O CISM está a recrutar um Coordenador de Estudo para Quelimane, em Moçambique.
Descrição
- COMSA é um programa que visa estabelecer um sistema de vigilância (ou seguimento) em tempo real de gravidezes, nascimentos e mortes, a nível nacional. O objectivo do COMSA é produzir e disponibilizar dados anuais e contínuos sobre gravidezes, nascimentos e mortes. A vigilância das mortes será feita realizando-se autópsias verbais (AV) e também MITS (Minimally Invasive Tissue Sampling), através de um sistema de registo por amostragem
 
- O objectivo é comparar AVs e MITS, para ter noção se estamos próximos dos resultados finais sobre as causas de morte. Numa primeira fase o programa enquadra um estudo sócio comportamental com duas componentes: Envolvimento Comunitário (EC) e Pesquisa Formativa (PF). O EC consiste em sensibilização e mobilização comunitária, a vários níveis. A PF consiste em colheita de dados qualitativos através de entrevistas grupos focais e observações. Daí surge a necessidade de contratação de pessoal qualificado para responder aos objectivos do Estudo
 
Funções
- Adaptar o protocolo primário para o contexto da Zambézia
 
- Criar e gerir a pasta de estudo (arquivo físico e electrónico) e outro material relacionado com o estudo
 
- Organizar as actividades diárias de trabalho de campo em coordenação com o investigador principal (IP) ou gestor do projecto (GP)
 
- Organizar reuniões com a equipe do estudo (calendarização, realização, agendas e actas)
 
- Monitorização das acções de seguimento das actividades do estudo
 
- Apoiar o IP na correspondência com os comités de bioética, MISAU, financiadores, colaboradores e outras entidades relevantes
 
- Servir de elo de ligação com os colaboradores externos sempre que o IP delegar
 
- Garantir a realização e controlo de qualidade de trabalhos de tradução de documentos de Inglês para Português e vice-versa
 
- Redigir textos (resumos de estudos e programas, apresentações em PowerPoint, material de comunicação e relatórios técnicos) relacionados com as actividades do estudo
 
- Garantir que as prioridades da área sejam do domínio de todos membros da equipe, de forma que haja coesão
 
- Garantir o controlo de qualidade das entrevistas, relatórios, observações e outras actividades que estejam a ser desenvolvidas no estudo
 
- Garantir a retro informação constante entre a pesquisa formativa, envolvimento comunitário e os membros da equipe COMSA
 
Requisitos
- Residente ou com disponibilidade para residir na Zambézia
 
- Idade igual ou superior a 30 anos
 
- Licenciatura em Antropologia, Sociologia ou áreas afins
 
- Experiência comprovada (mínimo de 3 anos) em coordenar pesquisa qualitativa
 
- Capacidade de fazer análise de dados qualitativos
 
- Experiência em implementação de protocolos de estudo e pesquisa
 
- Capacidade de adaptar um protocolo de pesquisa para determinado contexto
 
- Domínio de informática: Office (Word, Excel, PowerPoint e Access. Domínio de Nvivo é uma vantagem)
 
- Domínio das línguas portuguesa, inglesa e local (escrito e falado)
 
- Competências em gerir pessoal de colecta de dados
 
- Capacidade de trabalhar de forma independente e em equipa
 
- Boa compreensão das metodologias de pesquisa e ética da pesquisa
 
- Habilidade de comunicar efectivamente com vários tipos de audiência, incluindo leigos, pesquisadores e profissionais de saúde
 
- Disponibilidade a tempo inteiro
 
- Alto sentido de liderança e responsabilidade
 
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados