
Atualmente atuo como Oficial de Monitoria e Avaliação no Centro pela Saúde Global (C-Saúde), contribuindo para iniciativas de saúde pública com foco em dados e sistemas como OpenMrs, DHIS2 e Power BI. Sou graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Moçambique, e minha experiência inclui cargos anteriores na FRIENDS IN GLOBAL HEALTH, LLC, onde também trabalhei na área de monitoria e avaliação. Minha atuação está centrada na análise de dados, implementação de sistemas e apoio à tomada de decisões estratégicas em equipes multidisciplinares.
Gerir actividades de recolha, agregação, análise, retroinformação e avaliação rotineira da qualidade de dados relacionados à monitoria e avaliação (M&A) das atividades do programa Avante Zambézia, ao nível distrital, conforme requisitos requeridos pelos doadores e Ministério da Saúde; - Fornecer, de forma colaborativa, apoio técnico e suporte às equipas clínicas e comunitárias da FGH para assegurar que instrumentos de M&A, incluindo indicadores, sistemas de recolha, planos de análise e relatórios, avaliações de qualidade de dados (DQA), sejam implementados ao nível distrital; - Identificar e colaborar na planificação dos meios necessários ao funcionamento das actividades de M e A ao nível distrital; - Colaborar com a equipa de Sistemas de Informação da Saúde (SIS) e as equipas clínicas e ligação comunitária para implementar planos integrados e sistemas informáticos de apoio à monitoria e avaliação; - Elaborar os Termos de Referência para deslocamento da equipa de Gestores de Dados nos distritos segundo actividades planificadas; - Supervisionar directamente os Gestores de Dados e monitorar seu desempenho; - Apoiar os planos de trabalhos conjuntos de M&A com a DDS sob orientação da Direcção da FGH;
Trabalho no departamento de M&A como Gestor de Dados, no distrito da Maganja da Costa, onde desenvolvo várias atividades como: - Introduzir no sistema eletrónico de seguimento de pacientes (OpenMRS) informações essenciais para a monitoria dos serviços de cuidado e tratamento para pacientes vivendo com HIV. - Deslocações semanais para as Unidades Sanitárias periféricas para a introdução da informação dos pacientes no OpenMRS. - Ponto focal de M&A na ausência do Oficial de M&A. - Responsável pela emissão das Listas Semanais de Visitas e Buscas. - Responsável pela recolha de indicadores mensais de ATS e ATIP a nível do Distrito e a sua introdução no sistema de informação direcionado a avaliar a monitoria de agregação dos dados, o DHIS-2 e domínio sólido do mesmo. - Domínio sólido da plataforma de tutorias clínicas REDcap. - Elaboração de Relatórios a partir do OpenMRS. - Presença em encontros periódicos de Análise de Dados na ausência do Oficial de M&A.
Trabalhei como Técnico de informática na GASEPEC, Gás & Petróleo – Maputo, onde desenvolvi atividades como: - Efectuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais e sistemas operativos e utilitários. - Proceder à instalação, configuração e parametrização de aplicações. - Desenvolver e implementar sistemas de Intranet e Internet, com recurso ao hipertexto