Notícia
Reino Unido investe $12 milhões para treinamento para emprego em Moçambique
O programa JOBA, uma colaboração entre a Agência Britânica de Desenvolvimento Internacional e o Governo moçambicano, foi lançado na última semana. Através do JOBA, pretende-se incentivar iniciativas para treinamento de jovens carenciados no desenvolvimento de competências, particularmente raparigas.
O JOBA apostará na mobilização e apoio a entidades não –estatais para o treinamento para emprego e auto-emprego, com recursos num valor de $12 milhões até o fim de 2017.
Em representação do Governo moçambicano, Domingas Mosse elogia a iniciativa, considerando-a como um suporte adicional nos planos do Governo para a criação de 1.5 milhões de novos empregos de 2015 a 2019, chamando, por outro lado, a atenção para as dificuldades que o país enfrentará em face da actual situação económica.
Por seu turno, a representante do DFID, Alicia Herbert, o fundo apoiará jovens moçambicanos com carências profissionais que os impede de encontrar emprego e favorecerá o aparecimento de empreendedores.
O JOBA compeenderá os sectores da agro-indústria, silvicultura, manufactura e processamento, minas, logística e transportes.
O desemprego jovem é um dos mais acentuados problemas no país, actualmente fixando-se em 30%, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas.