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Analista de Controles Internos (m/f)

Aldelia

A Aldelia está a recrutar um Analista de Controles Internos (m/f) para Tete, Cabo Delgado e Nampula, em Moçambique.
Funções
  • Responsável por executar actividades que contribuam para um ambiente de controle interno efectivo, através de mapeamento e avaliação de riscos; fluxogramação de processos; procedimentos de controles; informação e comunicação, atendendo aos requisitos da Lei Sarbanes-Oxley e outros órgãos reguladores
  • Responsável também por conduzir iniciativas que suportam correcção de processos associados a falhas de controles de Sox e Audit, interagindo de forma sistémica com as operações, subsidiárias e órgãos de governança do grupo (Conselho Fiscal, Audit, Comités, etc.), identificando fragilidades e a causa raiz dos problemas, desenvolvendo planos de acção e criando/monitorando indicadores de desempenhos que garantam a efectividade dos processos
Actuação em Projectos
  • Responsável por suportar os gestores das directorias de implantação de projectos através de um processo de avaliação de risco que tem como objectivo a prevenção de perdas, a promoção de visão integrada dos impactos (visão end-to-end) e manutenção do ambiente de controles (compliance com legislação, normas e procedimentos)
Analista de Controles Internos
  • Prover comunicação interna no nível executivo (Conselho Fiscal, Directoria Executiva e Directoria de Controladoria) elaborando e apresentando relatórios gerenciais sobre o processo anual de certificação do ambiente de controle, status das iniciativas em andamento (SOx, Indicadores de Desempenho, Painel Executivo, etc.) e principais fragilidades tratadas na causa raiz
  • Representar a área em reuniões externas e internas em fóruns técnicos e executivos
  • Actuar junto as áreas das empresas do grupo nos processos de identificação de riscos, diagnóstico do problema a ser tratado, implementação de controles e indicadores de performance, inclusive no nível de alta gerência
  • Actuar junto a TI e as áreas para garantir os controles sistêmicos/segregação de funções (SoD), definir controles compensatórios e avaliar riscos associados as transacções customizadas
  • Planear as actividades referentes ao processo de certificação do ambiente de controle interno para as empresas do escopo (definição de escopo SOX e Controles Integrados, cálculo de materialidade, planeamento dos testes, comitê de GAPs, Top Issues, etc.)
  • Coordenar as equipes (incluindo terceiros) quando da execução dos testes de controles internos nas localidades onde as empresas do grupo mantiverem suas operações e eventualmente participar da execução dos mesmos
  • Validar junto ao Comitê de GAPs as falhas de controle identificadas ao longo do ciclo de certificação
  • Monitorar a implementação dos planos de acção para correcção das falhas de controle identificadas, auxiliando as áreas responsáveis na implementação
  • Actuar proativamente na identificação de oportunidades de melhorias nos diversos processos e seus respectivos controles
  • Contribuir para a implementação das recomendações relacionadas à melhoria dos processos e controles internos
  • Manter actualizadas as ferramentas de gestão, comunicação e sistemas operacionais sob responsabilidade da área
  • Propor melhorias para o desenvolvimento de metodologia, templates e ferramentas da área
  • Revisar e/ou criar e validar junto às áreas os fluxos referentes aos processos definidos no escopo de Controles Internos/Integrados
  • Estruturar e conduzir fóruns de discussão com especialistas e/ou gerentes dos processos envolvidos para validação das fragilidades, causas raízes e acções de tratamento das mesmas, através de ferramentas de Qualidade
  • Gerir cronograma, identificar riscos e issues dos projectos em andamento e propor soluções para tratamento
  • Monitorar os relatórios da AUDIT e SOX periodicamente para identificar potenciais novas fragilidades para tratamento
  • Definir, implementar e validar KPIs de monitoramento das acções propostas no plano de acção
  • Disseminar cultura de controle para as operações e subsidiárias através de treinamentos e workshops
  • Multiplicar internamente o conhecimento a cerca de inovações, melhorias nos processos, regulamentações/requerimentos, contribuindo para o desenvolvimento da equipa
Requisitos
  • Experiência na área: entre 2 e 4 anos
  • Formação Superior em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Económicas, Engenharia, Informática e outros
  • Conhecimentos Específicos: Pacote Office, MS Project, gestão de projectos, avaliação de riscos, controles internos, auditoria interna ou externa, participação em trabalhos de certificação do ambiente de controles (certificação SOX) e mapeamento de processos
  • Desejável: Inglês Intermediário, Certificação em Projectos, Ferramentas da Qualidade e MS Project
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Envie o CV para: humberto.ricardo@aldelia.com e indique o assunto "Analista de Controles Internos" e a Fonte de candidatura ou candidate-se através da ligação abaixo

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Details

  • Entity Aldelia
  • Location
  • Category
  • Tags
  • Published at 15.01.2019 2019-01-15
  • Expires at 31.01.2019 2019-01-31
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