Updated on 22 December 2025
Back
Osfemio Timóteo Chaúque

Summary

Profissional formado em Psicologia, com experiência diversificada em contextos comunitários, institucionais e de saúde pública. Caracteriza-se pela responsabilidade, ética e capacidade de adaptação, desempenhando funções que vão desde a leccionação, atendimento psicossocial, educação comunitária e gestão de casos até coordenação de actividades e equipas em programas sociais e de saúde. Com competências em comunicação, organização, monitoria de dados, facilitação de sessões educativas e articulação. Reconhecido pela capacidade de trabalhar sob pressão, aprender rapidamente e responder de forma eficaz a diferentes desafios operacionais e humanos, contribuindo para o fortalecimento de iniciativas comunitárias e melhoria do bem-estar das populações.

Public Profile url: Osfemio Timóteo Chaúque

Professional Data

Industry

NGOs, Development and Volunteering
Experience: 2 years

Industry

Psychology and Social Services
Experience: 1 year

Education

University, Honors

Education

Centro de Estudos em Psicologia Aplicada

Elementary, Gestão de Stress e Prevenção de Burnout
2025-03-01 - 2025-09-01 - Concluded
Mozambique, Nampula

Curso de Treinamento em Gestão de Stress e Prevenção de Burnout – Centro de Estudos em Psicologia Aplicada (CEPA), online

Universidade Save

Specialisation, Licenciatura em Psicologia
2020-02-01 - 2024-11-01 - Concluded
Mozambique, Inhambane

Licenciatura em Psicologia, com especialização em Intervenção Psicológica na Educação Melhor Estudante do Curso de Psicologia na IV Cerimônia de graduação da Universidade Save, Extensão da Massinga 2º Classificado nas Jornadas Cientificas Estuantis, organizadas pela Universidade Save, Extensão da Massinga (2024). Orador no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação; III Encontro Nacional de Pesquisa em Psicologia & II Simpósio em Desenvolvimento e Educação de Infância, organizado pela Universidade Eduardo Mondlane (2024). 3º Classificado nas Jornadas Cientificas Estudantis Organizadas pela Universidade Save (2022). Psicólogo estagiário na Escola Secundária de Massinga (2023); Psicólogo estagiário na Escola Primária de Matingane 3 (2023); Psicólogo estagiário no Hospital Distrital de Massinga (2022); Práticas Técnico Profissional, no Centro de Apoios à Velhice de Massinga (2021).

Experience

Palestrante – Instituições e Escolas Públicas

Distrito de Mapai

Psychology and Social Services
2025-04-01 - Present
Mozambique, Gaza

• Facilitação de palestras e sessões educativas sobre saúde mental, incluindo gestão de stress, prevenção do burnout, promoção do bem-estar emocional e prevenção ao suicídio. • Condução de actividades de sensibilização sobre HIV/SIDA, autocuidado, adesão ao tratamento e redução do estigma, dirigidas a adolescentes, jovens e comunidades. • Abordagem de temas de protecção social, com destaque para prevenção e resposta à Violência Baseada no Género (VBG), promovendo informação, apoio e encaminhamento seguro. • Realização de sessões de orientação vocacional e profissional para alunos, apoiando processos de escolha consciente, desenvolvimento de competências e preparação para o futuro.

Psicólogo

CENTRO DE SAÚDE DE MAPAI

Psychology and Social Services
2025-01-01 - Present
Mozambique, Gaza

→ Prestação de apoio psicossocial e fortalecimento da adesão ao tratamento do HIV, incluindo seguimento, reactivação e apoio a populações prioritárias (adultos, adolescentes e pediatria): → Rastreio, identificação e intervenção inicial em doenças mentais – depressão, ansiedade, uso de substâncias, risco suicida e outros problemas de saúde mental; Atendimento e intervenção em casos de VBG, assegurando acolhimento, avaliação de risco, suporte psicológico, registo clínico e articulação com serviços legais e sociais; → Participação na coordenação, educação e monitoria das actividades do programa de HIV e abordagem CETA, garantindo a melhoria de qualidade e cumprimento das metas de APSS; → Promoção de actividades educativas e de sensibilização sobre prevenção positiva, saúde mental, autocuidado, adesão ao tratamento e combate ao estigma.

Formador do curso de Informatica

Associação de Agronegócio e Empreendedorismo para Jovens – Massinga (AGROEMJ)

Telecommunications and IT
2024-02-01 - 2024-10-01
Mozambique, Inhambane

Formador do Curso Responsabilidades: → Ministrar aulas teóricas e práticas de informática básica e aplicada, abrangendo sistemas operativos, ferramentas de produtividade e navegação segura; → Desenvolver planos de aula, conteúdos formativos e materiais didácticos adaptados ao nível dos participantes; → Monitorar o progresso dos formandos, aplicando avaliações diagnósticas e finais para medir competências adquiridas; → Prestar apoio individualizado aos participantes com dificuldades de aprendizagem, garantindo inclusão e acompanhamento adequado; → Assegurar o funcionamento dos equipamentos e do laboratório de informática, promovendo boas práticas de uso e manutenção.

Responsável de Serviços Psicossociais

Associação de Progresso e Apoio Comunitário para Transformação e Desenvolvimento. “Coesão Social e Progresso”.

NGOs, Development and Volunteering
2023-12-01 - Present
Mozambique, Gaza

→ Realização de atendimentos psicossociais e psicológicos a crianças em situação de vulnerabilidade, crise, violência baseada no género (VBG); → Identificação, avaliação e acompanhamento de casos que requerem apoio especializado ou intervenção imediata; → Encaminhamento de casos para serviços competentes (saúde, protecção social, justiça, parceiros comunitários), garantindo seguimento adequado; → Elaboração de relatórios psicossociais, laudos e registos técnicos conforme os procedimentos institucionais.

Educador comunitário e assistência em saúde

Associação Kutenga

NGOs, Development and Volunteering
2019-02-01 - 2020-02-01
Mozambique, Gaza

→ Condução de sessões comunitárias sobre direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, igualdade de género e prevenção da VBG; → Mobilização comunitária, envolvendo jovens, mulheres e famílias em actividades de prevenção e diálogo sobre VBG; → Identificação de situações de risco e sobreviventes de VBG, assegurando confidencialidade, triagem e encaminhamento seguro; → Articulação com escolas, autoridades, centros de saúde e organizações parceiras para respostas integradas; → Registo, monitoria e produção de relatórios periódicos das actividades e evolução dos casos