Updated on 26 January 2026
Back
Renio Pedro Navilihana Mole

Summary

Sou profissional com formação em Sociologia e Mestrado em Desenvolvimento Rural, com experiência consolidada em gestão de projetos sociais, engajamento comunitário e desenvolvimento de capacidades locais. Tenho experiência em várias províncias de Moçambique e forte capacidade de integração em equipas multidisciplinares e parcerias com instituições governamentais, ONGs e comunidade.

Public Profile url: Renio Pedro Navilihana Mole

Professional Data

Industry

NGOs, Development and Volunteering
Experience: 5 years

Industry

Energy and Natural Resources (Oil, Gas, Mining, Renewables)
Experience: 1 year

Education

University, Master

Education

OCHA, GENCAP e OUNU-WEMEN

Basic, Igualidade de Genero na programação Humanitaria
2024-09-01 - 2024-09-01 - Concluded
Mozambique, Cabo Delgado

Universidade Eduardo Mondlane

Master, Desenvolvimento Rural
2021-02-01 - 2023-06-01 - Concluded
Mozambique, Maputo

Formação focada na análise e promoção do desenvolvimento rural sustentável, com ênfase em políticas públicas, meios de vida rurais, gestão de recursos naturais, participação comunitária e redução da pobreza em contextos rurais. Bolseiro de mérito académico. Título da dissertação: Educação Ambiental e Acções Antecipatórias na Redução de Riscos de Desastres no Distrito de Mocuba.

Universidade Rovuma de Nampula

Specialisation, Metodologia de Ensino
2019-07-01 - 2019-08-01 - Concluded
Mozambique, Nampula

Curso para aperfeiçoamento de metodologias de Ensino.

Universidade Pedagógica de Mocambique

Bachelor, Sociologia e Desenvolvimento Rural
2015-02-01 - 2019-06-01 - Concluded
Mozambique, Nampula

Para começar importa referir que e um curso muito interessante sem querer menosprezar outras áreas de saber. O curso douto- me de capacidades de analise de fenómenos de qualquer área do saber, compreende através da licenciatura que posso refletir sobre as organizações, meio ambiente, sociedade, economia, politica e cultura em qualquer lugar do mundo. Todas as cadeiras que estudei tenho as por importante porque ela ajudam a execução de analises de fenómenos sociais. e entre outros. Na cadeira de sociologia das Organizações nota-se que o clima e cultura organizacional é importante para a subsistência das mesmas; esta reflexão não deixa de lado a questão de competências de formação e experiencias adquiridas assim, como a satisfação do pessoal da organização. Nesta cadeira nasce o desejo de contribuir na área de desenvolvimento do pessoal como Recursos Humanos necessários e importante para o desenvolvimento de outras pessoas. Durante o meu curso tive um estagio curricular e dois voluntários com maior foco na analise de clima e cultura organizacional que Culminou com o meu primeiro emprego na Novos Horizontes. Defende o meu grau de licenciatura com sucesso na área de Sociologia das Organizações, falando de Absentismo e conflito social tema que surge no âmbito do estagio na Novos Horizontes na área de recursos humanos. Este e o resumo do curso que fiz o resto posso falar numa possível entrevista.

Experience

Analista de Responsabilidade Social

Highland African Mine Company (HAMC)

Energy and Natural Resources (Oil, Gas, Mining, Renewables)
2025-09-01 - 2026-01-01
Mozambique, Zambézia

Analisar o impacto social das actividades e projectos da organização nas comunidades locais. Desenvolver e implementar planos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) alinhados às prioridades comunitárias e às políticas institucionais. Realizar diagnósticos comunitários e estudos de base para identificação de necessidades sociais. Monitorar e avaliar programas sociais, garantindo o cumprimento de indicadores e metas definidas. Elaborar relatórios técnicos e narrativos sobre resultados, impactos e lições aprendidas. Facilitar o engajamento e diálogo com comunidades, líderes locais, autoridades e parceiros. Apoiar a integração de princípios de sustentabilidade social e ambiental nas operações da organização. Assegurar a conformidade das actividades com normas sociais, éticas e de salvaguardas. Apoiar iniciativas de inclusão social, igualdade de género e proteção de grupos vulneráveis. Coordenar acções de capacitação comunitária e fortalecimento de capacidades locais. Contribuir para a resolução de conflitos comunitários relacionados às actividades da organização. Participar na planificação estratégica e desenho de projectos sociais. Recolher, analisar e sistematizar dados sociais para apoiar a tomada de decisão. Trabalhar em estreita colaboração com equipas técnicas internas e parceiros externos.

Oficial de Gênero e Proteção

United Nations Volonteers (UNV)

NGOs, Development and Volunteering
2024-07-01 - Present
Mozambique, Cabo Delgado

Oficial de projecto ADA

World Vision Mozambique - Nampula

NGOs, Development and Volunteering
2023-07-01 - 2024-07-01
Mozambique, Nampula

Baseado em Nampula, contribuindo na planificação de actividades mensais para 9 distritos nomeadamente: Cidade de Nampula, Angoche, Nacala Porto, Monapo, Meconta, Erato, Ribàué, Moma e Malema. Treinar membros do governo e membros da comunidade em matéria de resposta a emergências e inclusão de género. Supervisão directa de cerca de 9 pontos focais distritais de Saúde garantindo a implementação de actividades transferência monetária, distribuição de material de protecção para cólera, doenças negligenciadas, assim como, actividades de Mudança Social de Comportamento e a protecção e bem estar das Crianças Vulneráveis. Identificar, cadastrar e treinar beneficiários em matéria de práticas sustentáveis como realização de pequenos negócios e poupanças rotativas.

Oficial de Projecto de Reducao de Riscos de Desastres.

World Vision Moçambique

NGOs, Development and Volunteering
2023-01-01 - 2023-06-01
Mozambique, Nampula

Baseado em Cuamba, responsável por planificar actividades mensais e semanais para 9 distritos nomeadamente: Cuamba, Lago, Lichinga, Mandimba, Marrupa, Majune, Metarica, Ngauma e Mecanhelas. Supervisionando directamente cerca de 5 colegas. Garantindo actividades de treinamentos de comités locais de gestão de riscos de desastres, distribuição de kits de prontidão e monitorização das actividades de resposta à emergências. Era responsável por manter relacionamentos duradouros com os membros do governo (SDSMAS, SDPI e a liderança local). Garantir o envolvimento mulheres e jovens no processo de selecção de beneficiários de protecção social. Apoiar a equipa de MEAL na monitoria de actividades, recolha de dados, estabelecimento de mecanismos de retorno da comunidade (caixas de reclamações). Implementação de abordagem de genro garantindo que 50% da população fosse composta por mulheres, PCD, jovens e outros grupos socialmente marginalizados.

Oficial de Pesquisa sobre acções antecipatorias.

UEM - Financiado pela USAID

NGOs, Development and Volunteering
2022-01-01 - 2023-01-01
Mozambique, Zambézia

1. Recrutar e formar a equipe de coleta de dados quantitativo e qualitativo; 2. Recolher dados através de tables com o aplicativo koobcollect; 3. Assistir os colegas no processo de coleta de dados; 4. Realizar entrevistas com informantes chaves; 5. Produzir relatórios de trabalho; 6. Produzir relatório de pesquisas. 7. Em colaboração com o Coordenador de MEAL gerir e distribuir a equipe de coleta de inquiridores quando necessário; 8. Representar o projecto diante de membros do governo da provincia e distrito; 9. Liderar o desenvolvimento e implementação do plano de Monitoria e Avaliação, com participação dos colaboradores da Cruz Vermelha de Moçambique; 10. Assegurar o desenvolvimento de ferramentas de colecta de dados e capacitação do pessoal e parceiros de implementação no seu uso; 11. Assegurar a entrada rotineira de dados nas bases de dados do projecto (base de dados de Excel e web); 12. Conduzir avaliação rotineira da qualidade de dados do projecto (4A); 13. Consolidar regularmente os dados da matriz de monitoria de forma fiável e informar o projecto sobre o progresso em relação aos indicadores; 14. Apoiar os Gestores dos Projectos na elaboração dos relatórios de progresso os Parceiros e Doadores; 16. Apoiar no desenho dos Termos de Referência para as avaliações dos projectos; 17. Desenvolver e assegurar a implementação da agenda de aprendizagem aos consórcios da USAID. 18. Baseado em Mocuba, era responsável pela implementação das actividades de registo e cadastro de beneficiários, monitoria pós-distribuição de transferência monetária e bens domésticos e apoiar a equipa de MEAL no registo de histórias de sucesso, recolha de dados, gestão e análise de dados. 19. Responsável em manter relacionamentos com o SDPI, SDAE outras sinergias necessárias.

Pesquisador do projecto de Contrabalanco para Planificação e Gestão das Áreas de Conservação.

Biofund Mocambique

NGOs, Development and Volunteering
2021-11-01 - 2022-03-01
Mozambique, Maputo

1. Participar do treinamento sobre as ferramentas de recolha de dados; 2. Administrar o termo de consentimento de participação na pesquisa; 3. Fazer a recolha de dados nos agregados familiares com recurso ao Koobcollect; 4. Avaliar a informação recolhida e submeter ao servidor.

Oficial de Meios de Vida

BIOFUND - Fundação para a Conservação da Biodiversidade

NGOs, Development and Volunteering
2021-09-01 - 2021-12-01
Mozambique, Maputo

Baseado em Matutuine, Maputo Província, era responsável por planificar actividades que visavam aliviar a pressão dos recursos naturais na Reserva Florestal de Licuati, treinamento de comités de gestão de recursos naturais, treinamento sobre meios de Subsistência, agricultura de conservação e nutrição. Manter relacionamentos duradoura com membros do governo local e líderes comunitários. Liderava uma equipa composta por 3 colegas.

Oficial de Engajamento comunitario

Novos Horizontes Nampula-Rapale

NGOs, Development and Volunteering
2018-02-01 - 2020-03-01
Mozambique, Nampula

Baseado em Rapale, garantir que os planos de negócio entre a empresa os beneficiários da comunidade alcancem o sucesso projectado. Identificar, selecionar e treinar pequenos produtores de frangos em gestão de negócios e de empresas. Colectar dados dos indicadores do projecto que espelham o crescimento ou não dos beneficiários do programa de desenvolvimento e sustentabilidade das comunidades. Garantir o envolvimento de mulheres, jovens no processo de selecção para ser beneficiário do programa. Reportar a empresa de situações que podiam prejudicar o programa e propor soluções para minimizar os efeitos das situações de risco para o programa.