Vacancy

Assessor de Agronegócio (m/f)

CBE

A CBE Southern Africa está a recrutar um Assessor de Agronegócio (m/f) para o seu cliente, para Nampula, em Moçambique.
Descrição
  • Duração da designação: Nampula, Moçambique, com frequentes viagens para os distritos do Corredor, província de Cabo Delgado e sul de Moçambique
  • Objectivos do cargo: Reportando ao Director do Projecto o profissional estará no contexto geral da fase de implementação de um projecto e será usado para estender os resultados conforme estipulado entre a empresa e os parceiros de Cooperação. Marcos e entregáveis são definidos nos documentos do TOR SDC e devem ser cumpridos estritamente
Funções
  • Preparar estudos sobre o sector de horticultura e prospectos no corredor de Nacala
  • Avaliação da cadeia de valor
  • Desenvolvimento de casos de negócios como insumos para parceria e formação de alianças
  • Elaboração de parcerias com fornecedores de insumos e agricultores
  • Desenvolvimento de alianças entre compradores e produtores de hortaliças
  • Estabelecimento de sistema de informação de mercado de legumes
  • Identificação e avaliação de potenciais agricultores e parceiros
  • Identificação de áreas potenciais de treinamento para as partes interessadas da cadeia de valor de produtos hortícolas
  • Preparação de TORs para consultores (em treinamento, planeamento de negócios, etc.)
  • Documentação e divulgação das melhores práticas e inovações na produção e comercialização de hortaliças
  • Participação em fóruns e eventos para formar alianças
  • Elaboração de editais para contractos de pesquisa
  • Gestão de recursos humanos e gestão de viaturas
Documentação do Projecto conforme TOR SDC
  • Compilar informações sobre a situação actual da horticultura no Corredor de Nacala, incluindo aspectos de género
  • Estabelecer um perfil do grupo alvo, incluindo a perspectiva de género/aspectos
  • Colectar informações sobre mercados, produção sazonal, preços, fluxos comerciais interprovinciais
  • Fazer análises de custo-benefício de linhas de produtos seleccionadas
  • Identificar potenciais compradores de horticultura
  • Estabelecer inventário de fornecedores de insumos
  • Avaliação rápida de potenciais parceiros
  • Contribuir para elementos de cooperação com o sector privado
  • Preparar rascunhos preliminares para pesquisa de mercado limitada
  • Área de resultado: Linha base e antecedentes, mapa das partes interessadas, mapa do distrito (culturas e ciclos/ano), instalações de processamento de alimentos existentes
Gestão de Projecto
  • Apoiar a elaboração dos Procedimentos Operacionais Permanentes. Procedimentos operacionais
  • Apoiar a elaboração dos procedimentos de monitoramento de acordo com o padrão da OCDE. Procedimentos de monitoramento
  • Gestão de recursos humanos
  • Gerenciamento de viaturas (manutenção, uso, etc.)
Disseminação de sementes de feijão (nhemba e holoco)
  • Desenvolvimento de embalagem de sementes (saco) 1 kg de 2 fornecedores diferentes
  • Elaboração de folhetos explicativos da importância da renovação de sementes e algumas práticas (ou seja, consórcio com milho ou mandioca)
  • Organização de amostragem cruzada com milho (pelo menos dois produtores de sementes)
  • Distribuição de amostragem de teste (piloto) com folhetos com ETG ou outras empresas em distritos seleccionados
  • Área de resultado: A demanda de sementes Holoco e nhemba é criada e os agricultores estão ligados aos compradores de grãos (por exemplo, ETG, IKURU, OLAM)
Produção de sementes ORUWERA
  • Acompanhar a unidade de produção de sementes
  • Desenvolvimento de plano para produção de sementes
  • Campanha de marketing (com apoio de Franco Scotti)
  • Embalagem e distribuição de sementes
  • Área de resultado: O sistema de produção de sementes de cebola é estabelecido através da ORUWERA
IIAM Maputo e Nampula
  • Acompanhar variedades de teste de feijão holoco com IIAM Umbeluzi
  • Acompanhamento dos planos e recursos do IIAM Horti-Semper
  • Organização de eventos (foco em cebola) para substituição de importações da África do Sul
  • Organização da FACIM
  • Organização e acompanhamento da produção de alho (testes, pesquisa de mercado, semente de fonte e multiplicação de sementes)
  • Área de resultado: O teste de novas variedades e o gerenciamento de orçamento estão em precisão no sistema de gerenciamento da empresa
Requisitos
  • Formação superior mínima de Licenciatura em Economia Agrária ou Agronegócios, ou formação em Agronomia com experiência prática comprovada de trabalho em agronegócios
  • Possuir mais de 15 anos de experiência profissional e prática na área de agro-negócios em Moçambique, especialmente na região Norte
  • Experiência comprovada de trabalho com sector privado, especialmente as micro, pequenas e médias empresas e com os pequenos produtores agropecuários orientados ao mercado
  • Experiência comprovada de condução de estudos de cadeias de valores e de pesquisas de mercados (anexar uma cópia do estudo de cadeia de valores e uma cópia de plano de negócios desenvolvidos pelo candidato, de preferência formulados em língua inglesa)
  • Capacidade e domínio de técnicas de negociação, principalmente com o sector privado, incluindo habilidades de preparação e gestão de implementação de memorandos de entendimento
  • Domínio das línguas portuguesa e inglesa (falado e escrito) e capacidade comprovada de produzir documentos (relatórios e comunicações científicas) em língua inglesa
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação
  • Curriculum Vitae
2. Candidatura
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Detalhes

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