O Futuro MCB está a recrutar para uma Consultoria em Actualização do Procedimento do Futuro com Ênfase na Independência das Agências, para Nampula, em Moçambique.
Funções
- Elaborar um diagnóstico detalhado sobre os processos actuais
- Documentar os processos operacionais actuais, desde o recebimento e
processamento de solicitações de clientes até o desembolso, gestão
completa da agência, incluindo BackOffice, caixa, tesouraria, operações
comerciais (crédito e poupança) e gestão de relacionamento com o
cliente
- Identificar processos que podem ser descentralizados para aumentar a
independência das agências, mantendo a conformidade com as
diretrizes do Futuro e as melhores práticas do mercado
- Revisar todos os procedimentos à luz da regulamentação vigente do
Banco de Moçambique, garantindo conformidade com as circulares,
avisos e outras diretrizes
- Avaliar os procedimentos em relação às boas práticas de mercado,
incluindo o Código do Consumidor vigente
- Verificar o alinhamento das práticas de geração de receita, cobrança de
taxas e comissões e aplicação de multas com a legislação em vigor e o
código fiscal de Moçambique
- Identificar riscos associados à independência das agências e propor
medidas mitigadoras
- Desenvolver um procedimento atualizado que promova a independência
operacional das agências, garantindo conformidade com as
regulamentações bancárias e fiscais
- Propor estratégias para garantir a expansão geográfica e maior
capilaridade do Futuro, em conformidade com as melhores práticas do
setor bancário e normas regulatórias
- Criar um framework para replicação do modelo atualizado em novas
agências
- Adequar as linhas de receita, estrutura de taxas, comissões e multas às
exigências da legislação vigente
Requisitos
- Consultor(a) deverá ter:
- Licenciatura em Gestão, Administração, Economia ou áreas correlatas
- Mínimo de 10 anos de experiência no sector bancário, com foco em
operações e conformidade regulatória
- Experiência comprovada em consultoria para instituições financeiras, com
conhecimento específico sobre regulamentação do Banco de
Moçambique
- Fluência em português e/ou inglês
- Expertise em revisão de procedimentos operacionais, desenvolvimento de
estratégias de expansão e conformidade com normas fiscais e
regulatórias
Critérios de Seleção
- A seleção será baseada nos seguintes critérios:
- Proposta técnica detalhada (15%)
- Experiência e qualificações (30%)
- Referências de projetos semelhantes (15%)
- Proposta financeira (30%)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- O(A) consultor(a) deverá providenciar seu próprio equipamento de trabalho. A proposta financeira deve incluir todas as despesas, como passagens e alojamento