Updated on 09 December 2025
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Ivo Bravo Vicente Massaca

Summary

Desde o ano de 2007, no início da sua carreira profissional, adquiriu a experiência de trabalho, tendo-a desenvolvido como Assistente, Gestor e Administrador, na assistência das equipes centrais e na gestão e administração de sedes, em empresas e organizações nacionais e internacionais, no seguimento das atividades ligadas a organização empresarial, desenvolvimento institucional em administração e logística (gestão de frotas de viaturas e da cadeia de suprimentos), de organizações e projetos suportados com fundos da USAID, PEPFAR, Humanitárias e sector Privado. Obteve sucesso ano a ano, nos objetivos para o crescimento de negócios em instituições reconhecidas, notável na construção e manutenção de relações com os principais tomadores de decisão, nos níveis de seniores. É apaixonado pelo que faço e estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de aprendizagem.

Public Profile url: Ivo Bravo Vicente Massaca

Professional Data

Industry

Public Administration and Government
Experience: 20 years

Industry

HR and Consulting
Experience: 15 years

Industry

Transport and Logistics
Experience: 15 years

Education

University, Master

Education

CICV: Comité Internacional da Cruz Vermelha

Basic, Prevenção e Combate a Incêndios
2019-09-01 - 2019-10-01 - Concluded
Mozambique, Sofala

USAID, através da CHEMONICS

Basic, Utilização do Sistema de Gestão de Medicamentos e Artigos Médicos – SIMAM V2
2018-06-01 - 2018-06-01 - Concluded
Mozambique, Manica

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Psicologia Organizacional
2018-02-01 - 2018-08-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Reciclagem e Energias Renováveis
2018-01-01 - 2018-05-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Propaganda & Marketing
2018-01-01 - 2018-03-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Segurança do Trabalho
2018-01-01 - 2018-05-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Comércio Exterior
2018-01-01 - 2018-05-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Petróleo e Gás
2017-11-01 - 2018-03-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Marketing Pessoal
2017-11-01 - 2018-06-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Pesquisa de Mercado
2017-10-01 - 2018-01-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Transporte de Produtos Perigosos
2017-02-01 - 2017-12-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Gestão de Projectos
2017-01-01 - 2017-06-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Educação Ambiental
2017-01-01 - 2017-06-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Chefia e Liderança
2016-07-01 - 2016-12-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Departamento Pessoal
2016-02-01 - 2016-11-01 - Concluded
Brazil

Cursos24horas - ABEAD

Basic, Administração de Empresas
2015-12-01 - 2016-03-01 - Concluded
Brazil

UNEATLANTICO - Universidad Europea Del Atlántico

Master, Auditoria Internacional e Gestão Empresarial
2015-09-01 - 2021-11-01 - Attending
Spain

Àreas de: Gestão Empresarial, Desenvolvimento Directivo e Recursos Humanos

Universidade Pedagógica

Honors, Matemática
2010-02-01 - 2013-02-01 - Concluded
Mozambique, Sofala

Universidade Pedagógica

Bachelor, Matemática
2005-02-01 - 2010-01-01 - Concluded
Mozambique, Sofala

Escola Secundária Samora Machel - Chimoio

Grade 11 to 12, Ensino Secundário Geral - II
2002-02-01 - 2004-11-01 - Concluded
Mozambique, Manica

Escola Secundária Samora Machel - Chimoio

Grade 8 to 10, Ensino Secundário Geral - I
1999-02-01 - 2001-12-01 - Concluded
Mozambique, Manica

Experience

Administrador de Operações

INOVA GROUP MOZAMBIQUE, S.A.

Trade and Retail
2020-05-01 - Present
Mozambique, Sofala

* Administra todas as situações para criar relacionamentos colaborativos entre as empresas do grupo com outras instituições e parceiros, gerenciando equipes e recursos. * Orienta reuniões com gestores, coordenadores, supervisores, oficiais e assistentes de operações, apresentando estratégias para o desenvolvimento das atividades de campo, com vista a elevar a marca INOVA. * Negoceia contratos e parcerias estratégicas com clientes e fornecedores. * Lidera equipes multifuncionais e resolve problemas. * Acompanha as atividades ligadas a representações comerciais (nacionais e estrangeiras), consultoria de apoio aos negócios (tramitação documental e pesquisa de mercados), prestação de serviços em áreas diversificadas de terceirização e outras instruções do Director Geral.

Gestor de Viaturas

CICV – Comité Internacional da Cruz Vermelha

NGOs, Development and Volunteering
2018-10-01 - 2020-05-01
Mozambique, Sofala

* Geriu uma frota de mais de 50 viaturas, garantiu o seu funcionamento eficiente e a manutenção preventiva. * Desenvolveu políticas e criou procedimentos para o controle de gastos e otimização da utilização dos veículos. * Negociou e contratou serviços de manutenção, seguro e abastecimento em combustíveis, lubrificantes e acessórios, tendo melhorado para a redução de custos em cerca de 30%. * Coordenou equipe de motoristas, assegurou a pontualidade e segurança nas entregas e viagens. * Geriu diversas responsabilidades relacionadas com as viaturas e outros meios circulantes da organização na documentação, utilização, manutenção, reparação e atribuição aos respetivos condutores, tendo contribuído significativamente para a sua segurança. * Organizou e assegurou que os processos de recrutamento, selecção e treinamentos dos condutores, fossem seguidos em conformidade com os regulamentos de segurança e as directrizes técnicas do CICV. * Criou uma boa estratégia de gestão dos sistemas de controlo: para a monitoria e avaliação de movimentos, denominado (HumaNav, da Novacom Services) e para a descrição e avaliação das atividades de manutenção, reparação, abastecimentos em combustíveis, outros consumíveis e acessórios, denominado (FleetWave), nas viaturas da organização e de sua responsabilidade, bem como equipamentos de geradores eléctricos, baseando-se em informações descritas por Factura (para avaliação de fornecedores e custos), Job Card (para a descrição das atividades de manutenção e reparação) e Logbook (para a colecta de informações da viatura, dentre elas as datas e quilometragem, de todas as atividades). * Orientou os condutores na verificação, composição e monitorização da existência do equipamento necessário, para o seguimento das viagens para o campo (malas para a viagem em segurança - FieldKit, ferramentas e acessórios indispensáveis), nas viaturas da organização e de sua responsabilidade.

Administrador

SBOF AFRICA LIMITADA

Trade and Retail
2018-07-01 - 2018-11-01
Mozambique, Sofala

• Prepara os processos para a formação da empresa: Reserva de Nome, Escrituração, Registos nas Entidades Legais, Certificações e Licenciamentos nas actividades do Comércio com Importação e Exportação de Produtos Químicos (Fertilizantes – NPK e Ureia, Insecticidas, Pesticidas, Herbicidas, Micronutrientes e outros aplicados para a agricultura), Cereais, Sementes e outros produtos alimentares, bem como a exposição da marca no mercado.

Gestor de Escritório

Jhpiego

NGOs, Development and Volunteering
2017-08-01 - 2018-07-01
Mozambique, Manica

* Geriu o funcionamento do escritório, garantiu a eficiência operacional e cumprimento de prazos. * Coordenou com a sede nos assuntos ligados a Administração (materiais, meios, equipamentos, mobiliários e manutenção), Recursos Humanos (gestão do arquivo do pessoal local) e Finanças (elaboração de planos mensais, requisição de fundos de maneio e fecho de contas). * Implementou processos de melhoria contínua e optimização dos fluxos de trabalho. * Negociou e geriu contratos com fornecedores, visando redução de custos e qualidade dos serviços. * Geriu o pessoal, equipamentos e meios, bem como liderou processos de procura para a aquisição de bens e de serviços de suporte (Procurement), a nível local. * Segurou que todo o processo de verificação das normas estabelecidas pela organização (Johns Hopkins University) e doadores (USAID e PEPFAR), fossem seguidos com rigorosidade e em conformidade, na implementação dos projetos do AIDSfree e DOD.

Gestor de Administração e Recursos Humanos

Afrisian Mozambique Lda

Trade and Retail
2013-10-01 - 2015-09-01
Mozambique, Sofala

* Geriu diversas responsabilidades, incluindo plano estratégico, organização da documentação da empresa nos expedientes de registos, licenciamentos, certificações, concursos e publicidades. * Geriu eficientemente as equipes de trabalho com foco na excelência e no alcance de metas definidas. * Abriu sucursais, para a compra de produtos agrícolas, identificação de outros locais para abertura de mais sucursais, preparação das equipes, distribuição de tarefas, instrumentos e equipamentos de trabalho. * Implementou políticas e práticas de gestão de recursos humanos alinhadas com os objectivos da instituição. * Foi responsável pela contratação, treinamentos e desenvolvimento de colaboradores de diferentes níveis hierárquicos. * Administrou os processos de recrutamento, selecção, integração de novos trabalhadores (nacionais e estrangeiros), cargos, salários, benefícios e avaliação de desempenho, bem como atualizar os antigos, na divulgação de políticas, procedimentos, normas, regulamentos e a Lei Laboral moçambicana. * Efectuou o controlo das assiduidades e seus efeitos (folhas mensais de pagamentos, salário e remunerações do INSS), seguros, taxas e impostos de obrigatoriedade.

Assistente administrativo e de Vendas

MAEVA GROUP (Sabimo; Southern Refineries; Maeva Agro; Azania)

Trade and Retail
2007-09-01 - 2013-09-01
Mozambique, Sofala

* Realizou atividades de suporte administrativo, incluindo organização de documentos e arquivamento. * Colaborou na elaboração de relatórios e planilhas, utilizando programas como Excel e Word. * Auxiliou no atendimento ao cliente, solucionando dúvidas e fornecendo informações relevantes. * Participou ativamente em reuniões de equipes, contribuindo com ideias e sugestões para melhorias. * Assistiu a gerência da Sucursal da Beira, na publicidade, venda e distribuição de produtos produzidos e comercializados pela empresa, aos potenciais clientes e público do mercado alvo.