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Controller

CISM - Centro de Investigação em Saúde de Manhiça

O CISM – Centro de Investigação em Saúde de Manhiça está a recrutar um Controller, para Manhiça e Maputo, em Moçambique.

Funções
  • Analisar processos organizacionais de trabalho, controles Administrativos e Financeiros, operacionais e de inventariação, visando identificar fraquezas e indicadores de performance para acompanhar e propor medidas de mitigação a gestão administrativa e financeira assim como melhorar a produtividade e eficiência do trabalho do departamento de contabilidade, através de sugestões e orientação às diversas áreas da administração
  • Verificar os livros contábeis e auxiliares da instituição, examinando os registros efectuados, para apurar a correspondência dos lançamentos com os documentos que lhes deram origem
  • Investigar as operações administrativas e contáveis realizadas, verificando todos detalhes das operações e documentação legal-fiscal dos provedores, para comprovar a conformidade dos mesmos em relação às políticas do CISM, procedimentos contabilísticos e legislação vigorante
  • Analisar os custos dos impostos, visando identificar oportunidades para redução da carga tributária dentro do quadro legal em vigor, assim como analisar os processos financeiros e verificar a conformidade das contas em relação a norma procedimental do CISM
  • Realizar supervisão a movimentação de materiais inventariáveis ou estocáveis, serviços para confronto dos dados físicos com os controles internos, através da verificação das guias de entradas ou recepção de serviços/consultorias, saídas e existências
  • Realizar auditorias específicas para apurar possíveis irregularidades e grau de cumprimento dos procedimentos internos, tendo em atenção os pontos chaves de controlo (key-Control) estabelecidos
  • Supervisionar e controlar a qualidade da informação contabilística através do processo de revisão periódica e sistemática às ferramentas de processamento e gestão de dados contabilísticos, designadamente o PHC, Ficheiros da Contabilidade (Relatórios, Arquivos, etc.)
  • Monitorar e apoiar o trabalho realizado pelos contabilistas e pelos assistentes, assim como dar o devido suporte técnico caso necessário
  • Coordenar a manutenção do sistema de arquivo do departamento com a devida qualidade documental em termos de validade e legalidade dos suportes contabilísticos, assim como o seu manuseamento
  • Elaborar relatórios internos da contabilidade numa base trimestral, ilustrando a eficácia e o grau de cumprimento dos procedimentos tendo em vista os vários centros de custos e de responsabilidades
  • Assegurar o cumprimento dos prazos para o alcance das metas previstas para cada área do departamento de contabilidade e finanças, nomeadamente, processamento de dados, arquivo, pagamentos e gestão dos cash-in-flows
  • Dar seguimento as recomendações das auditorias externas de modo evitar reincidências, através da implementação de um plano de acção em coordenação com os departamentos visados
  • Proceder o trabalho de fim de exercício após a realização da auditoria externa e garantir a abertura do exercício seguinte
  • Contribuir activamente para que o manual de procedimentos administrativos do CISM esteja continuamente actualizado de modo a estar em concordância com a dinâmica do CISM e do contexto económico e conceptual
  • Conceber e propor documentação complementar necessária para conformar os processos de pagamentos aos procedimentos internamente estabelecidos
  • Aprimorar instrumentos de controlo de entrada de receitas do CISM/FM referente aos alojamentos e ao reconhecimento de OH dos projectos
  • Informar ao responsável do departamento sobre irregularidades importantes para tomada de medidas
  • Desempenhar outras tarefas afins ao posto que lhe forem incumbidas pelo seu responsável directo
Requisitos
  • Formação Superior em Contabilidade e Auditoria, Gestão, economia ou outra área ao posto equiparado
  • Formação Básica e Média em Contabilidade, acrescida de formação Superior, será uma vantagem
  • Experiência na utilização de pacotes informáticos de contabilidade. Conhecimento de PHC Software, será uma vantagem
  • 5 anos de experiência profissional
  • Sólidos conhecimentos de informática na óptica de utilizador, em particular em Excel
  • Fluente (oral e escrita) em Inglês
  • Profundo domínio da legislação fiscal em vigor no país
  • Fortes habilidades de proceder com reconciliações de contas de uma estrutura contabilística complexa, nomeadamente de contratos de financiamento, diversas moedas e consequente gestão cambial, diferimentos, etc.
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
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Detalhes

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