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Porque é que é importante trabalhar em equipa

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Trabalhar em equipa não é (apenas) trabalhar em grupo.

Num grupo, cada um tem as suas tarefas devidamente definidas e cada um faz o que lhe cabe, sem muitas vezes existir um envolvimento de todos, apoio e cooperação entre as áreas, porque a actuação de cada um pode ocorrer  em paralelo e sem qualquer entrosamento para um objectivo final.

Numa equipa, pressupõe-se que existem objectivos comuns e que todos trabalham no sentido de alcançar esses mesmos objectivos, de forma entrosada e alinhada, existindo permanente troca de know-how, verdadeira partilha, muito apoio e interajuda, e o genuíno envolvimento de todos, garantindo o alinhamento de expectativas do início ao fim de um projecto.

Seremos verdadeiros team-players?

Somos verdadeiros team-players quando somos capazes de envolver os nossos pares, líderes e liderados num mesmo objectivo e que serve as intenções de TODOS!

No contexto organizacional e tendo em conta os seus diferentes departamentos e áreas de negócio, a ambição – e o grande desafio –  é que todos cumpram as suas metas e alcancem os objectivos globais da empresa! Para tal, as pessoas têm de se conhecer muito bem, quer dentro das suas equipas, quer dentro da própria empresa, para que comuniquem de forma clara e eficaz, estabelecendo consensos e plataformas de entendimento comum, onde todos se sentem ganhadores.

Para o sucesso do trabalho em equipa é crucial (e estratégico!) que as empresas sejam capazes de atrair e gerir equipas mistas, com tipos de personalidade e estilos preferenciais de comunicação díspares.

Porquê?

  • Há mais divergência e conflito, o que gera mais momentos de brainstorming;
  • Há diferentes perspectivas para a resolução de um problema;
  • Há contribuições diferentes para a inovação, tendo em conta que cada tipo de perfil irá dar atenção a diferentes variáveis, todas elas com impacto e importância na tomada de decisões!

E Como?

  • Através de uma liderança eficaz da diversidade na sua equipa, estimulando a cooperação entre todos e alinhando os diferentes tipos de comunicação;
  • Através de uma política de recrutamento que identifique verdadeiros team-players;
  • Através de team-players comprometidos e envolvidos com a sua missão.

E assim se atingem resultados fenomenais!

E tu, o que farias de diferente para ser, gerir e gerar um verdadeiro team-player?!