Vacancy

Coordenador de Comunicação

USAID

O SPEED, um projecto financiado pela USAID, está a recrutar um Coordenador de Comunicação, em Maputo.

Objectivos

A fim de maximizar os benefícios do trabalho que está sendo realizado pelo SPEED e garantir o envolvimento regular com uma grande variedade de potenciais interessados, há necessidade de aumentar os níveis de comunicação.

A maioria dos trabalhos que o SPEED realiza está amplamente documentado no site do Programa. No entanto, há uma necessidade de levar mais pessoas ao site com o objectivo de permitir-lhes o acesso aos documentos lá existentes e participarem das discussões em torno de questões de políticas económicas que afectam Moçambique.

Assim, este SOW prevê a contratação de um especialista em comunicações para gerir as contas de Facebook e Twitter do Programa, os websites e outras presenças nas redes sociais com o objectivo de aumentar o acesso do público aos documentos de discussão, trabalhos de pesquisa e outros trabalhos realizados pelo SPEED a fim de aumentar o diálogo em torno do desenvolvimento económico e empresarial.

Antecedentes

A importância da mídia social on-line para a comunicação está com um ritmo de crescimento difícil de ignorar; com muitos jovens Moçambicanos-usuários do Facebook como uma forma de obter informações. Os meios de comunicação online, abriram as redes sociais como uma plataforma para o diálogo e para os cidadãos encontrarem a sua voz.

O SPEED já tem uma página no Facebook, conta no Twitter e página web que inclui blogs, bem como uma base de dados de contactos de parceiros e outros intervenientes. Portanto, o coordenador de comunicações irá concentrar-se em:

  • Usar as redes sociais como o Facebook e o Twitter para conduzir as partes interessadas para a página web
  • Publicar regularmente novos materiais e artigos de opinião na forma de relatórios produzidos, mas também blog da equipe do SPEED e outros colaboradores
  • Fornecer um resumo regular de itens em discussão e as informações disponíveis na página web por correio electrónico aos grupos interessados que não são usuários das redes sociais

Para tal, devem focar-se tanto no material existente como em novo material actual, bem como deixar espaço para questões do dia à medida e conforme ocorrerem. O uso das redes sociais incentiva um diálogo em dois sentidos. Isso vai beneficiar o Programa, garantindo que tenha acesso a uma variedade de opiniões sobre temas chave. Para que a comunicação funcione ao nível óptimo, será necessário:

  • Aumentar o número de seguidores no Facebook
  • O objectivo seria garantir 1000 “gostos”, mas, para chegar lá o Programa deve combinar uma campanha publicitária com posts de itens de interesse
  • Usar o Twitter para conduzir as pessoas para o Facebook e a página web, com foco em questões de interesse temático e eventos que tivermos ou publicações
  • Manter a página web regularmente actualizado, possivelmente olhar para uma pequena reformulação a fim de tornar mais fácil de encontrar as coisas
  • Adicionar regularmente blogs na página web
  • Preparar um formato padrão de correio electrónico a ser enviado semanalmente para uma lista definida de partes interessadas (o correio electrónico irá actualizá-los sobre os temas em discussão e incentivá-los a gostarem da página do Facebook do SPEED e também a seguirem o Twitter e visitar a página web)
Resultados

O candidato seleccionado seria, como uma primeira acção, desenvolver um plano de trabalho e orçamento detalhados e estabelecer os resultados. O esboço dos objectivos para o papel é:

  • Aumento do diálogo em torno do desenvolvimento económico e empresarial
  • Aumento do diálogo em torno de questões de desenvolvimento económico do dia
  • Maior visibilidade dos parceiros do SPEED e suas actividades
Indicadores de desempenho

Como parte do plano de trabalho desenvolvido, o candidato seleccionado irá trabalhar com o Líder do Programa para desenvolver uma série de metas. No geral, estas serão medidas pelo número de seguidores nas redes sociais, o número de visitas ao site e os aumentos dos níveis de envolvimento e debate, como resultado das comunicações efectuadas. As medidas também podem incluir a contribuição nas discussões na imprensa nacional.

Possíveis passos seguintes

Campanha alargada ou extensa, formação para jornalistas económicos, sessões regulares de briefing com as partes interessadas e jornalistas

Funções
  • Estar familiarizado com as actividades que estão a ser realizadas por todos os membros da equipe
  • Estar ciente de actividades e acções que estão a ser desenvolvidas pelo Programa e seus intervenientes
  • Desenvolver planos de comunicação contínua com foco na divulgação do trabalho existente, promoção do diálogo em torno de temas e promoção de eventos tais como seminários
  • Gerir as contas de Facebook, Twitter, LinkedIn e a página web do Programa
  • Garantir que a informação regularmente actualizada esteja disponível em cada uma das áreas das redes sociais
  • Gerir comentários recebidos e relatórios sobre temas chave de discussão levantados pelos seguidores
  • Incentivar os membros da equipe e as partes interessadas a desenvolverem blogs
  • Identificar questões do dia e incluí-las em discussões nas redes sociais
  • Rever regularmente uma variedade de fontes de informação locais e internacionais a fim de manter a equipe informada sobre qualquer material ou discussões relevantes
  • Outras acções julgadas necessárias, para assegurar a comunicação e diálogo eficazes em torno de questões de interesse e importância económica
Requisitos
  • Deve ser capaz de falar e escrever em Português e Inglês
  • Licenciatura em área relevante
  • Experiência mínima de 2-3 anos de trabalho
  • Familiaridade com meios de comunicação social e comunicação
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação
  • Curriculum Vitae
  • Referências de empregos anteriores
2. Candidatura
  • Envie um email para speedmozambique@dai.com e indique o assunto "Coordenador de Comunicação - Ref/Speed/006/14"
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Detalhes

Frequently Asked Questions

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