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Consultoria de Estudo para Análise de Mercado e Cadeia de Valor

Adra Moçambique

A Adra Mozambique está a recrutar para uma Consultoria de Estudo para Análise de Mercado e Cadeia de Valor, para Sussundenga e Chimoio, em Moçambique.
Descrição
  • Estes TdR visam estabelecer um consultor de pesquisa/empresa de consultoria com histórico comprovado em estudos socioeconómicos e de cadeia de valor de mercado para conduzir um estudo de Análise de Mercado e Cadeia de Valor. Este estudo informará a estratégia para melhorar as oportunidades de meios de subsistência resilientes ao clima e melhorar as cadeias de valor agrícolas e não agrícolas. Este estudo terá lugar na província de Manica, focando no corredor económico a volta do distrito de Sussundenga e a cidade de Chimoio, para um projecto de três anos. O consultor trabalhará para a ADRA Moçambique em estreita coordenação com a ADRA Canada e deverá trabalhar na conduta acordada
  • A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) é uma organização humanitária global com a missão de trabalhar com pessoas em situação de pobreza e sofrimento para criar uma mudança justa e positiva. Pertencemos à rede mundial da ADRA, composta por 120 escritórios de apoio e implementação. ADRA Moçambique está registada localmente, operando actualmente em seis províncias e tem quatro sectores principais: Meios de vida sustentáveis, Resposta a emergências, Educação e Saúde/Nutrição/WASH
Contexto e objectivo do projecto e do estudo
  • A ADRA Moçambique com os seus parceiros Canadian FoodGrains Bank (CFGB), ADRA Canada e Fundação Micaia, como parte de um consórcio presente em vários países, foram aprovados para implementar um projecto financiado pelo Governo do Canada (Global Affairs Canada) de título traduzido Sistemas Alimentares Benéficos à Natureza para Adaptação às Mudanças Climáticas (Nature-Positive Food Systems for Climate Change Adaptation). Este projecto é feito em quatro países, Etiópia, Quénia, Zimbábue e Moçambique. A sua duração é de 3 anos, até 31 de Março 2026, sendo o orçamento de Moçambique CA$ 3,650,000
  • O projecto tem o objectivo de reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas e aumentar o bem-estar das comunidades ao redor de ecossistemas com alta biodiversidade e de importância global. Em Moçambique, foi identificado o Parque Nacional de Chimanimani (PNC) e a sua zona tampão. No Zimbábue, também foi identificado o seu parque homólogo de Chimanimani para potenciar esforços transfronteiriços para conservação da biodiversidade e para desenvolvimento sustentável
  • A análise de mercado deve fornecer uma base para alcançar os seguintes resultados do projecto:
  • Fortalecimento da capacidade de adaptação às mudanças climáticas pela adopção de soluções baseadas na natureza dentro da paisagem
  • Melhoria de meios de vida resilientes ao clima para as comunidades na paisagem
  • Aumento da tomada de decisão e liderança de grupos vulneráveis nas comunidades e paisagem
Objectivo da tarefa
  • O objectivo do estudo é colectar evidências e analisar a actual situação socioeconómica e de vulnerabilidade entre os beneficiários do projecto em relação aos meios de subsistência e mercados. Isso permitirá que o projecto tenha uma base para medir o progresso ao longo do tempo. Também permitirá que o projecto tenha validação e revisão baseadas em evidências, sempre que necessário. Os dados levantados neste estudo devem ser desagregados por sexo, idade, local, estado de deficiência, entre outros factores. É esperado que o estudo, inclua, mas não seja limitado a:
  • Mapa, perfil, e constrangimentos dos intervenientes (inputs e outputs) no mercado e actuais cadeias de valor (incluindo agricultura, avicultura, pecuária, pesca, aquacultura e turismo) como também infra-estrutura e serviços de suporte relevantes (estradas, armazéns, silos, moageiros, fábricas de processamento e embalagem, veterinários, agro-dealers, locais de engorda, etc.)
  • Iniciativas para aumentar o valor agregado nas cadeias de abastecimento através das opções promissoras de meios de subsistência/micro-cadeias de valor
  • Pontos de entrada para os pequenos agricultores e produtores de produtos florestais não madeireiros
  • Habilidades formais e informais relacionadas, bem como avaliação e opiniões de empresas sobre treinamento e habilidades estratégicas necessárias
  • Impulsionadores económicos, sociais e técnicos do crescimento do mercado no distrito-alvo
  • Análise do crescimento projectado da indústria e comércio nos sectores formal e informal
  • Pontos fortes e lacunas das cadeias de valor disponíveis
  • Lições aprendidas e recomendações das melhores práticas para sua sustentabilidade
  • Tendências actuais das energias renováveis, oportunidades turísticas, considerando sectores nos quais os jovens podem se envolver facilmente (dinheiro móvel e agentes de telecomunicações, etc.) e localizar essas oportunidades dentro da área do projecto
Cronologia
  • O estudo será realizado na província de Manica, focando no distrito de Sussundenga e a cidade de Chimoio, podendo alastrar para distritos próximos com ligações de mercado, se determinado necessário
  • A consultoria está prevista ocorrer em 30 dias, a partir de 04 de Setembro de 2023
  • O consultor deve apresentar um plano de trabalho e cronograma que permita que os resultados acima descritos sejam alcançados de acordo com as datas especificadas abaixo:
Metodologia
  • O Estudo para Análise de Mercado e Cadeia de Valor seguirá uma abordagem de métodos mistos que inclui uma combinação de revisão de documentos, entrevistas aprofundadas com informantes-chave, discussões de grupos focais e pesquisas. Espera-se que enumeradores/facilitadores com experiência comprovada, fluentes na língua local e em português sejam contratados pelo consultor
  • O consultor será responsável por definir e realizar a abordagem geral do estudo, com orientação da equipe do programa da ADRA Canada e ADRA Moçambique e também colaborará com parceiros locais
  • O consultor é responsável pela lista de recursos (pessoal, ferramentas e equipamentos) necessários para a colecta de dados, entrada de dados e outras actividades até a redacção e apresentação do relatório final
  • Ferramentas de avaliação, metodologia e descobertas devem ser revisadas e aprovadas pelo gestor de avaliação da ADRA
Entregáveis
  • O consultor será responsável por liderar o estudo de mercado e seu desenho de relatório, sob a supervisão da ADRA e suas contribuições regulares por meio de um processo colaborativo. O consultor incorporará o feedback da equipe de revisão da ADRA ao longo do processo de revisão, incluindo responder e incorporar comentários, cortar e condensar o texto para caber nos limites de páginas. O consultor produzirá uma cópia final do relatório de acordo com os requisitos de qualidade necessários
  • Devem ser apresentados os seguintes documentos:
  • Um Relatório Inicial explicando o entendimento da equipe sobre os TdR, a abordagem geral da tarefa, a metodologia a ser usada (abordagem, ferramentas, meios, coordenação), bem como um plano de trabalho e cronograma da avaliação. O Relatório Inicial deve ser aprovado pela ADRA antes que as próximas etapas da tarefa possam ocorrer
  • Um Relatório Final que aborda o objectivo da consultoria e os resultados acima mencionados
  • Em caso de conclusão satisfatória do trabalho, pode haver a opção de contractos de acompanhamento para avaliações intermediárias, bem como a avaliação final
Regulamento Geral de Protecção de Dados
  • Todos os documentos e dados colectados devem ser tratados confidencialmente e, no caso de dados pessoais, de acordo com as disposições da lei de protecção de dados (em particular o Regulamento Geral de Protecção de Dados da União Europeia e a Lei Federal de Protecção de Dados) e devem ser usados exclusivamente para a avaliação. No prazo máximo de um ano após a conclusão de uma avaliação, o contratado deve destruir os dados e documentos permanentemente e de acordo com a lei de protecção de dados
  • Além disso, a ADRA exige que os conjuntos de dados compilados ou usados no processo sejam enviados à ADRA quando o estudo for concluído. Os dados devem ser desagregados por género, idade e outra diversidade relevante, de acordo com este TdR e o rascunho do marco lógico do projecto
 Agenda de pagamentos
  • Os pagamentos serão baseados na entrega. Qualquer entregável que não atenda às especificações exigidas terá que ser retrabalhado e reenviado sem nenhum custo adicional para a ADRA. O cronograma de pagamento proposto para esta atribuição é um pagamento de 40% no início da atribuição, após a apresentação do relatório inicial e 60% do pagamento após a apresentação do relatório de mercado e cadeia de valor final com todos os resultados satisfatórios indicados compartilhados e acordados
Requisitos
  • Esperamos que os potenciais candidatos sejam pessoas físicas ou jurídicas, no entanto, incentivamos empresas com experiência comprovada nos assuntos relacionados (meios de subsistência, mercado, cadeias de valor)
  • Nível de mestrado/doutorado em Desenvolvimento Rural, Agricultura, Economia, Ciências Sociais ou disciplina relacionada
  • Experiência em colecta e análise de dados quantitativos e qualitativos
  • Mínimo de 10 anos de experiência profissional e técnica relevante em investigação em Moçambique, com um conhecimento adequado da paisagem da região Centro
  • Capacidade comprovada de gerenciar grandes equipes de recenseadores
  • Histórico de realização de entrevistas e facilitação de grupos focais
  • Experiência com o uso de colecta de dados digitais para pesquisas semelhantes
  • Capacidade de supervisionar e gerenciar a entrada de dados para controle de qualidade
  • Experiência ou familiaridade com projectos amigos do ambiente
  • Competências linguísticas: Português e Inglês
  • O consultor deve aderir aos princípios humanitários, à Política de Protecção da ADRA e aos valores éticos da ADRA
Critério de selecção
  • Além da qualidade do conteúdo da oferta, também são considerados o preço total e abrangência dos serviços oferecidos, experiência anterior dos serviços oferecidos, referências e orientação do público-alvo. A seguinte base de avaliação está disponível para isso:
  • Apresentação de experiência (incluindo referências) na implementação de propostas comparáveis (20%)
  • Esboço conceitual com uma primeira proposta de método e plano de trabalho (30%)
  • Qualificação da equipa (30%)
  • Proposta financeira (20%)
Tarefa - Data - Responsável
  • Assinatura do contracto - 06.09.2023 - ADRA & Consultor
  • Revisão de metodologia, protocolos e informação existente - 07.09.2023 - ADRA & Consultor
  • Entrega do relatório inicial/Inception Report - 11.09.2023 - Consultor
  • Treinamento e testagem com enumeradores - 18.09. 2023 - Consultor
  • Colecta de dados - 20.09. 2023 - Consultor
  • Apresentação da 1ª versão do relatório final - 25.09. 2023 - Consultor
  • Comentários da ADRA sobre o rascunho do relatório - 26.09. 2023 - ADRA
  • Submissão do relatório final e apresentação - 6.10. 2023 - Consultor
Documentação de candidatura
  • A candidatura deve incluir:
  • Uma carta de apresentação abordando os critérios de selecção acima
  • CV do candidato, destacando a experiência relevante para este estudo de mercado, com detalhes de contacto de pelo menos duas referências de empregadores ou clientes recentes
  • Papéis e responsabilidades específicos do líder da equipe, cadeia de supervisão e outros membros principais da equipe de avaliação
  • Proposta técnica ilustrando o entendimento do candidato sobre os TdR e potencial plano de acção detalhado para trabalho de campo com cronograma de actividades-chave preferencialmente em formato de gráfico de Gantt
  • Primeiro rascunho das perguntas de orientação do estudo
  • Proposta Financeira: Estimativas de custo dos serviços prestados incluindo diárias de consultoria e logística para realização do trabalho de campo
  • Registo comercial da empresa
  • Certidão de definitivo
  • Alvará correspondente a actividade
  • Certificados de Quitação
  • Cartas de referências
  • Detalhes bancários
  • Fotocópia do documento do representante legal
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
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