Profissional amplamente qualificado com as capacidades abaixo: • Sólida experiência na área de contabilidade e finanças (mais de 16 anos em Empresas de diversos segmentos de negócios;) • Ampla experiência e excelentes resultados em toda rotina administrativa financeira: fecho de relatórios, faturação, cobranças, controles bancários, gestão de arquivos, classificação de lançamentos e Controle de Custos; • Tenho experiência em liderança e conhecimento executivo em Contabilidade, Finanças e Administração; • Capacidade de liderar, desenvolver e garantir a alta performance da Empresa; • Capacidade de preparar relatórios mensais e conduzir a interação com os Auditores; • Fortes habilidades analíticas, incluindo excelentes habilidades EXCEL (modelos financeiros / fórmulas e tabelas grandes); • Capacidade de criar um ambiente de confiança e credibilidade com os superiores hierárquicos e trabalhadores em geral; • Disponibilidade imediata a nível nacional, com preferência na zona centro do País; • Contabilista certificado pela OCAM – Ordem dos Contabilista e Auditores de Moçambique e em exercício – Cod nº 1673/CC/OCAM/2014; • Carta de Condução categoria pesado; • Conhecimentos sólidos da fiscalidade e lei de trabalho, da informática na óptica do utilizador e de pacotes informáticos de contabilidade Orgopoc, Primavera Profissional (BSS e ERP) Accpac e Serenic.
Auxiliar na preparação da auditoria; Supervisionar as finanças, faturamento e funções, bem como o pessoal do departamento; Controlar todas as transações financeiras e garantir que sejam capturadas com precisão e tempestividade no sistema contábil; Assegurar a submissão atempada de relatórios e informações mensais à função de apoio financeiro do grupo; Implementar e monitorar políticas de controle de crédito e garantir que a dívida seja cobrada ou entregue às agências de cobrança em tempo hábil e o livro de devedores seja gerenciado de maneira eficaz; Implementar, monitorar e controlar estratégias de controle e redução de custos; Desempenhar quaisquer outras funções contabilísticas/financeiras que sejam necessárias; Elaborar os fechos mensais e anuais de contas; Responsável pela monitorização do orçamento e plano de financiamento e ser capaz de estabelecer comunicação com os bancos para ter informação regular sobre os últimos desenvolvimentos; Participa de negociações com instituições bancárias
Providenciar apoio técnico diário na matéria financeira ao coordenador provincial, sobretudo, garantir a operacionalização plena do departamento: • Efectuar os pagamentos atempado de todas solicitações submetidas ao sector de finanças, em função das disponibilidades vs prioridades; • Efectuar revisão de vouchers e dos respectivos documentos de suporte antes do pagamento e aprovação do coordenador provincial, garantindo uma qualidade aceitável destes; • Garantir que os voucher aprovados e pagos, tenham as respectivas Invoices criadas e postadas no sistema contabilístico (Serenic); observando requisitos mínimos para registo da despesa; • Efectuar reconciliações mensais das contas do escritório provincial (fundo de maneio, bancárias e Mpesa. Colaborar com o escritório central, na reconciliação das outras contas de balanço (de adiantamento, de retenção de impostos e outras que for indicado); • Colaborar com Director Financeiro na preparação de relatórios, fornecendo dados pertinentes de nível provincial (3 dias após o ultimo dia do mês) e adequada (com todos os anexos necessários) referente ao MER (Month Expense Report) e envio para escritórios centrais, para verificação e consolidação; • Colaborar com o coordenador provincial na preparação dos Cash request com previsão de despesas do escritório, a ser enviado a Tesouraria central; • Manter informado o Director Financeiro na qualidade de supervisor técnico.
Supervisão das actividades do departamento de contabilidade no geral e especificamente: • Formar, orientar e fiscalizar as actividades dos contabilistas juniores e estagiários na matéria de escrituração e fiscalidade; • Proceder, orientar e fiscalizar as consultorias especializadas domiciliadas (para os casos específicos); • Apuramento e conferência de impostos (INSS, IVA, IRPS e IRPC), e orientação para o devido pagamento • Elaborar os relatórios fiscais de contas; • Colaborar com os auditores (internos e externos) nos processos de auditorias; • Sempre que necessário apoiar o departamento dos recursos humanos nas actividades relacionadas com a criação de fichas individuais e das demais operações.
Gerir de forma eficaz a relação entre a empresa e os clientes ao nível da cidade da Beira no geral e especificamente: • Recepção de documentos contabilísticos análise e emissão de parecer de conformidade dos mesmos; • Escrituração contabilística, reconciliações bancárias e das demais contas de exploração (clientes, devedores, fornecedores e credores); • Apuramento e conferência de impostos (INSS, IVA, IRPS e IRPC), e orientação para o devido pagamento; • Elaboração de relatórios fiscais de contas; • Colaborar com os auditores (internos e externos) nos processos de auditorias; • Efectuar cobranças e outros actos administrativos.
Lidar com todos assuntos relacionado com as contas a pagar no seu todo, e de forma específica: • Recepção de documentos contabilísticos (contas a pagar), conforme os procedimentos de controlo interno da empresa; • Arquivo, classificação e registo no respectivo programa contabilístico; • Execução de pagamentos aos credores e fornecedores conforme os planos financeiros/disponibilidades; • Reconciliação das contas de exploração (fornecedores e credores), ajustamentos cambiais e das demais diferenças.
• Organização e execução de todo o processo de ensino e aprendizagem, desde a planificação, leccionação e avaliação (contínua e periódica).