
Principais tarefas: Como Gestor de Dados e Analista para Avaliações, sou responsável por reforçar a capacidade institucional e em particular da Direcção da Pesquisa na matéria de recolha, processamento e gestão de informações, utilizando ferramentas e procedimentos apropriados. Também presto apoio aos clientes internos com avaliações rápidas e auxílio na elaboração de relatórios/apresentações de resultados para facilitar a tomada de decisão dos gestores do projecto. I – No Desenho de Projectos de Pesquisa (resumo) Aconselhar e fornecer informações técnicas relevantes para o desenho e concepção de projectos/protocolos. Fundamentalmente esta fase inclui a definição de objectos, definição do grupo-alvo e identificação de conjuntos de dados essenciais, cálculo da amostra e definição da metodologia a aplicar inclusive na fase da análise de dados e disseminação de resultados. II – Na Recolha de Dados (resumo) 1. Participar na definição das perguntas de pesquisa. 2. Desenhar questionários (em papel ou usando plataformas online) bem como coordenar as formações aos Assistentes de Pesquisa sobre os procedimentos e manuseamento dos instrumentos a serem utilizados na recolha de dados. 3. Participar em missões de monitoramento para auditar dados e recolher informações adicionais. 4. Coordenar com outras equipes ou escritórios de campo, conforme necessário, e compartilhar as principais informações relevantes e indicadores em tempo hábil III – Na Limpeza de Dados/Garantia de Qualidade de Dados (resumo) 1. Monitorar a entrada de dados recolhidos no campo. 2. Criar sistemas de identificação de desvios para garantir a qualidade de todos os dados, trabalhando em estreita colaboração com os colaboradores no campo. 3. Controlar o desempenho dos Assistentes de Pesquisa. 4. Reportar lacunas e propor metodologias de correcção. VI – Na Análise de Dados e Interpretação de Resultados