Vacancy

Assessor de Recursos Humanos Municipais (m/f)

GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento

A GIZ está a recrutar um Assessor de Recursos Humanos Municipais (m/f) para Inhambane e Sofala, em Moçambique.
Funções
  • A GIZ é uma empresa alemã que oferece serviços a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. A GIZ actua principalmente mandatada pelo Ministério Federal da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ). Também presta serviços para outras entidades federais, governos de outros países, outros clientes internacionais e empresas do sector privado
  • O programa Boa Governação Financeira (BGF) II tem como objetivo de melhorar processos de governação financeira nos critérios de transparência, sustentabilidade e eficácia. O programa é implementado em quatro “Output” nas áreas descentralização, controlo externo, governação financeira nos municípios, e indústria extrativa.
  • O Output 2 do programa visa a melhoria dos processos de governação financeira nos municípios das províncias Inhambane, Nampula, Niassa e Sofala. As áreas especificas são as receitas públicas (cadastros), despesas (contratações), controlo interno, assembleias, recursos humanos e comunicação com os munícipes.
  • Para as províncias de Inhambane e Sofala respetivamente o programa procura por um/a Assessor/a de Recursos Humanos Municipais que será responsável por assegurar o cumprimento das metas e objectivos na área da gestão estratégica dos recursos humanos municipais dos Municípios de Maxixe, Quissico, Massinga e Vilankulo na província de Inhambane e Municípios de Dondo, Nhamatanda, Gorongosa e Morromeu na província de Sofala
Funções
  • Assessorar os municípios na realização de análise dos RH’s (dentro do quadro e fora do quadro) e uma comparação com os serviços autárquicos esperados dentro dos instrumentos de planificação municipal, como por exemplo, o plano estratégico autárquico e manifesto eleitoral
  • Assessorar os municípios na definição de indicadores de desempenho e requisitos específicos adicionais para funções chave na VF/VCUMA/UGEA
  • Assessorar os municípios na preparação, para cada função chave da VF/VCUMA/UGEA, de um plano de indução com responsabilidade do(s) sector(es) com lista de documentos base para a formação de novos funcionários
  • Assessorar os municípios na preparação/revisão de um instrumento de avaliação de desempenho baseado nos indicadores de desempenho e nos princípios do SIGEDAP
  • Apoiar os municípios na criação, organização e manutenção de um cadastro de recursos humanos
  • Apoiar no estabelecimento de mecanismos de um fundo para os municípios 'comprarem' cursos de capacitação POEMA no IFAPA-Matola Ou Beira
  • Apoiar os municípios na gestão do processo de avaliação de desempenho das VF/VCUMA/UGEA
  • Apoiar os municípios na elaboração de um plano de desenvolvimento de capacidade dos RH’s das VF/VCUMA/UGEA baseado na avaliação de desempenho e numa análise das recomendações do Controlo Interno autárquico
  • Apoiar os municípios na preparação, após a análise dos RH’s, de um plano de adequação do Quadro do Pessoal a ser aprovado pela Assembleia Municipal
  • Apoiar os municípios na avaliação do impacto da implementação do plano de desenvolvimento de capacidade
  • Participar em discussões temáticas (grupos temáticos) com os outros assessores da área por forma a garantir a coerência e complementaridade das actividades com as dos outros indicadores do Programa
  • Participar nas discussões conceituais do Programa nos níveis central e provincial
  • Interagir, partilhar e coordenar as actividades com os outros assessores/áreas do Programa e o/a coordenador/a dos recursos humanos ao nível central da GIZ
  • Assessorar os municípios no desenvolvimento e implementação de estratégias de desenvolvimento de recursos humanos e em particular na melhoria do sistema de avaliações de necessidades de capacitação de pessoal
  • Apoiar no desenvolvimento e atualização de módulos de treinamento POEMA para as seguintes áreas: finanças publicas municipais (receitas, despesas, contratações) controlo interno dos municípios, gestão de recursos humanos nos municípios
  • Apoiar a documentação das lições aprendidas com a finalidade de retroalimentar para o desenvolvimento de políticas nacionais de gestão estratégica de recursos humanos
  • Sistematizar e documentar as experiências das actividades (gestão de conhecimento)
  • Apoiar a compilação dos resultados da monitoria em colaboração com os outros assessores do programa
  • Assumir pequenas tarefas administrativas no âmbito da implementação das actividades
  • Garantir a eficiência administrativa na realização das actividades
  • Assumir outras tarefas quando solicitado
Requisitos
  • Grau de ensino superior ou equivalente em Administração Pública, Recursos Humanos, Direito, Economia, Ciências Sociais ou áreas relacionadas
  • Pelo menos cinco anos de experiência profissional na área de administração pública, educação e treinamento, desenvolvimento municipal ou governo
  • Conhecimento comprovado do sistema político e social moçambicano e da política do governo
  • De preferência experiência em cooperação para o desenvolvimento e conhecimento do sistema alemão
  • Fortes habilidades de assessoria e experiência de comunicação, especialmente em nível local, experiência com moderação, alta motivação e dedicação, bem como flexibilidade
  • Capacidade de estabelecer e manter relações de confiança com as instituições contrapartes
  • Capacidade de trabalhar em equipa e sob pressão
  • Dinamismo, responsabilidade, criatividade e atitude positiva virada a soluções nas suas funções
  • Experiência de trabalho em ou para programas da cooperação internacional (desejável, mas não limitante)
  • Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, etc.)
  • Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado e bons conhecimentos da língua inglesa falada e escrita
  • Habilidades excelentes de planificação, comunicação e organização
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Oferecemos um ambiente favorável para aprendizagem e crescimento profissional;
  • Ser residente na província para qual se candidata será considerado como uma vantagem
  • Abreviações: IFAPA: Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica POEMA: Planificação, Orçamentação, Execução, Monitoria e Avaliação RH: Recursos Humanos SIGEDAP: Sistema de Gestão do Desempenho na Administração Pública UGEA: Unidade Gestora e Executora de Aquisições VCUMA: Vereação de Construções, Urbanização e Meio Ambiente VF: Vereação de Finanças
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