
- Ser residente fixo do distrito constitui uma vantagem
 
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
 
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
 
- Indicar no assunto o local para o qual se candidata
 
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
 
- Curriculum Vitae
 
2. Candidatura