Profissional com experiência nas áreas de gestão ambiental, conservação da biodiversidade, pesquisa aplicada e análise de dados ambientais. Iniciou a carreira em 2019 na Indústria Florestal de Manica, com atuação em todo o ciclo de produção e em atividades de planeamento, monitoria e avaliação. Possui experiência sólida em coleta, validação e pré-processamento de dados quantitativos e qualitativos, adquirida em projetos nacionais como o Censo Nacional de Mineradores Artesanais e o Inquérito Agrário Integrado. Participou no estudo de monitoria do desmatamento realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), por meio da Unidade de Monitoria, Relatório e Verificação (MRV), fortalecendo competências em monitoria ambiental e análise de dados espaciais. Atuou no Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (Biofund), no Parque Nacional de Chimanimani, apoiando ações de conservação da biodiversidade, manejo comunitário, educação ambiental e comunicação institucional. Atualmente, desenvolve atividades de investigação ambiental e projetos de pesquisa, incluindo estudos sobre os impactos das mudanças climáticas na disponibilidade hídrica nas bacias do Buzi e Pungue, com enfoque em adaptação climática e gestão de recursos naturais.
Iniciei a minha jornada em 2017, com isto, um novo mundo se abrio para mim, o mundo profissional, fiz muitos amigos e aprendi a aprender. Como caloira tive muitos medos, como me arepender de ter escolhido o curso, não estár ápta a caminhar naquele nível intenso de aprendizado. Graças a Deus eu não estive sozinha, tive professores e colegas incríveis que me ajudaram a trilhar o caminho do nível superior. No terceiro ano tive a oportunidade de ver de perto como funciona uma das áreas da Engenharia floresstal, que é a plantação florestal, estar lá fez me ver o lado posetivo e nem negativo da actividade mas contudo foi um experiência muito boa. No ano seguinte a covid19 se fez sentir no seio académico e tivemos que nos adaptar ao novo cenário e conclui todas disciplinas que faltavam. No ano seguinte tive que enfrentar a dificuldade de elaborar a minha monografia, isto devido a falta de matéria-prima na empresa escolhida por mim para recolha dos dados, no final de tudo consegui concluir o curso com um bom desempenho e hoje estou aqui, pedinda esta oportunidade para conhecer o mundo da conservação e biodiversidade. Espero que esta seja apenas o início da nossa jornada. Cordialmente Luísa Pedro Pinho
Condução da monitoria participativa do desmatamento a nível da província de Nampula.
Em 2025 ingresso no projecto Fortalecimento da capacidade de gestão de desastres e adaptação aos impactos das alterações climáticas” implementada pela Faculdade de Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais, Universidade Zambeze, como pesquisadora, desenvolvendo o estudo da avaliacao do impacto das mundacas climaticas na disponibilidade hidrica das bacias hidrograficas do Pungue e Buzi.
Coordenação, promoção, monitoramento e realização de pesquisas sobre qualidade ambiental para o desenvolvimento sustentável das comunidades e dos recursos naturais.
Planeamento, coordenação, monitoria e avaliação de atividades de conservação ambiental, com apoio à gestão de desempenho de equipes e implementação de ações de educação ambiental.
Desempenhei esse trabalho como agente de estado por cerca de 2 meses.